Honda pode sair do Mundial de Motovelocidade

3
1132

motogp18Foto: Divulgação

A Honda ameaçou sair do MotoGP. Segundo a fabricante japonesa, a empresa abandonaria a sua equipe oficial na principal competição de motovelocidade do mundo caso a Dorna, promotora do evento, obrigue os times a usarem um sistema de ignição e injeção eletrônica (ECU, em inglês) padronizado.

A Dorna defende muito a mudança para um único sistema de controle eletrônico, a fim de cortar custos e nivelar o desempenho  entre as motos, especialmente com relação às das equipes de fábrica. A montadora japonesa, entretanto, é uma das vozes mais críticas e contrárias à adoção dessa unidade padrão.

A atual campeã da categoria é a opositora mais veemente da ideia e avisou que considera deixar a categoria caso o plano avance. “Se Carmelo Ezpeleta [presidente da Dorna] seguir adiante com sua decisão de forçar um controle sobre a injeção eletrônica e o limite de rotações, então a Honda deve se retirar da MotoGP”, reiterou o chefe da equipe, Shuhei Nakamoto, em entrevista.

Yamaha e Ducati concordam conosco, assim como a Suzuki [que cogita retornar ao Mundial em 2014]. A responsabilidade é de Ezpeleta, é uma decisão dele”, completou.

Ezpeleta admitiu que o projeto de um sistema padronizado e obrigatório de ECU está em avaliação para 2014 e afirmou que a situação deve ser discutida com os times neste fim de semana, quando se disputa o GP do Japão, 15ª etapa da temporada.

“Eu quero que a MotoGP siga o modelo da Moto3. Essa ideia de ECU padronizada, assim como outras, estão em discussão para 2014. Logo vamos para Motegi, onde tenho alguns encontros importantes com os japoneses. Estou otimista: vamos encontrar uma solução boa para todos”, assegurou.

3 COMENTÁRIOS

  1. Acompanho o motoGP desde 2007, e sinceramente?! Ficaria até melhor se a honda vazar, até abririam as portas pra KTM e BMW na categoria rainha, já pensaram?

  2. Seria interessante pois ressaltaria o talento e habilidade dos pilotos, mas acho que de certo modo tambem tornaria o avanço na tecnologia dos motores mais lento; nao tem porque investir pesado em motores se a ECU vai limitar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


× 7 = trinta cinco