KTM 390 Duke: conectada, nova moto “espelha” smartphone

1
1900

Novo modelo da naked austríaca ganhou motor mais potente (44 cv), suspensão e freios mais eficientes e um “tablet” no lugar do painel de instrumentos. Mas vai demorar para chegar ao Brasil

KTM_390_DUKE_2017_01
A KTM 390 Duke 2017 só deverá chegar o Brasil ano que vem

Texto: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
Fotos: Divulgação

Conectada: nova KTM 390 Duke “espelha” smartphone

Esteticamente, a KTM 390 Duke 2017está muito parecida com sua irmã mais velha, a 1290 Super Duke. Num primeiro momento o que chama a atenção são os novos faróis de LED posicionados verticalmente e a instrumentação com display digital que muda de cor conforme a incidência de luz. Além disso, a pequena naked austríaca adotou acelerador eletrônico (ride-by-wire) e freios ABS de última geração.

KTM_390_DUKE_2017_06
Esteticamente, a KTM 390 Duke 2017 é muito parecida com a 1290 Super Duke
KTM_390_DUKE_2017_09
O grande destaque da parte visual da moto é o conjunto óptico com LED

A nova 390 Duke traz ainda um diferencial tecnológico que pode atrair o público mais jovem que não vive sem a tal conectividade. Com o ‘KTM my Ride’, o smartphone pode ser “espelhado” no novo painel de instrumentos, que mais parece um tablet. E com comandos extras – adquiridos como opcional e instalado no punho esquerdo – o piloto poderá ter controle total sobre as chamadas recebidas, além de comandar o player de áudio. Assim, o piloto pode gerenciar todas as funções do celular sem ter que tirar as mãos do guidão. O som é propagado por mini autofalantes dos intercomunicadores, que ficam na forração interna do capacete.

KTM_390_DUKE_2017_08
Um dos destaques tecnológicos do modelo é pode “espelhar” o celular no grande painel de instrumentos
KTM_390_DUKE_2017_07
Esguia e bonita, a KTM 390 Duke deve atrair um público mais jovem

Evolução no motor e ciclística

Reconfigurado para atender as normas antipoluição europeia, o motor da 390 Duke oferece ainda mais torque e potência. O monocilíndrico, DOHC (duplo comando no cabeçote), de 373,2 cm³ de capacidade gera 44 cavalos. A potência máxima é alcançada a 9.000 rpm. Para se enquadrar ao Euro 4 e reduzir as emissões de poluentes, o escapamento foi alongado, cobrindo parte da roda traseira. Já o tanque de combustível teve um aumento na capacidade, que passou de 11 litros para 13,4 litros.

KTM_390_DUKE_2017_02
Esta KTM traz motor de 44 cavalos de potência máxima. Suspensão e freios foram modernizados

Houve também mudanças no sistema de freios que foi desenvolvido em parceria com a Brembo. O disco dianteiro é de 320 mm (20 mm maior que a versão anterior) com pinça de fixação radial e está aliado ao ABS – sistema Bosch 9MB de dois canais que pode ser desabilitado. Assim, segundo o fabricante, a frenagem ficou mais eficiente.

A parte dianteira da moto conta ainda com garfo invertido (upside-down) da marca WP de 43 mm de diâmetro e 142 mm de curso. Na traseira, disco simples de 230 mm de diâmetro e monoamortecedor com 150 mm de curso. Ambas as suspensões são reguláveis.

KTM_390_DUKE_2017_05
A naked da marca austríaca com com quadro em treliça feito em alumínio

Pesando 149 quilos a seco, toda a parte ciclística da 390 Duke está ancorada em um quadro de treliça (cor laranja e com subquadro pintado de branco), uma assinatura em alumínio da KTM. As belas rodas de liga leve aro 17 polegadas também trazem a cor laranja e são calçadas com pneus de perfil esportivo Metzeler M5.

KTM_390_DUKE_2017_03
Com 149 quilos à seco e boa ciclística acertada, a KTM 390 Duke oferece fácil pilotagem

A nova geração da KTM Duke foi apresentada no Salão de Motos de Milão 2016 (EICMA) e teve o início de comercialização em março na Europa. Segundo comunicado emitido pela assessoria de imprensa Dafra/KTM, “iniciaremos o desenvolvimento da versão brasileira, processo que passa por adaptações técnicas e desenvolvimento de fornecedores. Diante disso, não existe previsão de lançamento no Brasil em curto prazo”. Ou seja, a moto só deve chegar aqui em 2018.

KTM_390_DUKE_2017_04
A KTM 390 já começou a ser comercializada na Europa

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


2 × seis =