Lançamento BMW R 1200 GS

0
807

Lançamento BMW R 1200 GS

Lançamento BMW R 1200 GS

O conceito da “BMW GS” existe há mais de 30 anos. Isso se aplica especialmente às motocicletas GS com o motor “Boxer” com dois cilindros opostos. A “grande GS” permite que os motociclistas explorem os cantos mais remotos do mundo – uma idéia que já inspirou muitos cidadãos a partir em suas viagens.

Sejam em mudanças de direção em estilo esportivo em sinuosas estradas de terra, para excelentes viagens devido às altas velocidades na estrada, em passeios descontraídos com passageiro ou passeios ousados em terrenos acidentados – cada GS ofereceu supremo domínio dessas habilidades em seu respectivo tempo e isso não altera com a nova versão.

Lançamento BMW R 1200 GS

É o conceito exclusivo e integrado de uma grande moto enduro de viagem com motor boxer, com charme autêntico e um motor potente de torque elevado, amado por legiões de fãs de motocicletas em todo o mundo até hoje. Não é à toa que a “grande BMW GS” com motor boxer tem sido a pioneira indiscutível em seu segmento de mercado há muitos anos e é a líder de vendas dentro da variedade de modelos da BMW Motorrad. A BMW agora está começando um novo capítulo na história da GS: a enduro de viagem mais popular do mundo foi levada à perfeição.

O desafio: como aperfeiçoar ainda mais, após nove anos seguidos no topo.

Assim, o desafio enfrentado pelo departamento de desenvolvimento da BMW Motorrad foi de otimizar ainda mais a GS em todas as áreas e equipá-la com soluções técnicas inovadoras para garantir que esteja em boa forma para o futuro.

As metas de desenvolvimento da nova BMW R 1200 GS:

  • Otimizar ainda mais o desempenho geral – sem esquecer suas características bem estabelecidas.
  • Aperfeiçoar a sua adequação ao turismo.
  • Aumentar a adequação fora de estrada.
  • Atingir números superiores dentro do segmento de enduro de viagem, e ir além em termos de motor e desempenho de pilotagem.
  • Garantir a preparação para o futuro em termos de emissões de ruído e gases de escape.
  • Suspensão com a condução de alto nível, excelente tração e melhora no desempenho fora de estrada.
  • Aumentar a segurança ativa e passiva.
  • Inconfundível design BMW Motorrad com estilo típico da GS.
  • Qualidade superior, como é característico da BMW Motorrad.

O motor boxer refrigerado a ar/líquido recém-projetado com fluxo vertical, caixa de velocidades integrada e conjunto do eixo cardan do lado esquerdo. Voltada para as metas acima, a R 1200 GS inteira foi completamente redefinida, principalmente o conceito de propulsão.

Lançamento BMW R 1200 GS

O desempenho desejado, assim como o cumprimento com as exigências futuras previstas em termos de emissão de ruído e gases de escape, é garantido, entre outras coisas, por uma mudança no sistema de refrigeração. O motor boxer na nova R 1200 GS continua a utilizar a refrigeração a ar/líquido, no entanto, o óleo de arrefecimento foi substituído por uma mistura de água/glicol. Isso garante um elevado nível de capacidade de absorção de calor do líquido de arrefecimento para a dissipação mais eficiente de calor.

A assim chamada refrigeração de precisão (um princípio similar ao usado na Fórmula 1) envolve apenas os elementos do motor a serem resfriados com o líquido de arrefecimento, que estão particularmente expostos a estresse térmico. O motor continua a usar de refrigeração a ar, preservando, assim, o aspecto característico do motor boxer de cilindros opostos. Os dois radiadores são pequenos e discretamente integrados.

O fluxo agora é vertical em vez de horizontal para um melhor preenchimento e a carcaça do motor integra o câmbio de 6 velocidades, bem como, uma embreagem úmida com função antirrebote, em vez da embreagem a seco tal como era usada anteriormente. Além disso, a transmissão secundária agora é acionada através do comprovado eixo cardan do lado esquerdo. Com uma saída de 92 kW (125 cv) a 7700 rpm e 125 Nm a 6500 rpm, o novo motor oferece potência e desempenho superiores no segmento de enduro de viagem e muito mais.

Lançamento BMW R 1200 GS

O peso seco da R 1200 GS (pronta para a estrada), de acordo com a norma DIN é de 238 kg, incluindo o ABS Integral BMW Motorrad padrão.

E-gas e piloto automático:

Um acionamento eletromotriz do acelerador é agora utilizado pela primeira vez em uma motocicleta GS. Aqui, os comandos do piloto são repassados diretamente pelo sensor na manopla do acelerador ao sistema de controle do motor, que, em seguida, regula o servomotor do corpo de borboletas eletronicamente. A utilização do sistema E-gas oferece uma melhora significativa em termos de controle e resposta. Além disso, o piloto pode adaptar as características do motor à situação na estrada, por meio de cinco modos (opcional extra). Também é possível incluir uma função de controle de piloto automático (opcional extra).

O ASC e os modos de pilotagem como um opcional extra: cinco modos de livre escolha – “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Enduro” e “Enduro Pro”. Para adaptação ideal às necessidades e finalidades individuais do piloto, a nova R 1200 GS agora oferece pela primeira vez cinco modos de pilotagem de livre escolha: estes são um opcional de fábrica e possuem três configurações diferentes de E-gas e com variáveis características de motor. Ligados a este, o Controle Automático de Estabilidade – ASC com uma configuração especial de enduro. Ao se escolher esta opção o ABS BMW Motorrad, o ASC e – se instalada – a suspensão semiativa, são todos adaptados para aos respectivos perfis destes cinco modos.

Suspensão semiativa: Dynamic ESA da BMW Motorrad para a dinâmica ideal de pilotagem em cada situação como opcional de fábrica:

A nova suspensão semiativa Dynamic ESA (Ajuste Eletrônico de Suspensão) da BMW Motorrad faz uso de uma nova série de possibilidades, bem como oferece o máximo de segurança e desempenho de pilotagem. O Dynamic ESA monitora o movimento vertical de controle das rodas dianteira e traseira, bem como outros parâmetros, por meio de um sensor do curso da mola, em cada posição, e adapta o amortecimento automaticamente à situação dependendo das condições e manobras realizadas. O ajuste de amortecimento na dianteira e traseira é feito por meio de válvulas de regulagem de controle eletrônico.

Novo chassi com quadro de aço tubular tipo ponte e pneus/rodas especialmente adaptados com dimensões de 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira como a primeira do mundo:

O chassi da R 1200 GS utiliza um quadro tubular tipo ponte, recém desenvolvido e totalmente em aço com quadro traseiro preso por parafusos. Junto com o Telelever recém projetado na dianteira e o EVO Paralever na traseira, o que resultou em um aumento significativo na rigidez à torção e, consequentemente, estabilidade de pilotagem e a precisão de direção. Qualidades ideais de pilotagem são o resultado de uma geometria de controle refinada do chassi, e um braço oscilante mais extenso oferece tração ainda mais aprimorada – especialmente ao pilotar em terrenos acidentados.

Um recurso global exclusivo da nova R 1200 GS são os pneus nos tamanhos 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira, especialmente adaptados para melhorar o desempenho.

Sistema de freio revisto, atualmente com pinças de freio Brembo em monobloco montadas radialmente e ABS Integral BMW Motorrad:

O sistema de freio da R 1200 GS foi amplamente revisto também. Atualmente há pinças de freio Brembo em monobloco montadas radialmente na frente e um disco de freio maior na parte traseira.

Em linha com o princípio da BMW Motorrad “Segurança 360°”, a nova GS também vem equipada de série com o ABS da BMW Motorrad, aqui na versão integral.

Lançamento BMW R 1200 GS

A primeira motocicleta do mundo com o farol principal de LED, incluindo luz de circulação diurna integrada para maior segurança durante a condução, durante o dia e à noite como opcional de fábrica:

Mesmo em seu modelo padrão a nova R 1200 GS tem um farol principal otimizado com eficiência luminosa. Para melhor visualização durante o dia, a BMW Motorrad também oferece uma luz de circulação diurna como opcional de fábrica. Para excelente iluminação na estrada e, portanto, maior segurança de dia e a noite, um farol principal de LED com luz de circulação diurna integrada é equipado em uma moto pela primeira vez. É composto de uma tecnologia inovadora de LED com um conceito sofisticado de refrigeração e descondensação.

O sistema elétrico com nova fonte de alimentação do veículo e Multicontrolador para o BMW Motorrad Navigator IV:

A nova R 1200 GS tem o sistema de alimentação do veículo novo e inovador com particionamento de função alterada já usado nos modelos de 6 cilindros K 1600 GT e GTL. Como a anterior, a tecnologia de barramento CAN (Rede da Área do Controlador) e a tecnologia de barramento LIN (Rede Interconectada Local) permitem redução significativa de fiação em comparação com um sistema convencional. A versão anterior da central eletrônica do veículo foi dividida em duas unidades separadas de controle.

O Multicontrolador, recém-disponível para a GS, permite a operação rápida e conveniente do BMW Motorrad Navigator IV. Está localizado no lado interno da manopla do guidão. Isto significa que a seleção das funções causam menos distração que pressionar botões e não necessita que as mãos sejam retiradas do guidão.

Lançamento BMW R 1200 GS

Pára-brisa aerodinamicamente otimizado ajustado com apenas uma mão e ergonomia ideal:

O pára-brisa recém-desenvolvido da R 1200 GS oferece melhor proteção contra vento e intempéries além de reduzir o ruído do vento. O ajuste é simples: um disco de seleção de fácil acesso e otimizado ergonomicamente permite o ajuste com apenas uma mão.

A nova R 1200 GS ampliou as opções de ajuste para o conforto ideal do assento. O assento do piloto pode agora ser ajustado em altura e ângulo de inclinação e o assento do passageiro pode ser deslocado longitudinalmente para se obter a distância ideal entre o piloto e o passageiro. O novo guidão pode ser facilmente virado para cima e, junto com o apoio do joelho otimizado na área do tanque de combustível, garantem uma posição vertical ainda melhor para pilotagem fora de estrada. Pode-se sentir claramente o melhor apoio do joelho ao sentar-se também. Um sistema de assento alto e baixo, bem como de regulagem de apoio para os pés, completam o programa de acessórios especiais oferecendo facilidades de ajuste individuais.

Lançamento BMW R 1200 GS

Uma visão geral dos destaques da nova BMW R 1200 GS.

  • Motor completamente recém-desenvolvido para uma dinâmica de pilotagem de nível superior dentro do segmento de enduro de viagem.
  • Capacidade de 1170cc, potência nominal de 92 kW (125 cv) a 7700 rpm e um torque máximo de 125 Nm a 6500 rpm.
  • Cabeçotes com fluxo vertical para maior eficiência e desempenho.
  • Refrigeração compacta a ar/líquido para controle ideal de temperatura.
  • Motor básico com virabrequim compacto, leve e ainda de maior rigidez.
  • Carcaça separada na vertical de plataforma aberta.
  • Caixa de 6 velocidades integrada ao compartimento do motor, incluindo embreagem úmida com função antirrebote e força reduzida de operação da alavanca.
  • Novo sistema de admissão para saída e torque ideais com diâmetro do servomotor do corpo de borboletas de 52 mm.
  • E-gas para melhor pilotagem, maior suavidade e funções especiais.
  •  Sistema de escape inovador com borboleta do coletor de escape com controle eletrônico para características de desempenho ideal e um puro som do boxer.
  • Modos de pilotagem de livre escolha “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Enduro” e “Enduro Pro”, com três configurações diferentes do acionamento eletromotriz do acelerador em conjunto com as configurações do ASC (Controle Automático de Estabilidade), do ABS e do ASC para pilotagem fora de estrada, bem como diferentes configurações específicas de modo do Dynamic ESA (opcional de fábrica).
  • Nova suspensão com quadro de aço tubular tipo ponte com rigidez à torção e quadro traseiro preso por parafusos.
  • Sistema de transmissão por eixo cardan leve e otimizado agora no lado esquerdo.
  • Recém-desenvolvido e otimizado Telelever na dianteira e EVO Paralever na traseira para uma sensação de pilotagem ainda mais precisa.
  • Geometria de controle refinada do chassi e braço oscilante mais extenso para uma excelente tração.
  • Posição e largura do assento otimizadas e guidão ajustável para um conforto ainda maior.
  • Alcance do solo para o piloto otimizado (comprimento da perna interior).
  • Pneus/rodas de 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira, especialmente sob medida para a R 1200 GS.
  • Sistema de freio BMW Motorrad revisto, com pinças de freio Brembo em monobloco montadas radialmente na dianteira e pinça flutuante de dois pistões com disco de freio maior na traseira (Ø 276mm, 265mm no modelo anterior).
  • ABS Integral BMW Motorrad de série.
  • Suspensão semiativa Dynamic ESA (opcional de fábrica).
  • Farol principal com eficiência otimizada e luz de circulação diurna de LED (opcional de fábrica).
  • Primeira motocicleta do mundo com farol principal de LED com luz de circulação diurna integrada (opcional de fábrica).
  • Novo sistema elétrico do veículo com particionamento de funções.
  • Interruptores elétricos mais salientes.
  • Piloto automático eletrônico (opcional de fábrica)
  • Preparação para a unidade de navegação com o Multicontrolador para operar a BMW Motorrad Navigator IV (opcional de fábrica).
  • Pára-brisa ajustado com apenas uma mão para excelente proteção contra o vento e intempéries.
  • Assento com múltiplas funções de ajuste para a ergonomia perfeita.
  • Suporte da placa de fácil desmontagem para pilotagem fora de estrada.
  • Aumento da distância do solo (+ 8 mm)
  • Novo painel de instrumentos com computador de bordo de série. Computador de bordo Pro como opcional.
  • Quatro opções de cores a escolher: Branco Alpino, Vermelho Racing, Azul e Preto Metálico.

O valor das motos: R$ 73.400,00 (Sport) e 83.900,00 (Premium). Veja as diferenças:

Lançamento BMW R 1200 GS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


8 − = sete