Moto na estrada: Os melhores destinos pela América do Sul

14
2733
Moto na estrada

Como havíamos dito no artigo anterior, vamos fazer um apanhado dos melhores destinos de moto para se fazer pela América do Sul, roteiros que pelo menos uma vez na vida todos deveriam percorrer, pois são fantásticos. Não pense em nada com menos de 5.000 quilômetros, mas tenha certeza que curtirá todo o percurso e a aventura com a sua moto na estrada.

Fotos: Fausto Malheiros

USHUAIA – TORRES DEL PAINE – ARGENTINA

Viagem de moto pela Argentina

Ushuaia, no fim do mundo, é uma rota obrigatória para os amantes do motociclismo. Nessa rota saímos do cotidiano e nela testamos nossa condição física, capacidade de organização e de suportar as mais diversas diferenças climáticas, que vai do calor intenso, nas redondezas de Buenos Aires, às pequenas nevascas próximas do destino.

Os ventos laterais são um teste para os melhores pilotos de moto e as retas infinitas nos trazem sensação de isolamento. Esta é uma viagem para fazer com amigos, não é pra qualquer um, acreditem.

DESERTO DE SAN PEDRO DO ATACAMA – CHILE

Viagem de moto pelo Chile

Deserto de San Pedro do Atacama, no Chile, já pode ser considerado um passeio de moto de médio grau de dificuldade, ao contrário de Ushuaia, pela distância. O melhor acesso é pela Argentina, excelentes pontos de visitação próximos à cidade de San Pedro. As estradas são excelentes com apenas um pico pela Cordilheira dos Andes, mas o “bicho pode pegar”. A foto acima foi tirada durante uma nevasca, e seguimos nela durante vários quilômetros.

Não deixem de conhecer os Gêiseres de El Tatio, maravilhoso, mas se puderem evitar o inverno é melhor. Quando estive lá, a temperatura estava oito graus negativos, no verão. Hotéis são razoáveis, mas procurem reservar antes e não confiem nos cartões de credito, afinal, você está em um deserto e a conexão às vezes não funciona.

SALAR DO UYUNI – BOLÍVIA

Destino na Bolívia

Salar do Uyuni é um espetáculo da natureza e para mim um dos melhores destinos para uma viagem de moto, no entanto, é uma viagem para gente grande, isolado de tudo e de todos, é onde o filho chora e a mãe não escuta. O acesso é feito tanto pelo Chile, como pelo Norte da Argentina ou pela Bolívia, vindo de Potosi.

A cidade é turística e os passeios se resumem no Salar, poucos saem fora dele. Recomendo na época da seca, pois nas chuvas, outubro a março o Salar fica coberto de uma lâmina de água que impossibilita passeios mais longos com a sua moto, e é exatamente essa a melhor opção. Adentrem o Salar, mas com conhecimento de causa. Não se aventurem sem um GPS ou alguém que saiba o que está fazendo. Isla Pescado é o destino.

MACHU PICCHU – NAZCA – PERU

Nazca
Foto: Paradise in the World

Bom… já estive lá por três vezes e sou suspeito em falar, mas um lugar como Machu Picchu, Nazca, somado às paisagens que proporcionam a Cordilheira dos Andes, torna essa viagem um dos melhores destinos do mundo para a prática do motociclismo. Estradas para todos os gostos. Irão se sentir como se estivessem em uma pista de velocidade nas curvas entre Cuzco e Nazca, muito cuidado nessa hora para não se empolgarem muito, eu fiz isso e quase fiquei por lá mesmo.

Roteiro de moto pelo Peru

Geralmente esse percurso é realizado passando pela Bolívia, fiquem atentos e pesquisem bem na ocasião que forem, pois os brasileiros estão tendo problemas em abastecer por aquelas bandas. Esse roteiro é espetacular.

ISLA MARGARITA – VENEZUELA

De moto na Venezuela

Esse roteiro não é muito comum, acredito devido à grande distância percorrida dentro do Brasil e pela dificuldade do trajeto, pois só de barco são três dias de Porto Velho a Manaus e cinco dias ao contrário… Uma semana em um barco, mas acreditem! Este passeio de barco merece um capítulo à parte, digamos que é muito interessante.

A Venezuela pode ser completamente percorrida em apenas um dia, seguindo para Porto la Cruz e dali mesmo, segue-se para Isla Margarita de ferry boat. Isla Margarita tem praias belíssimas para a prática de esportes, agitação de baladas ou tranquilas para sossego. A malha rodoviária é imensa e chega praticamente em todas as praias.

Reservem hotel com antecedência, e a melhor época para visitar é dezembro. Nesse mês acontecem várias festas e tem um ônibus que funciona como uma boate que percorre durante a noite inteira os melhores pontos das cidades e dentro as mais belas venezuelanas da Ilha.

Estão aí algumas dicas de viagem de moto que vão de ponta a ponta na América do Sul. Para mais detalhes visitem os artigos anteriores e não se esqueçam: para esse tipo de viagem, se equipem com acessórios de qualidade, roupas impermeáveis e adequadas e escolham uma moto que proporcione conforto e segurança.

Façam dessas viagens um prazer, tracem o roteiro com antecedência e principalmente discutam com os companheiros. Uma mudança de trajeto no meio do caminho, com certeza irá desagradar alguns e isso pode comprometer o bolso e o tempo de outros.

Boas Festas, Feliz Natal a todos, com muita saúde e comida gostosa e que o ano de 2013 nos traga muitos quilômetros de alegria em cima de uma moto.

Se for beber não pilote e se pilotar, não beba!

Grandes abraços,

Fausto

14 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelas viagens, achei fantásticas. Estou com um projeto de rodar com mais uma amigo todos os países da América Latina, em aproximadamente 4 meses. Você teria algum outro post sobre rotas, principais dificuldades, propinas em fronteiras, pneus furados, problemas com postos de combustível,…

    Mais uma vez parabéns pelas viagens.

    Abs

    Kim

  2. Este “entendido” menospreza as pessoas que possuem este tipo de moto..Ele deve ser o cara!!!.
    Malheiros, suas matérias sobre as viagens são excelentes. PARABÉNS!!!!

  3. Eu quero saber dos lancamentos de 2013 e nao destas viajens,pois quando eu quiser viajar na minha tenere 660 eu procuro saber com meus amigos e neste site que busco informacoes tecnicas sobre o veiculo que eu amo.Ja tem confirmacao se a yamaha 250 que ira competir com a Ninja 300 e CBR 250?

  4. essa e mais uma reportagem so para parecer q tem mts noticias nesse site , eu la quero saber os melhores destinos da america do sul ainda mais com esse fumo de moto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


nove − 3 =