Honda RC30 foi como ficou reconhecida a VFR 750R, a superbike que foi considerada uma revolução entre as motos de corrida em 1987, quando foi lançada. Nesse período, a Honda fortalecia sua supremacia no desenvolvimento de motores V4.
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Honda RC30, a clássica das corridas
O saudosismo que nos acomete quando divagamos pela história das motos antigas, comparado com o que temos na atualidade, nos faz refletir o quanto as transformações ocorrem conforme novas necessidades surgem com o tempo. Se a Honda é uma marca cuja trajetória remete ao sucesso, podemos dizer que o superar-se sempre é o DNA dessa característica. A VRF 750 R foi lançada em 1987 e foi considerada uma revolução. A moto, reconhecida como RC30 pelo público, surpreendeu o conceito de superbike na época. Sendo ela derivada da RVF 750, demonstrou o grande sucesso e a supremacia da Honda quanto no desenvolvimento de motores V4.
Foi em 1988 que essa moto foi disponibilizada ao público europeu, tornando-se usual nas estradas. Seu motor V4 de 4 cilindros, com 4 válvulas por cilindro e refrigeração líquida, era montado a mão, segundo diziam, para garantir o desempenho esportivo, com 748 cc, entregava 118 cv a 11000 rpm . A Moto entrou na história dos campeonatos mundiais como TT F1.

Seu sucesso marcou até o início da década de 90, quando então, o desenvolvimento das motos de 1000 cc levou a marca a pensar em novas soluções. A estrela da Honda RC30 deixou seu legado para dar lugar a saudosa Fireblade, mas aí chegamos a outra história de sucesso. Competitividade entre as marcas e novas necessidades sempre resultarão em novidades que nos surpreendem. Já a experiência e o sucesso marcam a história, fazendo de modelos antigos verdadeiros clássicos.


Meu sonho é pilotar uma dessas.