Moto em 2012: Veja os principais fatos do mundo das duas rodas deste ano!

0
500

Pois é, 2012 já está chegando ao seu fim e vale uma “retrospectiva“. Para o mundo da moto, ele será lembrado como um dos mais emocionantes quando o assunto for corrida sobre duas rodas.

Lorenzo-vence-na-MotoGP-e-amplia-vantagem-na-ponta
Foto: Divulgação

Grandes campeões fizeram a história do esporte ao encerrarem suas carreiras nas pistas, novos talentos (ibéricos) dominam a cena, marcas históricas sendo compradas, mudanças em regras de campeonatos colocando uma questão importante para o futuro… Enfim, muita coisa aconteceu, mas seremos sucintos e objetivos!

Segue a lista com os principais acontecimentos de 2012 do mundo das duas rodas:

18 de abril: a temporada de MotoGP tinha apenas começado e logo uma bomba: Ducati é comprada pela Audi. A montadora de Ingolstadt, controlada pelo grupo Volkswagen, chegou a um acordo para comprar a marca histórica italiana. O preço? Cerca de € 860.000.000 (além de assumir a dívida). E o início de uma revolução que vai ver a sua evolução a partir de 2013.

Ducati Audi Volkswagen

17 de maio: três dias antes do Grande Prêmio da França, a quarta corrida da temporada, o australiano Casey Stoner deu uma entrevista em que anunciou sua aposentadoria no final da temporada 2012.

10 de Agosto: Valentino Rossi se separa da Ducati para voltar para a Yamaha, depois de dois anos de purgatório e milhões de fãs desapontados, sem falar de sua decepção com a moto italiana.

18 de agosto: Kiara Fontanesi terminou em terceiro lugar no Grande Prêmio da Inglaterra e foi coroada com a idade de 18 anos como Campeã do Mundo de WMW (Women's Motocross).

09 de setembro: Faenza celebra o triunfo de Antonio Cairoli, que conquistou seu sexto título mundial de MX e confirmando o 'título” de rei indiscutível do Motocross.

Antonio-Cairoli-Clement-Desalle-FIM-World-Championship-2011-620x250

02 de outubro: Dorna também assume o controle do Mundial de Superbike, até agora gerido pela FG Sports.

07 de outubro: Em Magny-Cours depois de uma incrível corrida, Max Biaggi venceu o Campeonato Mundial de Superbike em 2012 (sexto título da carreira para ele, segundo no Mundial de Superbike), com apenas meio ponto à frente de Tom Sykes (Kawasaki). Aos 41 anos, o piloto romano finalmente vira lenda ao anunciar sua aposentadoria, no dia 7 de novembro, após 20 anos de carreira no mundo da moto em altíssimo nível.

Max-Biaggi

28 de outubro: em Phillip Island (Austrália), Dani Pedrosa cai depois de algumas voltas e finalmente deixa o título de 2012 da principal competição de moto nas mãos do compatriota Jorge Lorenzo. É o quarto título mundial para o espanhol da equipe Yamaha, o segundo no MotoGP.

Visto por este prisma, tudo em uma lista e em poucas linhas resumidas, todos estes eventos parecem talvez perder um pouco de valor. Mas vale para muitos de vocês poderem reavaliá-los e revivê-los com emoção. Enquanto isso, um excelente 2013 a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


4 − = dois