Honda TRX 420 Fourtrax: muito mais que lazer

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2003

Honda TRX 420 Fourtrax conta com reforços para ganhar maior capacidade profissional e provar que não é apenas brinquedo de fazenda.

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TRX 420 Fourtrax é pau para toda obra

TEXTO: Roberto Brandão Filho / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

S1000RR

Honda TRX 420 Fourtrax: muito mais que lazer

O mercado brasileiro de ATV´s (quadriciclos) ainda é muito pequeno, sendo que seus consumidores atuais focam no seu uso para o lazer. Só como comparação, nos Estados Unidos, principal mercado de ATV´s do mundo, vende-se em média 500 mil unidades/ano, que são usadas principalmente para o trabalho.

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Novo quadriciclo tem a missão de oferecer um veículo de trabalho mais barato e mais prático

Afim de mostrar que esse é um mercado com futuro no Brasil, principalmente entre os pequenos produtores rurais, a Honda lançou no País o quadriciclo TRX 420 Fourtrax em sua terceira geração. Remodelado, o modelo mostrou ser uma boa opção para quem quer substituir equipamentos pesados e caros como, por exemplo, tratores. Um veículo menor, mais barato, capaz de ter diferentes utilidades com uma gama de implementos pode até ajudar a aumentar a produtividade.

Produzido em Manaus (AM) é oferecido pela Honda em duas versões.  O modelo topo de linha traz como diferencial um novo painel de instrumentos digital contendo informações importantíssimas para este tipo de veículo, como horímetro, que marca seu tempo de uso e aviso de manutenção.

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O Honda TRX 420 Fourtrax pode ser encontrado nas versões TM e FM

Honda TRX 420 Fourtrax: Capacidade profissional

A terceira geração do quadriciclo da Honda recebeu mudanças que ajudam a destacar o lado profissional do Fourtrax. As novas carenagens dianteiras – agora formadas por subpeças – trarão um menor custo de manutenção e diminuirão o tempo de reparo, segundo a Honda. Em caso de avarias, este é um ponto importante para quem precisa do veículo para seu sustento. Outra mudança nesse sentido são os faróis, agora com lâmpadas de 35 watts, que ficaram mais fortes para permitir a utilização do ATV mesmo quando o dia acaba.

Para dar conta do trabalho duro que se propõe a fazer, o TRX 420 Fourtrax conta com um novo chassi de duplo berço fabricado em aço de alta resistência segundo a Honda. O conjunto de suspensões também recebeu alguns ajustes para encarar a dura vida no campo. Nas rodas dianteiras, suspensões independentes de cada lado com amortecedores de dupla ação do tipo “double wishbone”.

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Suspensões dianteiras independentes do estilo “duple wishbone” ganharam mais curso: agora são 170 mm

Na traseira, monoamortecedor que, de acordo com a fabricante, melhora a distribuição de peso, principalmente quando há algum implemento acoplado ao reboque. O conjunto oferece curso de 170 mm, 10 mm a mais que a versão anterior, o que garante maior capacidade de absorção de impactos e de transposição de obstáculos. Capaz de carregar bastante peso, o Fourtrax é equipado com bagageiro dianteiro, que pode transportar volumes de até 30 kg, e traseiro, com peso limite de 60 kg. Além disso, o quadriciclo japonês suporta 220 kg de capacidade de carga e pode rebocar até 385 kg.

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Monoamortecedor traseiro centralizado garante melhor distribuição de peso com implementos no reboque
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No bagageiro traseiro, o ATV da Honda é capaz de carregar 60 kg e, ao total, 220 kg de carga

Honda TRX 420 Fourtrax – Forte motor

O propulsor da terceira geração do TRX 420 Fourtrax, apesar de ter a mesma arquitetura do seu antecessor; motor OHV monocilíndrico 420cc, 4 tempos, com arrefecimento líquido e sistema de injeção eletrônica PGM-FI; sofreu alterações no corpo da borboleta e também no sistema de escape, que permitiram um aumento da potência e torque máximos. O motor agora produz 26,9 cv a 6.250 rpm, com torque de 3,4 kgf.m a 5.000 rpm, contra antigos 26,5 cv aos 6.500 giros e 3.09 kgf.m de torque a 5.500 rpm. Com o aumento da potência gerada, o novo alternador ampliou a capacidade de geração de energia em até 21%, assegurando a possibilidade de conectar mais acessórios, como, por exemplo, carregar um celular ou plugar o GPS. O tanque de combustível foi ampliado e agora tem capacidade para 14,4 litros.

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Motor monociclíndrico, OHC de 420cc ganhou retoques e agora é capaz de gerar 26,9 cv e 3,4 kgf.m

“No início das vendas do produto no país, lá trás, em 2002, o uso era quase que 100% para o lazer. No entanto, com o passar dos anos, o consumidor começou a compreender o lado profissional do quadriciclo e, com isso, a procura pelo produto e as vendas também aumentaram. Os trabalhadores, principalmente rurais, começaram a perceber que um ATV é capaz de chegar a locais de difícil acesso, onde máquinas pesadas não chegam, custam menos e são mais versáteis”, disse Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Honda.

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Câmbio seletor de tração pode ser alterado em movimento, garantindo força e diversão

Honda TRX 420 Fourtrax e seus diferentes usos

A versão FM (4×2/4×4), conta ainda com um avançado sistema de seleção de tração (Trax Lok System), que alterna de forma fácil e rápida para 4×2 ou 4×4, dependendo do tipo de terreno e uso. Para o trabalho, a 4×4. Para o lazer, a 4×2. Apresenta ainda um diferencial dianteiro autoblocante dotado de sensor de torque e limitador de deslizamento, garantindo estabilidade em qualquer tipo de terreno.

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O lado divertido do TRX 420 Fourtrax fica mais acentuado quando utilizado no modo 4×2
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Apesar de não ser voltado para o uso esportivo, o ATV da Honda é capaz de completar até saltos

No campo do trabalho, algumas empresas já estão se preparando para suprir a demanda gerada pelo uso de quadriciclos. É o caso da Moldemaq (www.moldemaq.com.br), de Jaraguá do Sul (SC), que já desenvolveu implementos como roçadeira, carreta e lâmina niveladora.

No entanto, a própria Honda já adaptou alguns modelos com outras utilidades como, por exemplo, o ATV dos bombeiros do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), totalmente equipado para resgate .

Honda TRX 420 Fourtrax – Ficha técnica

Motor OHV, monocilíndrico 4 tempos, refrigeração líquida
Capacidade cúbica 420 cm³
Potência máxima (declarada) 26,9 cv a 6.250 rpm
Torque máximo (declarado) 3,4 kgf.m a 5.000 rpm
Câmbio Cinco marchas + Ré
Transmissão final Eixo-cardã
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Berço Duplo
Suspensão dianteira Double Wishbone com 170 mm de curso
Suspensão traseira Tipo “Trailing” concebido para tração de reboque (monoamortecedor) com 170 mm de curso
Freio dianteiro Dois discos de 156 mm de diâmetro
Freio traseiro a tambor de 160 mm de diâmetro
Pneus AT 24 X 10-11 (sem câmara – diant.)/ AT 24 X 8-12 (sem câmara – tras.)
Comprimento 2.103 mm
Largura 1.205 mm
Distância entre-eixos 1.268 mm
Distância do solo 183 mm
Altura do assento 856 mm
Peso em ordem de marcha Não Disponível
Peso a seco 247 kg (4×2) /263 kg (4×4)
Tanque de combustível 14.7 litros
Cor Vermelha e Verde

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