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Kawasaki ER-6n: Dupla Personalidade

Em maio do ano passado a Kawasaki apresentou a nova ER-6n. Em um primeiro contato, o que mais impressiona é o visual. O que era belo ficou ainda mais bonito.

Kawasaki ER-6n: Dupla Personalidade

Kawasaki ER 6n 4 Kawasaki ER 6n: Dupla Personalidade
Fotos: Edgar Rocha

Já considerava o modelo, um belo exemplar de uma naked de linhas modernas, bem resolvidas e harmoniosas, mas desta vez os designers japoneses se superaram, e as mudanças realizadas na Kawasaki ER-6n deixaram seu visual mais atual, com um estilo marcante, agressivo e bem diferenciado de suas concorrentes.

kawasaki er 6n 2011 Kawasaki ER 6n: Dupla Personalidade

Kawasaki ER-6n 2011

Em uma rápida olhada, vemos que o quadro foi totalmente redesenhado e está mais estreito e curto na parte traseira, o assento agora é bipartido, mais fino que no modelo anterior, com mais espuma para o garupa e apoio para o piloto, que ficou 2 cm mais alto.

Rabeta alongada

Kawasaki ER 6n nova Kawasaki ER 6n: Dupla Personalidade

Kawasaki ER-6n 2012

A rabeta foi alongada, fazendo com que o conjunto fique mais delgado. O tanque foi deslocado um pouco para frente e também ficou mais estreito, ganhando um acabamento plástico na cor preto fosco em sua dianteira. Apesar desse estreitamento, não perdeu capacidade, ao contrário, ganhou mais meio litro, ficando com 16 litros no total.

Novo painel

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Um novo painel bem completo, de melhor visualização e novas funções, também faz parte das modificações incorporadas no modelo 2013. Diferentemente da versão anterior, a posição do conta-giros foi invertida com o velocímetro, que passou a ser digital. Outros pontos com significativas mudanças são o moderno conjunto ótico, o para-lama com novo design e o spoiler do motor que foi alongado.

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Entre as nakeds de sua categoria, ela se posicionou em terceiro lugar na preferência dos consumidores, com um volume de vendas em 2012 em torno das 1.200 unidades, perdendo a segunda posição para sua irmã maior, a Z750.

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Bem, além do belo visual “urbano agressivo” e um excelente acabamento, o que faz esta moto ser tão desejada e querida pelos consumidores? Essa resposta só conseguimos ter no momento em que andamos na Kawasaki ER-6n.

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A moto “veste bem” e vemos isso na posição de pilotagem que privilegia o conforto e permite grande maneabilidade. Parece ter sido projetada para que se tenha em uma posição natural e confortável, alem de uma relação ideal entre o estreito guidão (20 mm mais largo e alto que a versão anterior), assento e pedaleiras, três pontos que ditam as regras da ergonomia sobre duas rodas.

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Achei que a posição de pilotagem seria bem agressiva e que ficaria “trepado” no guidão, como em sua irmã Kawasaki Z750, mas isso não ocorreu. A pilotagem se faz sem esforços nem sobrecarga nos braços, e graças a isso, pode-se viajar por longas distâncias, ficando apenas vulnerável à autonomia e a total falta de uma proteção aerodinâmica. Ok, eu sei, a moto é uma naked, mas um defletor de ar ou uma pequena bolha já ajudaria bastante.

Kawasaki ER-6n

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Apesar de ser um modelo intermediário, possui medidas e agilidade de uma moto de menor cilindrada, o que faz dela versátil e ideal para iniciantes. Já a sua performance e comportamento se assemelham a de uma moto maior.

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Seu compacto motor “ronrona” suave e se mostra macio, forte e com respostas rápidas. Trocando as marchas aos 4.000 giros, ele apresentou muita docilidade e um desempenho amigável e suficiente para quem gosta de agilidade. Isso se deve à nova programação da ECU feita no modelo 2013.  A injeção é muito bem calibrada e em qualquer marcha sentimos muito fôlego e disposição do motor, quando solicitado.

Desempenho amigável

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Já tinha me dado por satisfeito, pois não sou de esticar as marchas e fazer o motor girar muito alto, mas confesso que fiquei curioso e me perguntei : “Se aos 4 já está bom, por que será que a faixa vermelha começa aos 10?”.

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Bem, vocês já sabem o que aconteceu. Comecei a esticar as marchas e trocar bem acima dos 5.000 rpm e o ronrono do bicilíndrico em linha de 649 cm³, DOHC de 8 válvulas, se transformou em rugido. Toda a docilidade de uma moto de iniciante ficou para trás dos 4.000 rpm e acima disto, a ER6N mostrou seu DNA de moto de alta performance.

É entusiasmante a forma com que o motor cresce forte, o escape ronca grosso e o giro sobe rápido. Comecei a imaginar como seria prazeroso realizar um track day nesta moto, como seria utilizá-la em condições propicias para manter sempre o giro alto, perto dos 7.000 rpm, onde se obtém seu torque máximo e se usufrui todo os  seus 72,1 cavalos.

Kawasaki ER 6n 6 Kawasaki ER 6n: Dupla Personalidade

Comecei a entender melhor o comportamento desta naked que parecia “comer na mão” e que bastou girar mais o acelerador para mostrar seu outro lado.

O conjunto geral é excelente com um câmbio preciso, chassi com rigidez sob medida, suspensões bem calibradas e potentes freios. No quesito suspensões, diria que está um pouco mais rígida do que julgo ideal para uso urbano, mas só entendi o porquê desta calibragem, depois que tive contato com o outro lado de sua personalidade.

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O que me pareceu um pouco duro em baixa rotação e durante o uso urbano, se mostrou bem eficiente, estável e transmitindo pouco das imperfeições do piso em alta.

Os freios que pareciam ser superdimensionados, com dois discos dianteiros de 300 mm e um disco traseiro de 220 mm, todos em formato de pétala, garantem excelente capacidade de frenagem e demonstraram ser bem eficientes e precisos quando utilizados em altas velocidades e em frenagens mais enérgicas.

Kawasaki ER 6n 5 Kawasaki ER 6n: Dupla Personalidade

Quanto ao ABS, o qual considero fundamental, o da Kawasaki ER-6n se mostrou bem calibrado, com pouca trepidação no pedal e com o “timing” de entrada bem acertado.

O consumo se manteve perto dos 21,7 km/l, segundo o utilíssimo computador de bordo que ainda possui as funções: consumo instantâneo e autonomia. A novidade é o indicador Eco, que indica a tocada mais econômica. Pena que o botão para a troca de funções não fica no punho esquerdo, isso facilitaria muito o acesso as informações.

Kawasaki ER 6n 2 Kawasaki ER 6n: Dupla Personalidade

Em toda a moto você percebe que a Kawasaki se preocupou em deixar a ER-6n bem completa e com soluções práticas, algumas delas que só costumamos ver em motos de maior cilindrada. A riqueza dos detalhes vai desde o chassi, escape, manetes com regulagem de distância, ganchos sob o assento do garupa, a perfeita junção dos plásticos e os diversos tipos de acabamento e suas texturas.

Os pontos que não gostei foram o acionamento do computador de bordo fora do punho, a necessidade de utilização de ferramenta para regulagem da pré carga da mola traseira e a falta de alguma proteção aerodinâmica.

Kawasaki ER 6n 1 Kawasaki ER 6n: Dupla Personalidade

De resto, não tem como não se apaixonar por uma moto tão versátil e bela como a Kawasaki ER-6n. Sim, gostei muito do conjunto geral e acho que cada componente (motor, chassi, freios, suspensões, equipamentos) cumpre bem o seu papel, de tornar a ER-6n uma excelente opção para quem deseja agilidade na cidade e adrenalina nas pistas.

Tabela Teste Avaliação ER 6n Edgar1 Kawasaki ER 6n: Dupla Personalidade

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Kawasaki ER-6n: Dupla Personalidade, 4.6 out of 5 based on 17 ratings

  1. marcelo fernandes Responder

    Parabéns pela matéria.A moto é tudo isso mais um pouco.Resumi-la em uma palavra é difícil,mas acho que seria VERSÁTIL.Perfeita para iniciantes mas definitivamente não é moto de tiozão,virou o acelerador,acha.
    E apresenta bom conforto para o garupa também…

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  2. Márcio Responder

    Primeiramente Parabéns pela matéria, sou apaixonado por motos..sempre tive motos com 500CC over…mas atualmente uso uma twister 250 diariamente.Estou louco para pegar uma 600cc e ainda estou com dúvidas..entre a Yamha Xj-6 N ou a Kawa ER-6 N… já tive BI e 4 cilindros…mas ainda não testei essas duas motos..uso diariamente e pego estrada 80 % qual moto vc me indica?? obrigado.

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  3. TCBR Responder

    A KAWASAKI é uma das melhores empresas em motores, logistica e marketing, portanto ai vai meu recado: KAWASAKI lança uma moto DECENTE e com preço DECENTE por até R$ 20.000,00!! EXEMPLO: NINJA 400 e uma NAKED de 400-600 cc!!

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  4. Wilker Responder

    Parabéns pela excelente matéria.

    A ER6-N é um show a parte. Realmente a vinda da Kawasaki para o Brasil só veio a engrandecer e nosso mercado com produtos de excelente qualidade. Moto Versátil, na medida.Não sobra nem falta nada. Creio que seja moto ideal para quem sai das 250/300 CC e quer uma moto maior.

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  5. Marcio. Responder

    Show de Matéria…

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  6. Tiago T Responder

    Edgar obrigado mais uma vez. Realmente não havia pensado em contar a periodicidade das revisões na compra. Excelente dica! E vc que teve oportunidade de mais do que um test drive, com qual ficaria? (obs.: acho que sua média esta errada não? Olhando por cima os números, pela sua avaliação, não seria mais próxima de 9 ou um ligeiramente abaixo?)Abco

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    • Best Riders Responder

      Obrigado pelo comentário, Tiago.
      Realmente, houve um equívoco na hora de tirar a média do Uso Diário, foi usado o peso errado. Em vez dos 15%, foi usado 25%.
      Já vamos arrumar!

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  7. José Mesquita Responder

    Amigo Edgar!
    Parabéns pelo texto e fotos, gosto muito da Kawa e acredito que os motociclistas deveriam ter “melhores olhos” para as bi-cilíndricas. Temos excelentes opções.

    Também conheço o trajeto das fotos…rs. Muito bom!

    Abraços.

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    • Edgar Responder

      Olá José,
      Obrigado pelo seu comentário. Fico feliz que tenha gostado da matéria.
      Realmente existe um grande preconceito com as bi-cilíndricas, que pouco a pouco tem sido superado, principalmente após um test-drive.
      O trajeto é bem legal e pode ser feito com qualquer tipo de moto. Apenas o trecho sobre a represa é de terra, o resto é asfalto.
      Grande Abraço
      Edgar

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  8. Tiago Responder

    Edgar, parabens pelo texto e pelas fotos! O video tambem foi um diferencia. So faltou o ronco!
    O design dela realmente eh arrebatador e, pra mim, um dos mais bonitos do mercado. Acabei de ler seu teste da F800 R. Genial sua solucao para os problemas da vida! hahahah. Mas se fosse escolher, racionalmente (se eh q eh possivel ser racional nessas horas hehe) com qual ficaria? Estou nesta incrusilhada. 1a moto, 165m para passeios de fim de semana tambem com a patroa e talvez algumas esticadas mais longas 300 – 400km no futuro.. O que vc acha

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    • Edgar Responder

      Obrigado pelo seu comentário.
      Você tem razão, fiquei devendo o ronco da ER6N. No próximo teste vou tentar fazer um vídeo com a moto em movimento.
      As linhas da ER6N são mais agressivas e modernas que da F800R, mas isso não diminui em nada a bi-cilíndrica da marca Bávara.
      Justamente nesta hora é que você deve ser racional. Tem que escolher a moto ideal para você, levando em conta muitos fatores, alem do design e preço. Em primeiro lugar e mais importante, procure fazer um test-drive em alguma revenda da marca. Depois verifique o preço do seguro e das peças de reposição (pastilhas, filtros relação, etc..). Por ultimo verifique o preço e periodicidade das revisões.
      A forma não pode ser mais importante que a função, por isso experimente e teste as motos antes de comprar e leve sua garupa, pois a opinião dela também conta nesta hora.
      Grande abraço
      Edgar

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  9. Alexandre Responder

    Excelente teste do mês com essa Kawa… Meu próximo sonho de consumo… parabéns a equipe BestRiders…

    Ps: Essas fotos são na estrada de uma represa em Votorantim? não é?

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    • Edgar Responder

      Olá Alexandre,
      Fico contente que tenha gostado do teste da Kawasaki ER6N, realmente a moto é muito boa e espero que adquira a sua o mais breve possível.
      Você esta certo, andei com ela na Estrada Municipal Votorantim – Piratuba e as fotos foram tiradas sobre a represa Itupararanga.
      Obrigado e um grande Abraço
      Edgar

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