Honda SH 300i quer motoristas classe “A”

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Novo Honda SH 300i: com preço que deve variar entre R$ 23.000 e 24.000, scooter traz “chave inteligente” e freios ABS de série.

TEXTO: Cicero Lima/ Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

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Honda SH 300i quer motoristas classe “A”

Uma das atrações da Honda no Salão Duas Rodas 2015, o scooter SH 300i chamou atenção dos visitantes pelo seu porte avantajado, rodas de 16 polegadas e iluminação de LEDs. Os usuários de scooters tinham duas perguntas na ponta da língua: quando vai chegar e quanto vai custar. A resposta à primeira pergunta já foi dada pela fábrica nesta semana. O SH 300i chega às lojas até o final deste mês de março, mas o preço sugerido só deverá ser revelado em 8 de março. Segundo o supervisor de planejamento de novos produtos da Honda, Hayato Ikejiri, “não deverá passar dos R$ 24.000”.

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O scooter SH 300 usa quadro tipo underbone em tubos de aço

Assustou-se com o preço? Pois bem, de acordo com a Honda, o novo produto não se destina a maioria dos motociclistas. “Seu público alvo é o usuário de automóvel e integrante da classe A”, explicou Ikejiri, durante a apresentação do SH 300i. E para agradar esse “novo” público, o scooter traz uma série de equipamentos conhecidos dos motoristas como freios ABS, chave smart key e câmbio automático.

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Não existe miolo para chave, para liberar a ignição usa-se o sistema de aproximação smart key

Caro e imponente

Equipado com rodas de 16 polegadas e um enorme para-brisa o SH 300i é imponente. Seu monocilíndrico de 279,1 cm³ tem quatro válvulas e arrefecimento líquido. Capaz de produzir bons 24,9 cv de potência máxima a 7.500 rpm. Mas o destaque fica para o torque disponível desde baixos regimes – o máximo é de 2,59 kgf.m a 5.000 rpm. “Entre 2.000 e 3.000 giros o motor já oferece 80% do torque máximo”, revelou Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Honda.

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Rodas de 16 polegadas usam pneu 110/70 na dianteira e 130/ 70 na traseira

Antes de rodar, valeu um passeio com os olhos para notar o bom acabamento do novo scooter, que virá da Itália, mas será montado em Manaus (AM). Foi preciso se familiarizar com o sistema de ignição “smart key”. Basta se aproximar com o chaveiro que é possível apertar o botão que libera desde o guidão (se estiver travado) até abertura do banco, e claro, a ignição do motor. O chaveiro ainda oferece um sinal para localizar o scooter, basta um click que o SH 300i emite um sinal sonoro. Semelhante a muitos carros.

Primeiras impressões

Infelizmente, o test-ride aconteceu debaixo de muita chuva. Se por um lado prejudicou os fotógrafos e as imagens, foi propício para testar a eficácia da bolha e o funcionamento do sistema de freios ABS. O piloto rodou tranquilamente sem se molhar, embora o tamanho do para-brisa cause certo incômodo nos primeiros quilômetros. Já os freios ABS foram testados em meio a trechos esburacados e com lama. O piloto sente as oscilações nas mãos enquanto o ABS atua de forma independente no disco dianteiro ou traseiro, evitando que as rodas travassem no piso escorregadio.

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A bollha oferece excelente proteção, mas causa estranhamento no primeiro contato

Com uma aceleração vigorosa, o SH 300i atinge os 100 km/h em cerca de dez segundos. A velocidade máxima, no painel, foi de 140 km/h, sem que o scooter apresentasse oscilações, mantendo-se estável e confortável.

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O assoalho plano é um trunfos do SH 300 para facilitar a vida do piloto
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Retomada de velocidade de 60 para 100 km/h foi feita em oito segundos

Alto, exige perícia do piloto nas manobras em baixa velocidade. Porém, ao rodar, seu entre eixos curto (1.438 mm) e o baixo centro de gravidade são os grandes responsáveis pela sua agilidade – sinal de que o SH 300i deve rodar com desenvoltura em meio ao trânsito travado das grandes cidades.

Seu tanque de combustível tem capacidade para 9,1 litros (gasolina) e, segundo a empresa, sua autonomia pode chegar aos 300 quilômetros. Sob o assento há espaço para um capacete fechado e outros pequenos objetos. Um pequeno porta-luvas e um gancho para sacolas e bolsas complementam a praticidade para transportar suas tralhas. O SH 300i ainda traz de série descanso lateral e cavalete central, o que facilita na hora de estacionar os 162 kg (a seco).

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Sob o banco há espaço para um capacete fechado e acesso ao tanque de combustível
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Cavalete central e lateral facilitam na hora de estacionar o SH 300i
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Muita estabilidade nas curvas e autonomia de até 300 km

Seu painel tem três mostradores analógicos: um velocímetro ao centro, com um marcador de combustível à direita e a temperatura do líquido de arrefecimento, à esquerda. Logo abaixo, uma pequena tela de LCD traz informações do computador de bordo, como os hodômetros, consumo total e parcial. A novidade é o aviso “oil change”, que informa os intervalos de trocas de óleo (primeira com 1.000 km e as próximas a cada 12.000 km) e manutenção.

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Painel tem informações de consumo de combustível e aviso de troca de óleo

O sistema de transmissão é outra atração para quem está acostumado aos carros automáticos. Nada de trocas de marchas ou manete de embreagem, basta acelerar que o câmbio do tipo CVT altera a abertura das polias. Enquanto o motor ganha giros a correia dentada transmite o giro para a roda traseira, sem trancos ou solavancos. A manutenção da correia tem de ser feita aos 40.000 km.

Lâmpadas em LED estão presentes nas lanternas, setas e farol garantindo uma iluminação branca que se destaca da maioria das motos e outros veículos.

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Estiloso o SH 300i usa farol em LED que o destaca dos outros veículos nas ruas

Mercado

Voltado para um público mais abonado, a expectativa da Honda é comercializar 1.000 unidades por ano. O SH 300i estará disponível nas concessionárias no final de março nas cores branca perolizado e cinza metálico. O modelo tem três anos de garantia sem limite de quilometragem e a Honda oferece sete trocas de óleo grátis, quando feitas na concessionária.

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O SH 300i virá nas cores branco perolizado e cinza metálico

Longe de serem populares, são poucos os modelos de scooters de média cilindrada disponíveis no Brasil. Na faixa de 300 cc, havia apenas o Dafra Citycom 300i, que teve 2.581 unidades emplacadas em 2015, e foi atualizado com um motor maior e mais potente para este ano, passando a custar R$ 18.490. Uma bela diferença para o novo SH 300i, destinado a um público classe “A” que queira deixar o carro na garagem e evitar os congestionamentos. Resta saber se esse consumidor está disposto a pagar caro por isso.

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