MotoGP divulga novas regras para 2013 e 2014

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MotoGP 2013

Gosta de MotoGP? Fique ligado, pois ocorrerão algumas mudanças no Mundial de Motovelocidade, e o Best Riders já lista as novas regras para você! Após uma sequência de reuniões realizadas nas semana passada, a Comissão de Grandes Prêmios divulgou nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, um “pacote” de novas regras para o MotoGP nas temporadas de 2013 e 2014.

Além disso, a Comissão de Grandes Prêmios do MotoGP elaborou algumas normas que têm como principal objetivo diminuir ainda mais o custo do esporte de duas rodas.

MotoGP
Fotos: Divulgação

A Comissão de GP do MotoGP é formada por Carmelo Ezpeleta (Dorna, Presidente), Ignacio Verneda (Diretor Executivo da FIM, Esporte), Herve Poncharal (IRTA) e Takanao Tsubouchi (MSMA), e as decisões que você conhecerá a seguir foram tomadas na presença de Javier Alonso (Dorna), Mike Trimby (IRTA, Secretário da reunião), Paul Duparc (FIM) e Mike Webb (Diretor de Corrida).

Para começar, a Direção de Corrida agora tem um sistema de pontos de penalização à sua disposição, que pode ser usado para punir os pilotos que estão continuamente sendo advertidos por comportamento de risco durante as corridas do MotoGP. Os pontos se acumulam ao longo da temporada, e têm limites com consequências cada vez maiores.

MotoGP 2013

Veja a lista completa das novas regras para o MotoGP divulgada pela Comissão de Grandes Prêmios:

Regulamentos Esportivos e Disciplinares

Efeito Imediato:
Foi reconhecida a necessidade de abordar o problema dos pilotos que estão constantemente sendo advertidos, ou penalizados, por colocarem em perigo outros pilotos, ou por cometerem outras ofensas sérias, como ataques a comissários, ou outros oficiais. Para resolver este problema foi aprovado novo sistema de Pontos de Penalização. A Direção de Corrida pode penalizar um piloto com determinado número de Pontos de Penalização de um a dez. Esta penalização pode ser aplicada no lugar de, ou em adição a outra penalização. Os pontos “são somados” ao longo da temporada e quando se atingem determinados totais, são aplicadas as seguintes penalizações de forma automática:

– Quatro Pontos – Larga na próxima corrida do final do grid.
– Sete Pontos – Larga na próxima corrida do pit lane.
– Dez Pontos – Desclassificação do evento seguinte.

Uma vez aplicada a penalização prevista para os dez pontos o total volta a zero. Os pontos não se acumulam para a temporada seguinte.

MotoGP

Várias alterações ao procedimento de largada foram aprovadas:

– A abertura do pit lane é acompanhada de bandeira verde à saída do pit lane em adição à já existente luz verde.
– Não será apresentada bandeira vermelha na frente do grid após a conclusão da volta de apresentação.
– Os aquecedores de pneus têm de ser removidos de imediato aquando da apresentação da placa de um minuto.

Após a aprovação do novo procedimento de qualificação para a classe de MotoGP, é também necessário determinar o critério para participação na corrida – a regra dos 107%. Para poder alinhar nas sessões de qualificação, um piloto tem de atingir um tempo melhor que 107% da marca do piloto mais rápido em qualquer uma das quatro sessões de treinos livres. Já não é possível qualificar-se para a corrida com base nos tempos do warm-up. Os pilotos nomeados como substitutos de um piloto lesionado após a realização de algumas sessões de treinos livres e que não tenham atingido os 107% serão autorizados a participar na Qualificação 1, onde têm de atingir um tempo de qualificação.

Os pilotos que alinharem na sua primeira corrida da temporada do MotoGP e não estiverem presentes no briefing da FIM podem incorrer em penalização, mas já serão automaticamente desclassificados.

A responsabilidade de acender as luzes vermelhas traseiras em condições de chuva cabe agora às equipes. Não serão apresentadas placas.

Já não é necessário notificar uma equipe e obter o reconhecimento da mesma por parte da equipe quando da imposição de penalização de passagem pela via de boxes devido à falsa largada. A informação da penalização será apresentada ao piloto na linha de partida e incluída na página de informação dos monitores de cronometragem.

Deixa de existir uma multa mínima que a Direção de Corrida pode aplicar. O máximo da multa agora é de €50,000.00 (euros).

MotoGP 2013

Regulamentos Técnicos

Classe de MotoGP

Efeito Imediato:

Não são permitidas rodas com composição de Carbono. (Como é já o caso na Moto3 e Moto2).
A exceção garantida às inscrições CRT de 2012 para poderem usar discos de freio de diâmetro diferente dos 320mm especificado nos regulamentos não transita para 2013.

Será introduzida uma distribuição de pneus revista. A princípio, os pilotos vão receber um pneu traseiro adicional e o dianteiro “macio” oferecido como opção em 2012, mas não usado, não estará disponível. Neste caso, a exceção respeitante à distribuição de diferentes graduações de pneus dianteiros em circuitos específicos será cancelada. A decisão final da composição da distribuição dos pneus será tomada após o teste oficial de Sepang, de 5 a 7 de Fevereiro.

Neste contexto, o fornecedor oficial de pneus vai facultar um traseiro “macio” para uso das CRT.

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Efeito em 2014:
Foi aprovado um processo de homologação das especificação do motor “congelado”. Foi confirmado que esta regra não se aplica às CRT e que diferentes equipes que usem a mesma marca de máquina MSMA podem ter os seus motores homologados com especificações diferentes.

Efeito em 2015:
O preço máximo que pode ser cobrado pelo fornecimento de freios e suspensões será imposto. Também estão em fase de conclusão as investigações com o objetivo de regular preços para “serviços contratados” para os mesmo produtos.

Classes de Moto3 e Moto2

Efeito Imediato:
O sistema de mudanças rápidas, caixa de velocidades, da classe de Moto2 tem de ser aprovado pelo Diretor Técnico.
A distribuição de pneus para a classe de Moto2 é alterada. No futuro, os pilotos terão disponíveis os seguintes limites de pneus:

8 dianteiros de duas especificações padrão;
9 traseiros de duas especificações padrão.

As especificações em si serão determinadas pelo fornecedor oficial e todos os pilotos receberão lotes iguais.
Os números dianteiros de competição nas máquinas de Moto3 e Moto2 têm de ter uma separação mínima de 10mm entre números de dois algarismos. Não são permitidos fundos refletores.

Efeito em 2014:

Para garantir que as equipes de Moto3 recebam motores da mesma especificação a preços razoáveis, foi acordado que os motores serão fornecidos através do organizador da competição e distribuídos aleatoriamente. Os motores não serão devolvidos para manutenção, mas serão mantidos pelas equipes para outros fins, ou venda, assim que atingirem a quilometragem normal.

Continuam a decorrer discussões sobre o número máximo de pneus permitidos, a rotina, pequenas manutenções que serão permitidas e os regulamentos finais serão anunciados durante o GP do Qatar de 2013 do Mundial de MotoGP.

Serão impostos preços máximos para máquinas completas de Moto3, os preços máximos dos chassis e principais componentes das classes de Moto3 e Moto2 serão especificados. Mais uma vez, os regulamentos finais serão anunciados durante o GP do Qatar de 2013 do Mundial de MotoGP.

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Todas as Classes

Efeito em 2014:
Em 2013 a Dorna, organizadora do MotoGP, vai introduzir novo transponder de cronometragem que terá a capacidade de apresentar informação adicional ao piloto no painel de controlo da moto. Muito importante, isto inclui a possibilidade de duplicar sinais das bandeiras. A partir de 2014 é obrigatório o uso de um painel de controle compatível, enquanto em 2013 é opcional.

Na classe de Moto2 será obrigatório o uso de uma sonda Lambda atualizada.

Efeito em 2015:
Os padrões de homologação da FIM para todas as rodas de competição foram aprovados em princípio. Os padrões finais serão anunciados no GP do Qatar do Mundial de MotoGP.

Outros Temas
A Comissão confirmou a aceitação de todas as inscrições CRT da classe de MotoGP na lista de inscritos provisória de 2013.

A Comissão aprovou várias participações wild-card no MotoGP:

Michel Pirro – Ducati – Jerez, Mugello e Misano

Martin Bauer – Schwarz & Bronnen – Brno

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