Honda TT Legends aposta no sistema ABS nas corridas para 2012

0
249

Foto: Sport Rider

O ABS combinado da Honda tem impressionado muito pelo seu excelente desempenho, engenharia inovadora e habilidade de oferecer um bela resposta a frenagem. Isso porque leva o sistema eletrônico “brake-by-wire”.

Um sistema de freio inteligente, que funciona por sensores de posição – transdutores – que transmitem sinais elétricos do pedal de acionamento do freio para o módulo eletrônico de controle. Proporcionando maior segurança e conforto, a tecnologia elimina o circuito hidráulico entre o pedal e a roda e, por ser operado eletronicamente, permite controlar a aplicação da força de frenagem nas duas rodas.

O sistema já é utilizado nos aviões comerciais há um bom tempo e agora a equipe Honda TT Legends adaptou o brake-by-wire para o ABS Combinado na sua CBR1000RR. A novidade foi usada nas 24 horas de Le Mans, quarta etapa do Campeonato Mundial de Resistência, que foi disputada no último fim de semana (24 e 25).

Curiosamente, os três pilotos, John McGuinness, Cameron Donald, e Keith Amor-have  rodaram mais rápidos com a moto C-ABS do que com a moto padrão. “Certamente está em nossos planos a utilização do ABS Combinado para a próxima temporada”, disse Neil Tuxworth, chefe de equipe.

“Nosso plano sempre foi o de desenvolver o ABS durante a temporada e realizamos varios testes neste período”, revelou Tuxworth. “Agora estamos muito confiantes de que estamos prontos utilizá-lo nas corridas. Todos os pilotos estão satisfeitos com o sistema, nós não encontramos nenhum problema durante o nosso período de testes. De fato, os pilotos rodaram mais rápidos em Le Mans nas motos com o sistema do que com as que não tinham. O fato de ser uma corrida de 24 horas significa que foi um teste duro em uma condição altamente competitiva. Quanto ao desempenho eu não tenho nenhuma preucupação, mas o sistema tem mais peças que o convencional e por isso pode dar mais trabalho nos boxes no caso de danos após algum acidente. Mesmo assim é um preço pequeno a pagar, já que o C-ABS é muito, muito bom. “

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


quatro − = 1