Lawrence da Arábia e a origem do capacete

0
805

Foto: Wikipedia | Thomas Edward Lawrence em sua Brough Superior SS100

Você sabia que o capacete, item de uso obrigatório no Brasil, foi desenvolvido após a morte de tenente inglês Thomas Edward Lawrence em 1935 em um acidente de moto? Este nome lhe é familiar? O britânico se tornou mundialmente famoso pelos seus feitos militares e também por ser retratado no filme Lawrence da Arábia, aquele que venceu diversos Oscars em 1962, dirigido por David Lean.

Sim, o longa-metragem começa exatamente com a cena da morte do seu personagem principal, quando Lawrence acelera a sua moto, a inglesa Brough Superior SS100, e em seguida, ao tentar desviar de dois ciclistas, perde o controle e cai. O acidente o deixa em estado de coma e após seis dias ele morre. Lawrence estava sem capacete e usava apenas uma viseira para proteger os olhos da poeira.

Foto: imagens do filme Lawrence da Arábia

Mas o que isso tem a ver com a origem dos capacetes? A resposta é que foi o médico que tratou Lawrence quem desenvolveu o primeiro estudo para a elaboração do que conhecemos hoje por capacete motociclístico.

A proposta de doutor Hugh William Bell Cairns era criar uma proteção para que outras pessoas não perdessem a vida assim como Lawrence.

Assim como o uso do capacete, também recomendo o filme de David Lean, um clássico que marcou o cinema na década de setenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


3 − = dois