MotoGP 2013: expectativas para o GP no Japão

0
320
Marc Márquez - Repsol Honda Team - MotoGP 2013
Marc Márquez - Jovem estreante tem segunda chance de decidir o Campeonato em Motegi - Japão

MotoGP 2013: Pilotos falam das expectativas para a disputa do fim de semana. Marc Márquez é grande ameaça, tendo a segunda chance de decidir o Grande Prêmio na competição.

Marc Márquez - Repsol Honda Team - MotoGP 2013
Marc Márquez – Jovem estreante tem segunda chance de decidir o Campeonato em Motegi – Japão

Foto Divulgação

MotoGP 2013: expectativas para o GP no Japão

A disputa nesse fim de semana em Motegi, Japão, com certeza traz grandes expectativas, além de preocupações. Na manhã dessa sexta-feira (25/10), os treinos foram cancelados devido à questões climáticas, o que levou a Direção do Grande Prêmio a elaborar um plano de contingência para que todas as categorias possam competir nesse fim de semana. As nuvens baixas impediriam os helicópteros médicos de agir, o que foi motivo da paralisação destes, bem como o cancelamento dos treinos.

Não estamos preparados para correr nestas condições quando há o risco de um piloto gravemente lesionado não receber os cuidados corretos,” comentou o Diretor de Corrida do MotoGP™ Mike Webb. “A razão pela qual não temos aqui qualquer helicóptero é que, com as nuvens baixas, há falta de visibilidade que faz com que não seja seguro voar. O helicóptero tentou obter autorização para voar para o circuito desde quintafeira e chegou mesmo a tentar levantar voo, mas foi depois obrigado a aterrizar novamente. Assim que tivesse autorização para voar teríamos dez minutos para avisar as equipes, mas o helicóptero não obteve a autorização.”

No sábado, há previsão de  chuvas fortes pela manhã, mas a Direção do Campeonato espera que as nuvens estejam mais altas, permitindo a operação dos helicópteros, uma preocupação sensata com a segurança dos pilotos. A direção desenvolveu vários planos de contingência para que as três categoria corram, com treinos que podem se estender entre o sábado e o domingo. A expectativa é que as condições climáticas estejam melhores no domingo.

Fora a ação do tempo,  o MotoGP 2013 carrega também expectativas fortes na questão da competição. O piloto espanhol da Repsol Honda Marc Márquez pode vencer o Campeonato nessa disputa se somar 8 ou mais pontos que Lorenzo. Ele disse: “Motegi será mais uma corrida e espero que seja muito melhor que Phillip Island. A motivação é muita. Vamos ter de ver o tempo, porque não parece estar muito bom, mas estou desejoso por correr aqui com uma máquina de MotoGP™. Disse, em Phillip Island, que o mais importante é conquistar o título, mas não importa quando. O Jorge está mais perto agora e fez uma boa corrida na Austrália, mas agora vemos ver como gerimos a situação. Temos duas corridas importantes, pelo que espero estar na luta pela vitória e pelo pódio.”

Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, na Austrália, somou a 50ª vitória da sua carreira. “Antes da corrida tínhamos o campeonato como quase perdido. Com um erro do Marc e da sua equipe não ficamos na mão com o Campeonato – que  ainda é muito difícil – mas temos mais uma possibilidade e temos de jogar as nossas cartas da melhor forma. O tempo pode jogar a nosso favor, ou contra. É verdade que a travagem normalmente não é o nosso ponto forte, mas temos boa velocidade em curva e aceleração. Já ganhamos aqui em Motegi no passado e este ano o tempo pode ser-nos favorável.”

“Estamos quase no fim, com duas corridas pela frente, e este campeonato foi muito rápido para mim.No fim de semana passado aconteceu de tudo e consegui um bom resultado em trabalhar bem numa corrida tão estranha. Gosto desta pista. É muito difícil e exigente para o corpo e motos, especialmente em travagem. Pode ser um problema se estiver seco, mas o tempo não parece fantástico e estão todos à espera de chuva. Vamos ter a oportunidade de rodar no molhado; penso que este ano não chove desde Le Mans, pelo que temos tido sorte toda a temporada e agora parece que vamos ter pagar um pouco por isso.” afirmou Valentino Rossi, colega de Lorenzo na Yamaha Factory Racing.

Chuva, nuvens, recordes inusitados. Muito se espera da Competição nesse fim de semana que pode ser decisivo na história do MotoGP 2013. Ficaremos ligados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


três + = 6