KTM 1290 Super Adventure: Aventureira Luxuosa

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KTM 1290 Super Adventure: Eletrônica sofisticada, motor “V2” de 160 cv de potência e uma vasta lista de equipamentos justificam o prefixo da KTM 1290 Super Adventure, vendida a R$ 95.000.

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KTM 1290 Super Adventure é modelo topo de linha da marca austríaca

TEXTO: Arthur Caldeira
FOTOS: Mario Villaescusa

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KTM 1290 Super Adventure: Aventureira Luxuosa

Modelo topo de linha da marca austríaca, a KTM 1290 Super Adventure é mais do que apenas uma 1190 Adventure com motor maior. Como seu nome sugere, trata-se de uma moto aventureira, porém superior e mais luxuosa. Combina o desempenho de seu V2 de 160 cv com boa maneabilidade no asfalto, habilidade off-road com conforto touring e uma série de recursos tecnológicos, que incluem suspensão semi-ativa e faróis direcionais. Importada, a 1290 Super Adventure é vendida no Brasil por R$ 95.000.

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Suspensões semiativas da grife WP garantem confiança para “deitar” nas curvas

A chave para essa versatilidade é a eletrônica. A Super Adventure traz a mesma tecnologia embarcada de motos superesportivas, como a BMW S 1000 RR, a Ducati 1299 Panigale e a Kawasaki Ninja ZX-10R. Porém, trata-se de uma moto de uso misto, capaz de rodar centenas de quilômetros no asfalto ou encarar uma estrada de terra com a mesma segurança.

Com um tanque com capacidade para 30 litros, boa proteção aerodinâmica e uma infinidade de recursos eletrônicos de segurança, a luxuosa aventureira foi criada para ser um modelo grã-turismo mais versátil. E assim encarar de frente a BMW R 1200 GS Adventure, também comercializada no Brasil por R$ 84.900.

V2 de 1.301 cm³ domado

O motor de dois cilindros em “V” a 75°, 1.301 cm³, DOHC e refrigeração líquida, é o mesmo da bestial naked 1290 Super Duke R, porém com 20 cv a menos. Mas ainda assim produz bons 160 cv de potência máxima a 8750 rpm, com mais torque em baixos e médios regimes, graças ao virabrequim mais pesado – o máximo de 14,28 kgf.m chega a 6.750 giros. Dotado de quatro modos de pilotagem, que proporcionam diferentes respostas do acelerador eletrônico e do controle de tração, incluindo os modos “Rain” (chuva) e Off-road (fora-de-estrada), que reduzem a entrega de potência.

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Motor é o mesmo V2 da Super Duke, porém amansado: tem “só” 160 cv

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Controle de tração ajuda a aproveitar o bom desempenho do motor mesmo em superfícies escorregadias

Tudo gerenciado pelo Controle de Estabilidade de Motocicletas (Motorcycle Stability Control) da Bosch. Em conjunto com os freios ABS otimizados para curvas, o sistema faz da 1290 Super Adventure uma das motos mais seguras do mundo.

Como uma boa aventureira esportiva – que mescla o conforto de uma trail com motor de alto desempenho – a KTM não faz feio. Seu motor potente e elástico oferece boa aceleração nas saídas de curva e fôlego de sobra para fazer uma ultrapassagem na estrada. O sofisticado sistema de controle de tração permite que o desempenho seja usado com segurança mesmo em superfícies escorregadias.

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Painel segue o estilo das aventureiras KTM: completo e fácil de navegar, depois que se acostuma

Peso-pesado, porém, ágil

A ciclística é igualmente digna de elogios, também ajudada pela eletrônica. A 1290 tem quadro tubular de aço e suspensão de longo curso da grife WP, uma subsidiária da KTM. Para uma moto tão completa, seu peso de 229 kg sem combustível é compreensível, mas em nada atrapalha sua habilidade para contornar curvas.

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Mesmo com 229 kg (a seco), a 1290 Adventure é ágil e precisa nas curvas

A Super Adventure recebeu o primeiro sistema de suspensão semiativa da KTM, com quatro configurações que são independentes dos modos de pilotagem. Funciona muito bem, e nota-se a diferença, principalmente no modo Conforto. Mesmo em ritmo mais forte, na pista, o conjunto firma o garfo dianteiro em frenagens mais fortes e o monoamortecedor traseiro em acelerações mais empolgadas.

A proteção aerodinâmica também contribui para a capacidade da KTM de percorrer muitos quilômetros. Bolha facetada, ajustável manualmente, garante pouco ruído e turbulência. O grande tanque de 30 litros garante uma autonomia de, pelo menos, 450 km – o consumo varia entre 15 e 17 km/litro, informou o computador de bordo.

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Bolha garante boa proteção aerodinâmica e pode ser ajustado manualmente

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Bolha facetada reduz turbulência e ruído, e aumenta conforto. Protetores de mão são de série

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KTM 1290 Super Adventure oferece conforto, autonomia e bom desempenho para longas viagens

O Cruise Control vem de série no modelo e é apenas mais um dos recursos eletrônicos desta KTM. A inovação está mesmo nos faróis direcionais: os três LEDs em cada lado da carenagem iluminam a curva assim que você deita a moto.

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Cruise Control é outro item que contribui para a vocação touring dessa aventureira austríaca

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No punho esquerdo, estão os botões para navegar no painel e alterar os controles eletrônicos

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LEDs na carenagem são direcionais: iluminam o caminho ao contornar curvas

Desvantagens? O assento é confortável e fácil de ajustar em altura (860 – 875 mm), mas inevitavelmente os pilotos de menor estatura vão ter que se esforçar em manobras mesmo na configuração mais baixa. E o preço de R$ 95.000 também é alto.

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No punho esquerdo, estão os botões para navegar no painel e alterar os controles eletrônicos

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Importada, KTM 1290 Super Adventure é vendida por R$ 95.000

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Rodas raiadas usam pneus sem câmara. Freios Brembo contam com auxílio do ABS combinado Bosch

Apesar de ser razoável para uma moto que oferece bom desempenho, refinamento, conforto, segurança e versatilidade, fica bem acima da sua concorrente alemã, montada em Manaus (AM).

Ficha Técnica - KTM 1290 Super Adventure

Motor dois cilindros em “V” a 75°, 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
Diâmetro x Curso 108,0 X 71,0 mm
Taxa de compressão 13,1:1
Capacidade 1.301 cm³
Potência Máxima 160 cv a 8.750 rpm
Torque Máximo 14,28 kgf.m a 6.750 rpm
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica
Partida Elétrica
Câmbio 6 velocidades
Embreagem Deslizante com acionamento hidráulico
Transmissão final por corrente
Suspensão Dianteira Garfo telescópico invertido (upside-down) WP com tubos de 48 mm e 200 mm de curso e semiativa
Suspensão Traseira Amortecedor WP fixado diretamente à balança, com 200 mm de curso e semiativa
Freio  Dianteiro Disco duplo flutuante de 320 mm, com pinça radial de quatro pistões Brembo e Combined-ABS
Freio Traseiro Disco simples de 267 mm com pinça de dois pistões Brembo e Combined-ABS
Rodas Raiadas com aros para pneus sem câmara – 3.50 x 19’’ (D); 5.00 x 17’’ (T)
Pneu Dianteiro 120/70- ZR19
Pneu Traseiro 170/60- ZR17
Quadro Treliça em aço cromo-molibdênio
Altura do Assento 860 mm (875 mm)
Distância Mínima do Solo 220 mm
Dimensões (C x L x A) 2.257 mm x 980 mm x 1.562 mm
Distância entre-eixos 1.560 mm
Tanque de Combustível 30 litros
Peso (sem combustível) 229 kg
Cores Branca

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Comentário Best Riders


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