Kawasaki GPZ 900R Ninja – A clássica do Top Gun

9
1244

Famosa, clássica e a verdadeira protagonista do filme Top Gun: Kawasaki GPZ 900R Ninja

1620468_691164740945449_539492493_n

Foto Divulgação.

Kawasaki GPZ 900R Ninja – A clássica do Top Gun

Desenvolvida após o sucesso da Z1, a Kawasaki GPZ 900R Ninja teve que saltar alguns obstáculos técnicos para chegar tão longe! Um dos desafios foi o de como fazer para lidar de forma eficaz com a temperatura extrema por conta do alto desempenho. A onda de calor gerada era tão forte, que chegou a comprometer algumas peças vitais da motocicleta. Logo os engenheiros viram que a tecnologia usada na Z1 do motor refrigerado a ar, não ia permitir que a equipe criasse um modelo com alto desempenho como eles queriam.

”Um motor com refrigeração líquida é a resposta!”. Essa declaração mudou totalmente o rumo do desenvolvimento e eles puderam seguir em frente, encarando novos desafios. Com o desenvolvimento do motor de 4 tempos, 4 cilindros em linha, 908cc e com refrigeração líquida, foi desenvolvida a Kawasaki GPZ 900R Ninja.

Kawasaki GPZ900R 87

A 900R Ninja foi desenvolvida com sistema de 4 válvulas, DOHC, potência máxima de 150cv aos 9.500 RPM, 6 velocidades, quadro de ferro, quadro de berço duplo, suspensão dianteira garfo com 140mm de curso, suspensão traseira monoamortecedor Uni-Track, pneu dianteiro 20/80-16 e pneu traseiro 130/80-18, freio dianteiro disco duplo, freio traseiro disco simples, 1.425mm de distância entre-eixos, 135mm de distância entre o solo, 760mm de altura do assento, capacidade do tanque de 22 litros e peso em ordem de marcha de 257 kg. A GPZ 900R Ninja fez muito sucesso, mas na época não foi importada para o Brasil.

Além de toda a fama que ganhou, a GPZ 900R Ninja foi a verdadeira protagonista do filme ”Top Gun- Ases Indomáveis”, lançado em 1986 e estrelado por Tom Cruise, que aparece pilotando uma 900R.

topgun1ov2.4582

O filme Top Gun virou ícone e referência no quesito ”filme de ação”. O tema principal do filme é a juventude, rebeldia, aeronáutica, liberdade e uma excelente trilha sonora. O roteiro é bem clichê: um final facilmente previsível, mas com excelentes cenas aéreas e envolve um romance morno e açucarado.

tomcruise

Em várias cenas, o jovem Maverick (Tom Cruise) aparece pilotando a motocicleta, mas a cena emblemática é o momento que ele, pilotando a moto, acompanha a decolagem da Mig-28, um caça da marinha americana. Uma excelente demonstração da potência da 900R!

46Paramount_Chk_sz_800

Diz a lenda que a Paramount ofereceu uma parceria publicitária com a fábrica japonesa em troca de duas motos. A Kawasaki não se interessou pela proposta, mas mesmo assim a Paramount fechou a compra, tendo que descaracterizar as motos. Eles repintaram o modelo com as cores contrárias – onde era vermelho, passou a ser preto e vice-versa -, retiraram o nome da marca e do modelo e para completar, colaram uma série de adesivos alusivos às equipes de pilotos de caça da marinha dos Estados Unidos.

Temos ai a união perfeita de dois clássicos dos anos 80: A Kawasaki GPZ 900R Ninja com o filme Top Gun!

Top Gun (vídeo)

Relembre algumas cenas onde o Tom Cruise aparece pilotando a Kawasaki GPZ 900R Ninja no filme ”Top Gun – Ases Indomáveis”

9 COMENTÁRIOS

  1. Show de moto! Sonhava em ter uma quando era criança quando passava o filme, não tenho uma até hoje, pelo menos ja consegui a mulher kkkkkkk Parabéns pela matéria

  2. O interessante da internet é isso: ” uma pesquisinha no google e os caras viram especialistas em motos, aviões e tudo o mais!”…. hehehehehe

    • Perfeito, a aeronave decolando é um F-14 TomCat.
      O nome MIG 28 é fictício, pois as denominações da MIG são em números ímpares:
      MIG 27, MIG 29 e etc…

    • Olá! MiG na verdade é o prefixo de Mikoyan-Gurevich, que é uma indústria russa fabricante de aeronaves de porte militar. O nome MiG-28 é fictício usado somente no filme Top Gun. A máquina na verdade é um F-5 Tiger.
      Obrigado pelo comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


+ 9 = treze