Mundial: Stoner vence o GP da França de MotoGP. Márquez e Viñales também ganham em suas categorias

1
140

Fotos: motogp.com

Casey Stoner confirmou o seu favoritismo e venceu, na manhã deste domingo (15), o GP da França, a quarta etapa do Mundial de MotoGP.

Com mais esta vitória na temporada — ele também venceu em Losail —, o australiano da equipe Repsol Honda pulou para a segunda posição na classificação geral, 12 pontos atrás do ainda líder Jorge Lorenzo (Yamaha Racing), que terminou a prova na quarta posição.

Dani Pedrosa (Repsol Honda) fez mais uma largada fantástica e pulou para a ponta já na primeira curva, entretanto, já na segunda volta, Stoner recuperou a liderança e não saiu mais de lá até a bandeirada. Na segunda metade da corrida, Pedrosa — que vale lembrar ainda não está 100% recuperado de uma cirurgia na ombro esquerdo — passou a disputar a segunda posição com Simoncelli.

Simoncelli tenta passar Pedrosa por fora na tomada da curva....
...mas não deixa espaço para Pedrosa, que toca a moto 58 com a roda dianteira e vai para o chão

Com várias trocas de posições, o duelo estava bonito entre a Repsol e a Gresini até que, na volta 17, Simoncelli não conteve seu arrojo e, em uma manobra polêmica, tocou na moto Dani, que foi ao chão. Conclusão: O cabeludo Simoncelli terminou a corrida em quinto por ter sido obrigado a cumprir um drive-through pela manobra ilegal e Pedrosa terminou a corrida no hospital porque fraturou a clavícula direita na queda.

Mostrando todo o talento que o tornou multicampeão, Valentino Rossi — ainda que beneficiado com a queda de Pedrosa e a punição a Simoncelli — conseguiu o seu primeiro pódio com a equipe Ducati ao conquistar a terceira posição.

O duelo com Andrea Dovizioso pelo segundo lugar foi bonito, mas nem o excepcional talento de Rossi foi capaz de lutar contra a nítida superioridade da moto japonesa ao final da prova. Também foi o melhor resultado de Dovizioso no ano.

Com um sexto lugar, Ben Spies (Yamaha Racing) igualou seu melhor resultado de 2011. Nicky Hayden (Ducati) foi o sétimo, à frente de Hiroshi Aoyama (San Carlo Honda Gresini), que teve uma corrida solitária em oitavo.

Classificação: Moto GP – GP da França

Casey STONER

AUS

Repsol Honda

Honda

44'03.955

Andrea DOVIZIOSO

ITA

Repsol Honda

Honda

+14.214

Valentino ROSSI

ITA

Ducati Team

Ducati

+14.564

Jorge LORENZO

ESP

Yamaha Racing

Yamaha

+21.075

Marco SIMONCELLI

ITA

Honda Gresini

Honda

+31.245

Ben SPIES

EUA

Yamaha Racing

Yamaha

+31.609

Nicky HAYDEN

EUA

Ducati Team

Ducati

+35.566

Hiroshi AOYAMA

JAP

Honda Gresini

Honda

+51.502

Hector BARBERA

ESP

Aspar Team

Ducati

+1'03.731

10º

Karel ABRAHAM

TCH

Cardion AB

Ducati

+1'03.885

11º

Toni ELIAS

ESP

LCR Honda

Honda

+1'04.068

12º

Alvaro BAUTISTA

ESP

Rizla Suzuki

Suzuki

+1'04.192

13º

Colin EDWARDS

EUA

Yamaha Tech 3

Yamaha

2 voltas

Não Completaram

 

Loris CAPIROSSI

ITA

Pramac Racing

Ducati

7 voltas

 

Dani PEDROSA

ESP

Repsol Honda

Honda

11 voltas

 

Cal CRUTCHLOW

ING

Yamaha Tech 3

Yamaha

22 voltas

 

Randy DE PUNIET

FRA

Pramac Racing

Ducati

27 voltas

Classificação Geral no Campeonato – MotoGP

Moto2: O espanhol Marc Márquez deixou para trás à maré de azar que o acompanhou nas três primeiras etapas do Mundial e, finalmente, venceu a sua primeira prova na Moto2, somando seus primeiros 25 pontos no ano.

Agora, além de ser o piloto mais jovem a vencer na Moto2 (18 anos), o atual campeão da categoria 125cc ocupa a nona posição na classificação geral.

Largando em sexto, Márquez caiu para a décima posição ainda primeira volta, mas com um ritmo mais forte e constante que o dos rivais, chegou à metade da prova já na liderança. Yuki Takahashi e Stefan Bradl completaram o pódio.

Resultado final GP da França – Moto2

Classificação Geral no Campeonato – Moto2

Na 125cc, Maverick Viñales conseguiu uma espetacular vitória ao superar o até então imbatível Nico Terol e conseguir a sua primeira vitória no Mundial de Motovelocidade logo na sua quarta corrida na categoria.

O jovem espanhol foi o único que conseguiu acompanhar o ritmo do líder Terol durante toda a prova e, na última volta, acabou superando o líder do campeonato por apenas 48 mílesimos de segundo. Efrén Vázquez completou o trio espanhol no pódio da 125cc.

Resultado final GP da França – 125cc

Classificação Geral no Campeonato – 125cc

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


9 × = quarenta cinco