Indian Chief Classic: Cacique à moda antiga

0
418

A Indian Chief Classic oferece design clássico, motor torcudo, suspensões macias e freios ABS.

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_07
Concorrente direta da Harley-Davidson Fat Boy, a Chief Classic esbanja linhas clássicas

TEXTO: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

S1000RR

Indian Chief Classic: Cacique à moda antiga

Representante fiel do estilo retrô, tendência que vem ganhando adeptos em todo o mundo, a Indian Chief Classic chega ao Brasil com design clássico, quadro e balança em alumínio, acelerador eletrônico, piloto automático, sistema de freios ABS e um torcudo motor de dois cilindros em “V” de 1.811 cm³. Desnuda de adereços, e até de assento para o garupa -, o chefe da tribo custa “salgados” R$ 79.990.

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_09
Desnuda, a Indian Chief Classic é representante fiel do estilo retrô

Com 2.630 de comprimento e 341 Kg de peso (a seco), a Chief Classic não impressiona só pelo porte, mas principalmente por seu estilo clássico, inspirado nos modelos da década de 1940, evidenciado pelos paralamas que cobrem quase que totalmente as rodas e pelo parrudo tanque de combustível (20,8 litros).

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_01
Seu estilo clássico foi inspirado nos modelos Indian da década de 1940
INDIAN_CHIEF_CLASSIC_14
O paralama envolvente esconde a balança de alumínio, o monoamortecedor e o disco de 300 mm

Outra característica marcante desta cruiser é a altura do assento, a 660 mm do solo, que confere facilidade para fazer manobras em baixas velocidades. Além do guidão, que deixa o braço do motociclista semiflexionado, ou seja, oferece conforto numa longa tocada.

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_08
Como diferenciais, cabos passando por dentro do guidão e chassi fabricado em alumínio

Coração valente

O coração desta Indian é o “V2” batizado de Thunder Stroke 111. Este motor de 1.811 cm³ de capacidade cúbica gera impressionantes 16,48 kgf.m de torque máximo já a 3000 giros. Pena que a potência não é divulgada pela Indian. Com motor e câmbio (de seis velocidades) fazendo parte do mesmo bloco, a vibração gerada pelo conjunto é menor.

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_11
O V2 da Indian Chief Classic gera impressionantes 16,48 kgf.m de torque máximo a 3.000 giros

A arquitetura do propulsor é praticamente a mesma utilizada nas primeiras Chief construídas na década de 1940. Porém, o V2 traz materiais atuais e adota novas tecnologias como, por exemplo, a injeção eletrônica de combustível.

Na estrada, rodando em sexta marcha, a velocidade e a faixa de rotação crescem de forma progressiva e com entrega bastante linear: 100 km/h a 2.300 rpm, 110 km/h a 2.550 rpm, e 120 km/h a 2.800 rpm, já bem próximo da faixa de torque máximo. Na prática, a Chief Classic é feita para rodar com suavidade.

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_02
A 120 km/h, a Chief Classic já está bem próximo da faixa de torque máximo, que é de 3.000 rpm

Não é preciso ficar reduzindo marchas, basta dosar o acelerador. Na rodovia, o consumo médio foi de 18 km/l. Na estrada, a cruiser americana roda com bastante desenvoltura, contorna bem curvas, sempre aproveitando o torque de seu motor V2.

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_03
A cruiser americana roda com bastante desenvoltura e contorna bem curvas

Suspensões macias

O que mais impressiona quando a moto está em movimento é o bom trabalho do conjunto de suspensões. De longo curso e copiando bem as irregularidades do terreno, a Chief Classic transmite conforto e segurança ao piloto. Na dianteira, o garfo telescópico, de 46 mm de diâmetro e dupla mola, tem bons 119 mm de curso. Na traseira, o monoamortecedor com ajuste na pré-carga da mola tem 94 mm de curso.

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_10
A moto oferece design clássico, motor torcudo, suspensões macias e freios ABS

Com sistema ABS de série, o conjunto de freios tem duplo disco e pinça dupla de quatro pistões na dianteira; e, na traseira, disco simples flutuante com pinça de dois pistões. Os três discos contam com o mesmo diâmetro: 300 mm. O ABS aliado ao sistema bem dimensionado de freios transmite confiança ao piloto e mostrou bom funcionamento.

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_13
A dianteira conta com duplo disco de freio de 300 mm de diâmetro e sistema ABS

Três características dessa clássica Indian contribuem para o piloto ter mais conforto: o banco, que apesar de único, é bem amplo; as pedaleiras (tipo plataforma) revestidas de borracha; e os pneus com medidas generosas – 130/90 na dianteira e 180/65 na traseira – calçados em rodas de liga leve, aro 16 polegadas.

Chefe da tribo

Em geral, a Indian Chief Classic é divertida de pilotar e um dos melhores modelos da marca. Motor torcudo, suspensões e freios compatíveis, bom nível de conforto, segurança e estabilidade. E para complementar o estilo retrô que agrada a muitos: peças cromadas, faróis auxiliares e o luminoso índio na ponta do envolvente paralama. Este “cacique sobre duas rodas” não é um modelo para quem tem pressa de chegar ao destino, mas é uma moto para ser vista, admirada!

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_06
A Indian Chief Classic é uma moto divertida, confortável e fácil de pilotar

Agora, o ponto negativo é o preço da Indian Chief Classic, superior ao de sua principal concorrente, a Harley-Davidson Fat Boy, cotada hoje a R$ 69.900. Além da diferença de mais de 10% no valor, o modelo HD traz o assento para a garupa como item de série e o status de ser uma Harley.

INDIAN_CHIEF_CLASSIC_12
O banco solo da Indian Chief Classic é amplo e confortável. Faltou o assento do garupa

A centenária Indian, fundada em 1901, ainda é desconhecida do consumidor brasileiro. Sua dura missão será mostrar ao motociclista que tem qualidades para enfrentar frente-a-frente a H-D, instalada no Brasil oficialmente desde a década de 1990.

Indian Chief Classic – Ficha Técnica

Motor Dois cilindros em “V”, arrefecido a ar
Diâmetro x Curso 101mm x 113mm
Taxa de compressão 9.5:1
Capacidade 1.811 cm³
Potência Máxima n/d
Torque Máximo 16,48 kgf.m a 3000 rpm
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica
Partida Elétrica
Câmbio 6 velocidades
Embreagem Multidisco banhada a óleo
Transmissão final Correia dentada
Suspensão Dianteira Garfo telescópico com tubos de 46 mm e 119 mm de curso
Suspensão Traseira Monoamortecedor com 94 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola
Freio Dianteiro Disco simples de 300mm, com pinça de quatro pistões e ABS
Freio Traseiro Disco simples de 300mm, com pinça de dois pistões e ABS
Rodas Liga leve – 16 polegadas
Pneu Dianteiro 130/90-16
Pneu Traseiro 180/65-16
Quadro Alumínio
Comprimento 2.630 mm
Altura do Assento 660 mm
Distância Mínima do Solo 140 mm
Distância entre-eixos 1.730 mm
Tanque de Combustível 20,0 litros
Peso (a seco) 341 Kg
Cores: Preta e vermelha
Preço R$ 79.990

>>Visite a nossa loja de motos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


4 + oito =