Motos no nordeste equivalem a máquinas de lavar

5
199
Motos no estado do Norte Nordeste

Segundo pesquisa uma em cada quatro residências uma possui motos no nordeste, o veículo se tornou o mais comum e popular entre os cidadãos.

Motos no estado do Norte Nordeste
Número de motos nos domicílios é maior que máquinas de lavar.

Foto: Leo Caldas/Folhapress

Motos no nordeste equivalem a máquinas de lavar

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2012, há mais casas no nordeste com motos do que carros. A popularidade das motocicletas é tão grande que pode ser comparada com outro bem comum nos domicílios brasileiros, a máquina de lavar. O estudo revelou que há tantas motocicleta nas casas das famílias nordestinas do que uma máquina de lavar roupa.

Esse fenômeno se da pela atual baixa taxa de desemprego, políticas de transferências de renda, boa oferta de crédito e é claro a má qualidade do transporte público é uma das razões para o aumento do número de motos na região. A decisão é um tanto quanto lógica, no Ceará por exemplo onde está concentrada a maior frota de motos no Norte e Nordeste o cidadão utiliza em média duas conduções diárias para ir ao trabalho, o que resulta num gasto de 100 reais ao mês.

Presidente do Movimento Brasileiro de Motociclistas, Luiz Artur Cané, enfatiza o papel da moto no estado “As políticas de inclusão por meio do consumo, em especial numa região de transporte público inexistente ou de baixa qualidade, facilitou o aumento do número de motos”

Houve o aumento de 12% nos estado norte e nordeste entre o período de Julho de 2012 e Julho de 2013, segundos dados fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Detran.

Outro ponto que também não pode ser ignorado, que é uma realidade não apenas no nordeste mas também em todo o Brasil, são os acidentes causados por motocicletas. Dados de 2011 da Datasus, mostram que houveram  4.041 acidentes envolvendo motos no Nordeste do Brasil, 7 por 1000 habitantes. Em relação ao ano 2000 teve o aumento de 398% no mesmo período, só a região Nordeste foi responsável por 130%, foram 6 mil mortes por 100 mil habitantes, enquanto a região Sudeste foram 4 mil por 100 mil habitantes.

5 COMENTÁRIOS

  1. Não amigos, aki não existe fiscalização porque existe um negócio chamado política que não deixa fiscalizar pois se isso acontecer os políticos acham que vão perder votos. Sou AG de trânsito numa cidadezinha de 30 mil habitantes no piaui e já estou a quase 3 anos na profissão e nunca apliquei uma única multa por qualquer infração, continuamos no tal educativo pedindo um e outro para estacionar corretamente, tirar o veículo do meio da rua, usar capacete e ETCs, ou seja estamos enxugando gelo pois todo mundo sabe que nesse país as coisas não funcionam como deveriam devido aos nossos políticos.

    • Valdi, como profissional, vc enfrenta um grande desafio, educador quem não quer se educar… Por isso, temos que seguir dando bons exemplos! Eu não paro em local proibido, nem em vagas que não são minhas, evito beber se estou pilotando, documentos sempre em dia, capacete sempre e por aí vai! Ainda assim, podemos ser vítimas de outros que não cumprem as regras… Na região nordeste, o mais preocupante é a falta de uso de equipamentos de segurança e alguns abusos… Mas, vamos acreditar que com nossos bons exemplos, outros se conscientizem!
      Abraços!

  2. 1° No nordeste se anda mais de moto porque não chove muito.
    2° O povo em geral é mais pobre e não tem dinheiro pra comprar um carro.
    3° Aqui no Sudeste o povo em geral alem de ter mais dinheiro que no nordeste também é mais enjoado, mais cricri tanto a mulherada como os homens quer saber de andar encapadim dentro do carro com medo de vento,chuva,puera,sujeira e entre mais alguns fatores .
    4° No Nordeste guarda(POLICIA) não enche o saco com nada, resultado disso moto sem placa,sem documento,motoqueiro sem carteira,motoqueiro sem capacete resumindo a historia tem razão o Nordeste ser campeão de venda de motos em todo país lá vende e não emplaca por isso nas estatísticas perde pra quase todo Brasil .
    5° Os cara não aprende a dirigi na auto escola(APESAR QUE AS AUTO ESCOLA DE TODO BRASIL SER UM LIXO) e não usa capacete resultado disso os cara morre mesmo morre e bate porque não tem capacete e não sabe dirigir…

    CORRIGINDO MEU COMENTÁRIO

  3. 1° No nordeste se nada mais de moto porque não chove muito
    2° O povo em geral é mais pobre e não tem dinheiro pra comprar um carro
    3° Aqui no Sudeste o povo em geral alem de ter mais dinheiro que no nordeste também é mais enjoado mais cri qui tanto a mulherada com os homens quer saber de andar encapadim dentro do carro com medo de vento,chuva,puera,sujeira e entre mais alguns fatores .
    4° No Nordeste guarda não enche o saco com nada resultado disso moto sem placa,sem documento,motoqueiro sem carteira,motoqueiro sem capacete resumindo a historia, tem razão de o Nordeste ser campeão de venda de moto em todo país lá vende e não emplaca por isso nas estatísticas perde pra quase todo Brasil e
    5° Os cara não aprende a dirigi na auto escola(APESAR QUE AS AUTO ESCOLA DE TODO BRASIL SER UM LIXO) e não usa capacete resultado ai os cara morre mesmo morre e bate.

    • Fato mesmo tudo que vc disse, e pela foto vc ja ve como é usada moto la, fiscalização zero, la tem td isso de moto por q la ela é considerada como bicicleta nao como moto de fato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


+ 2 = oito