KTM Duke 390 exposta em Tiradentes

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A KTM Duke 390 foi exposta na 23ª edição Tiradentes Biker Fest, pela concessionária Orange BH, de Belo Horizonte (MG), realizada entre 24 e 28 de junho na cidade mineira.

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Quadro é o mesmo do modelo de 200cc, porém com muito mais potência: são 44 cv a 9.500 rpm

Texto Agência Infomoto/ Arthur Caldeira (adaptado)

Fotos Divulgação

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KTM Duke 390 exposta em Tiradentes

Equipada com motor de um cilindro de 373,2 cm³, a naked da KTM pesa 139 kg (a seco) e seu motor com duplo comando no cabeçote, quatro válvulas e refrigeração líquida, produz 44 cavalos de potência máxima. O torque de 3,57 kgf.m está disponível nas 7.250 rotações. Suspensão dianteira invertida, quadro em treliça e guidão em alumínio completam o conjunto dessa pequena naked austríaca recém-chegada ao País e detalhes de sua chegada ao mercado foram expostos na 23ª edição do Tiradentes Biker Fest.

A equipe infomoto teve o prazer de testá-la na Tailândia. Uma moto com Design minimalista, marcada por linhas angulosas, com farol alongado, estando o motor no quadro em treliça evidente. O suporte e o guidão da moto em alumínio são difíceis de encontrar em motos desse porte. O piloto fica posicionado com tronco inclinado a frente e joelhos semiflexionados, numa posição bem esportiva, enquanto seus cotovelos, por conta do largo guidão, ficam bem abertos, “prontos para atacar curvas e manter o controle da moto”.

Uma moto leve, com seus 139 Kg a seco, pesa apenas 9,5 kg a mais que sua irmã menor, a Duke 200, porém conta com motor mais potente. Também considerada muito segura, pois os freios fazem bem o seu serviço, afinal a moto é leve e o conjunto chega a ser superdimensionado para o modelo. Na frente, disco de 300 mm de diâmetro e pinça de fixação radial com quatro pistões, fabricados pela ByBre, subsidiária da italiana Brembo na Índia. Atrás, um disco de 230 mm com pinça flutuante de um pistão. Para se ter uma ideia, a Duke 690, bem mais pesada, usa um disco de 320 mm na dianteira. A resposta é imediata e eficaz. Nem na pista, demonstrou fadiga, em função dos flexíveis recobertos com malha de aço (aeroquip).

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Balança traseira em alumínio tem monoamortecedor WP com 150 mm de curso.

Na rua, pode-se contar ainda com o auxílio do sistema ABS 9M de dois canais desenvolvido em parceria com a Bosch. Apenas, em situações de exageradas, forçando o pedal de freio traseiro o sistema entrou em ação nas estradas. Na pista, foi possível desligá-lo por meio de um botão no painel. Mas, assim que a chave é desligada, o sistema volta a entrar em funcionamento. Uma exigência da legislação européia e americana, uma vez que o modelo é vendido em todo o mundo.

Embora tenha peso e dimensões de modelos menores, já que partilha quadro, rodas e até o tanque de 11 litros com o modelo de 200cc, a Duke 390 oferece um desempenho digno de motos maiores. Por trás dessa naked média, há uma “grande” moto. O propulsor tem bom torque e potência suficiente. O conjunto ciclístico garante estabilidade em altas velocidades e agilidade nas curvas.

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Os equipamentos também a colocam no patamar de motos com maior capacidade: freios ABS de série, que podem ser desligados; painel completamente digital com computador de bordo que indicou consumo de 21 km/l a um bom ritmo.

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KTM Duke 390 poderá ser a naked que faltava no mercado brasileiro.

KTM 390 Duke – FICHA TÉCNICA

Motor Um cilindro, DOHC, quatro válvulas com refrigeração líquida
Capacidade cúbica 373,2 cm³
Potência máxima 44 cv a 9.500 rpm
Torque máximo 3,57 kgf.m a 7.250 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final corrente
Alimentação Injeção eletrônica Bosch
Partida Elétrica
Quadro Treliça de aço
Suspensão dianteira Garfo invertido WP com tubos de 43 mm de diâmetro e 150 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor WP com 150 mm de curso fixado diretamente à balança
Freio dianteiro Disco simples de 300 mm de diâmetro, pinça radial ByBre com quatro pistões e ABS desligável
Freio traseiro Disco simples de 230 mm de diâmetro, pinça flutuante ByBre de um pistão
Pneus 110/70 ZR17 (dianteira) /150/60 ZR17 (traseira)
Comprimento 2.145 mm
Largura 760 mm
Altura não disponível
Altura do assento 800 mm
Distância entre-eixos 1.367 mm
Distância do solo 170 mm
Peso a seco 139 kg
Tanque de combustível 11 litros
Cores Branca e Preta

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