MotoGP deve voltar ao Brasil em 2014, de acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Firmo Alves. A declaração foi feita durante uma entrevista. O site oficial da competição também noticia a declaração de Alves, mas não confirma a vinda da competição ao país.
Fotos: Divulgação
MotoGP deve voltar ao Brasil em 2014
O presidente afirma que as negociações estão avançadas e que a competição deve voltar ao Brasil já na próxima temporada. “Em 2014 já temos a garantia de que teremos de volta o MotoGP no Brasil“, confirma. Desde 2004 o país não recebe esta competição, são nove temporadas sem que nenhum piloto acelerasse em solo brasileiro.
Alves não revelou detalhes de onde será realizada a prova, nem datas negociadas, mas a CBM está negociando para que seja em São Paulo, já que a cidade recebeu o evento há mais de 20 anos, em 1992. O último local no qual os pilotos do MotoGP estiveram no Brasil foi no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que agora está fechado para a construção do Parque Olímpico. Nesta competição, o vencer foi o japonês Makoto Tamada. O único piloto representante do Brasil era Alexandre Barros, que ficou em quinto lugar.
Em 2012, a CBM também criou a expectativa do MotoGP vir ao Brasil, o que não aconteceu.
O único representante brasileiro atualmente no MotoGP é o jovem piloto de 16 anos, Eric Granado, que compete na Moto3, divisão de acesso da competição.
Em 2013, estão programadas 18 provas do MotoGP: quatro delas são na Espanha, três nos Estados Unidos e duas na Itália. Os outros países que receberão os pilotos da competição são Catar, França, Holanda, Alemanha, República Checa, Malásia, Austrália e Japão.
Atualmente os grandes destaques do MotoGP são os pilotos Valentino Rossi, italiano, e o espanhol Dani Pedrosa, que travam diversas e emocionantes disputas nas pistas. Será que o Brasil verá de perto estes pilotos acelerando?