Honda vai dobrar a produção de motos na Índia

Notícias, Últimas

india 1 Honda vai dobrar a produção de motos na Índia

Fotos: Divulgação

Quando falamos do mercado automobilístico — e aí estão incluídas as motocicletas — a Índia é hoje o segundo mercado que mais cresce, perdendo apenas para a China.

Com a economia em alta, a classe média em expansão a financiamentos mais acessíveis, em 2010 as vendas de motos na Índia cresceram 30% e, assim, chegou-se ao extraordinário número de 10,1 milhões de unidades. A exemplo de comparação, foram vendidas no Brasil, também em 2010, pouco mais de 1,8 milhão de unidades (sendo 1,4 milhão só da Honda).

Com base nisso, a Honda Motor Co. anunciou nesta quinta-feira (26), que ira investir cerca de 330 milhões de dólares (cerca de 525 milhões de reais) na ampliação da capacidade de produção de motocicletas na Índia.

india 300 Honda vai dobrar a produção de motos na Índia

Com a construção de sua terceira fábrica na Índia, a Honda terá capacidade de produzie até 4 milhões de motos por ano

Dois terços desse valor seriam investidos na construção de uma nova fábrica na cidade de Narsapuram, perto de cidade de Bangalore. O restante será destinado para a modernização da fábrica de Tapukara, atualmente em construção, que terá duplicada a sua capacidade de produção. Prevista para começar a operar em julho com capacidade para 600 000 unidades, com o novo investimento o início da operação passou para março de 2012, já com a capacidade elevada a 1,2 milhão motos/ano.

Hoje, a empresa já produz 1,6 milhão de unidades na planta de Haryana, e, segundo um funcionário da Honda em Nova Déli, com a nova fábrica de Narsapuram (que entra em operação no primeiro semestre de 2013) e a ampliação de Tapukara, a marca deverá alcançar a produção de quatro milhões de motos e scooters /ano.

Além do aumento na demanda, pesou nessa decisão estratégica da Honda o fim da joint-venture de 26 anos com a Hero Motors, que produzia parte das motocicletas comercializadas com a marca Honda no mercado doméstico indiano.

Comentário Best Riders


5 × = quarenta