MotoGP 2013: Márquez, o Campeão de muitos recordes

2
616
Márquez - Campeão Mundial MotoGP2013
Marc Márquez - Campeão Mundial MotoGP 2013

MotoGP 2013: O jovem piloto Marc Márquez sagra-se o mais jovem piloto a conquistar o título mundial na Categoria Rainha do MotoGP. Ocupando o 3.º lugar no pódio de Valência, o estreante somou as pontuações suficientes para ser o Campeão Mundial

Marc Márquez - Campeão Mundial MotoGP 2013
Marc Márquez – Campeão Mundial MotoGP 2013

Foto Divulgação

MotoGP 2013: Márquez, o Campeão de muitos recordes

Começar bem uma carreira. Não há grandes dúvidas que o jovem piloto espanhol Marc Márquez sabe o que é isso, ainda mais nesse ano de 2013, em que o piloto da Repsol Honda assumiu a categoria Rainha, com recordes impressionantes. Antes de assumir a categoria Rainha, o jovem demonstrou seu talento em 2008, quando estreiou o pódio em Donington Park, em uma temporada encurtada por uma lesão; em 2009, ao assumir o único pódio a caminho do oitavo posto da geral; e em 2010, o piloto demonstrou sua estrela com incríveis 10 vitórias partindo de 12 pole positions  a caminho do Mundial de  125 cc. Na categoria Moto2™, Márquez começou mal, sofrendo quedas nas duas primeiras jornadas. Mas sua vitória  na quarta jornada em Le Mans foi partida para mais 6 vitórias, lutando com Stefan Bradl,  sofrendo queda no GP da Malásia, sendo obrigado encerrar a temporada mais cedo. O piloto enfrentou problemas na visão,  mas sua recuperação foi constatada nos testes de Jerez, quando o piloto se tornou um dos candidatos preferidos ao ceptro.

Em 2012,  Márquez  começou vencendo a primeira corrida do Moto2™ em Qatar. Sua primeira desistência no campeonato se deu em Le Mans, devido a queda em pista molhada, o que deu esperanças a rivais como Spargaró. Porém na Catalunha, Spargaró e Marquez tiveram leve toque, onde Spargaró sofreu queda, desistindo da prova, e Márquez conseguiu pontos para sagrar se Campeão do Mundo, o que aconteceu após conquistar nove vitórias e 14 pódios, sendo o jovem Campeão nesse ano do Moto2™

O jovem então chega a categoria Rainha como uma grande promessa, promessa essa que o destino cumpriu – na verdade, grandes guerreiros cumprem seu destino com doses de entusiamos, raça e estratégia.  Fazendo dupla com o vice-campeão mundial Dani Pedrosa, o piloto demonstrou bravura na disputa inicial com o Campeão Mundial Valentino Rossi, da Yamaha Factory Racing,  ficando atrás do italiano. O pódio de Márquez em Losail foi o primeiro dos 16 impressionantes pódios de um MotoGP de 18 competições,  ficando fora duas vezes: quando sofreu uma queda em Mugello e quando foi desclassificado por não fazer a troca de motos em Philip Island, na Austrália.

Na segunda corrida do MotoGP 2013, Márquez foi o mais jovem piloto a vencer na história dos Grandes Prêmios da Categoria Rainha, e o mais jovem piloto a partir da pole, recordes que eram detidos por Freddie Spencer, no ano de 1982.  Ao vencer em Valência, nesse domingo (10/11), Márquez, ficando em terceiro lugar no pódio, atingiu a pontuação necessária para sagrar-se o Campeão Mundial. Na corrida ficou atrás de Jorge Lorenzo e seu colega de equipe Dani Pedrosa, tendo emocionante disputa com Lorenzo. Márquez tornou-se o primeiro estreante da Categoria Rainha a conquistar o ceptro após Kenny Roberts, que venceu o campeonato em 1978, sendo o 26º Campeão do Mundo considerando uma lista que remonta desde 1949. É o terceiro espanhol a conquistar o título, depois de Alex Crivillé (1999) e Jorge Lorenzo (2010 e 2012). Tendo 20 anos, quase 21, Marc Márquez é exemplo de foco, otimismo e garra. Um ótimo início de carreira, com bons ventos no mundo da motovelocidade, um marco histórico da juventude.

>> Conheça nossa loja de motos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


um + 8 =