MotoGP 2013: Márquez vence GP em Laguna Seca

0
947

MotoGP 2013: O piloto Marc Márquez, da Repsol Honda Team, vence o  Grande Prêmio disputado nos  Estados Unidos nesse domingo(21).  O piloto é o primeiro estreante na categoria Rainha a vencer na pista de Laguna Seca.

motogp 2013

Foto Divulgação

MotoGP 2013: Márquez vence GP em Laguna Seca

Nesse domingo (21), o jovem piloto Marc Márquez, da Repsol Honda Team, vence o MotoGP 2013 disputado em Laguna Seca, nos Estados Unidos. Sendo a disputa em mais curto tempo do calendário do MotoGP desse ano, e considerado um percurso difícil na competição, o piloto não esperava a vitória na pista na qual  não tinha grande experiência.  No sábado Stefan Bradl,  da LCR Honda MotoGP, atingiu a primeira posição na pole position, enquanto Márquez sofreu queda  na qualificação. No domingo, Márquez perseguiu  pacientemente Bradl, ultrapassando o germânico na 19ª volta do percurso. Cinco pilotos não conseguiram chegar ao final do circuito.

Com sua terceira vitória, Marc Márquez consegue igualar seus trunfos ao do Campeão do Mundo Jorge Lorenzo. Começando em fraca partida, Márquez chegou a ocupar a 4ª posição no circuito, mantendo-se a frente de Bautista nos momentos iniciais, para depois ultrapassar Valentino Rossi com muita confiança na famosa Corkscrew. Prosseguiu ultrapassando Bradl com vantagem de 2,2 segundos. Foi a conquista da segunda vitória no espaço de uma semana,  batendo o recorde do  antigo biCampeão do Mundo Freddie Spencer, tornando-se o mais jovem a conseguir tal feio no MotoGP. Fora isso, Marc Márquez é o primeiro estreante na categoria Rainha a vencer em Laguna Seca. Seguindo-o no pódio, ficou o piloto germânico Stefan Bradl, na segunda posição,conseguindo  manter com segurança a distância  de 2 segundos do piloto Valentino Rossi, da Yamaha Factory Racing, que ocupou o terceiro lugar no pódio, sendo o terceiro pódio consecutivo do piloto nesse MotoGP 2013.

Rossi considerou esse pódio melhor do que o de Sachsering, na Alemanha:  “Estou muito contente com este pódio,” disse Rossi após a corrida. “É mais importante e positivo que o de Sachsenring porque sofremos um pouco com a Yamaha aqui. Parece que tivemos alguma desvantagem em relação às Honda, mas fiz boa corrida, com bom ritmo, e fui o primeiro piloto Yamaha.” “Fiz uma partida fantástica, mas não tive ritmo suficiente para me manter com o Stefan (Bradl) e depois o Marc (Márquez) fez-me uma grande ultrapassagem. Seja como for, ele também estava demasiado rápido para mim e a partir desse momento tive uma grande luta com o Álvaro Bautista, que hoje esteve muito forte.” “Tentei puxar constantemente, sem cometer erros. Apanhei um grande susto com a frente; tive de levantar a moto com o cotovelo, pelo que pensei ‘é um sinal’, e não queria cair. Tive alguns problemas com o retardatários porque as bandeiras azuis não estavam muito visíveis, pelo que o Bautista reduziu a diferença e chegamos juntos à última curva; mas estou muito contente, é o terceiro pódio consecutivo e estou feliz com a corrida e com o resultado.” Conclui Rossi da disputa em Laguna Seca.

motogp 2013
1º lugar: Marc Márquez | 2º lugar: Stefan Bradl | 3º lugar: Valentino Rossi

Para Stefan Bradl, que passou a categoria Rainha o ano passado,  o resultado também foi muito positivo: “É um grande resultado para nós,” comentou Bradl. “Fizemos bom trabalho ao longo de todo o fim de semana. É claro que as nossas expectativas era mais elevadas depois da pole de ontem, mas sabia que tinha boa velocidade e que podia ser rápido desde o início. Tentei puxar desde a partida e creio que o fiz muito bem.” “Lutei um pouco. Pensei que a velocidade da corrida seria um pouco maior mas, com o depósito de combustível cheio, tive alguns problemas com a frente. Quando ele [Márquez] me apanhou vi que tinha um pouco mais de aderência lateral no pneu e foi por isso que ele conseguiu abrir a vantagem. Tentei manter a margem para o Valentino (Rossi), o que não foi fácil; foi uma corrida longa e dura.”

marc márquez
Márquez e Bradl em Laguna Seca.

“Antes de chegar esperava ter mais dificuldades,” comentou Márquez. “Visto na TV, o circuito parecia muito traiçoeiro. Senti-me bem desde a primeira sessão de treinos. Da próxima vez vou ser capaz de ficar a saber onde está cada um dos ressaltos e tudo – ontem encontrei um ressalto quando caí na Curva 6! De todas as formas, a corrida hoje (ontem)foi muito boa.” No início, com o depósito de combustível cheio, estava com algum medo porque – como todos os ressaltos – é fácil perder o controle. Passei o Valentino (Rossi) depois apanhei o Bradl; mantive-me atrás dele umas 12 voltas, depois tentei passá-lo e ganhar alguma vantagem. Estou muito, muito contente porque é um novo circuito e somei 25 pontos. Estou muito satisfeito porque é muito bom chegar  a paragem de Verão com este resultado.” Com certeza as supresas dessa prova colocaram o piloto e em boa classificação para a disputa em Indy, que será disputada em agosto desse ano.

Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa  competiram com limitações, ambos com suas lesões na clavícula esquerda decorrente de quedas sofridas. Lorenzo, da Yamaha Factory Racing  ocupou a 6ª posição enquanto Pedrosa, da Repsol Honda Team, ficou em 5º lugar. “Considerei seriamente não participar nesta corrida porque as condições eram muito difíceis, pelo que estou contente com o quinto lugar.” Diz Dani Pedrosa, da Repsol Honda Team.“Estamos perto do pódio, mas nas últimas voltas vi as coisas muito complicadas. Penso que estive bem na corrida, apesar de ter sentido muitas dores durante toda a semana. Pelo menos consegui segurar o guidão e controlar a moto.”

“Foi uma corrida difícil porque não estou em forma e passei um mês sem treinar e tive duas anestesias gerais,” explicou Jorge Lorenzo. “Senti-me tonto a partir do meio da corrida, o que piorou a minha disputa.” No campeonato, o espanhol está a 26 pontos do líder Marc Márquez, e defende o segundo título mundial.

Histórica para o jovem Marc Márquez, e de grande importância para os pilotos desse campeonato, Laguna Seca deixa expectativas para Indianápolis, em agosto.  Nesse curto período, os pilotos renovarão suas energias para as emoções que virão nesse MotoGP 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


oito × 5 =