Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

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Honda PCX: o scooter mais vendido do País nasceu para rodar na cidade, porém muita gente o utiliza na estrada. Rodamos 1.300 km para ver como ele se sai fora do seu habitat natural.

PCX scooter Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

O scooter é confortável para o garupa que conta com alças de apoio e pedaleiras retráteis

Texto: Cicero Lima/ Agência INFOMOTO
Fotos: Ricardo Jaeger/Agência INFOMOTO

temos fireblade Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

Urbano, Honda PCX encara a estrada

Os scooters são práticos, econômicos e divertidos no uso urbano. Embora tenha sido projetado para rodar na cidade, esse tipo de veículo é bastante utilizado nos deslocamentos em rodovias e estradas. Para conferir o comportamento do Honda PCX e seu motor de 150cc fora do seu habitat natural encaramos uma viagem de 1.300 km entre São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). No meio do caminho encontramos muitos trabalhadores e estudantes, gente que têm no veículo de duas rodas a melhor opção para se locomover.

Lançado em maio de 2013, o modelo da Honda atingiu 19.560 mil unidades emplacadas em 2014, deixando para trás o Lead 110 (10.137 unidades), também da Honda, e o Suzuki Burgman 125 (3.837 unidades). Em função de seu motor de maior capacidade e também por ser o campeão de vendas foi o escolhido para essa avaliação.

Honda PCX: Desempenho e consumo

O grande atrativo do scooter na cidade é seu câmbio CVT e o torque do motor que, no caso do PCX, atinge 1,41 kgfm a 5.250 rpm. Com isso ele tem a capacidade de saltar à frente dos carros nas saídas de semáforo. Esguio e ágil permite que o piloto se desvencilhe do trânsito urbano com a praticidade do CVT. Nada de embreagem e pedal, só é preciso acelerar.

PCX cambio Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

Em meio ao trânsito, o câmbio CVT facilita a vida do piloto que não precisa trocar de marcha

Mas quem mora em cidades pequenas e precisa se deslocar para os grandes centros, entretanto, é obrigado a circular nas rodovias. Nessa condição o que vale é a potência do veículo para manter velocidades mais altas. O PCX, cuja potência é de 13,6 cv a 8.500 rpm, pode atingir a máxima de 120 km/h – que é o limite das estradas mais modernas do Brasil. Apesar disso, a velocidade de cruzeiro que se mostra mais adequada ao seu motor e a sua ciclística é de 90 km/h.

PCX velocidade Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

A velocidade máxima é de 120 km/h, na estrada a velocidade de cruzeiro ideal é 90 km/h

Se, na cidade, o PCX chega a rodar 35 km/litro, na estrada, onde o ritmo é mais forte, o consumo cai para 30 km/l. Como seu tanque tem capacidade para 5,9 litros, a autonomia é de aproximadamente 180 km, embora a luz indicadora de reserva já acenda após 130 km rodados. Portanto, em caso de viagens mais longas, é aconselhável ficar atento às distâncias entre os postos.

Honda PCX: Ciclística

Suas rodas de 14 polegadas (equipadas com pneus 90/90 na dianteira e 100/90 na dianteira) conseguem conviver com ruas esburacadas, mas elas devem ser evitadas. Isso por conta do sistema de suspensão bichoque, na traseira. Com curso de 85 mm, infelizmente, não convive bem com o asfalto esburacado de rodovias e cidades. Os impactos de fim de curso são reclamações recorrentes dos compradores do PCX, principalmente, com garupa. Já o conjunto dianteiro, que usa garfo telescópico convencional, oferece curso de 100 mm e dá conta do recado.

PCX suspensoes Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

A suspensão traseira, com dois amortecedores, é uma das maiores reclamações dos usuários do PCX

Se a suspensão, em algumas situações, deixa a desejar o sistema de freios merece elogios. Na roda dianteira, o disco simples, de 220 mm de diâmetro, traz pinça de três pistões e sistema CBS (Combined Brake System), que combina a frenagem da roda dianteira com a traseira. Caso o piloto acione apenas o manete de freio traseiro (a tambor de 130 mm de diâmetro) parte da força de frenagem é distribuída para a roda dianteira resultando em uma frenagem mais controlada e eficiente.

PCX freios cbs Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

Sistema de freio CBS que aciona o disco dianteiro mesmo que o piloto use somente o freio traseiro

Porém, o freio de estacionamento faz falta no PCX. Mesmo pesando somente 124 kg, exige que o piloto use o cavalete central, ou manobre em uma posição favorável ao estacioná-lo, principalmente em ladeiras.

O banco largo e a posição de pilotagem relaxada, como se estivesse sentado em uma cadeira, são fatores positivos para o uso na estrada, e também na cidade. Por falar em posição, os pilotos de baixa estatura e também as mulheres, devem fazer um test-drive antes de comprá-lo. Apesar de ser fácil de pilotar, a largura do banco não permite que os pés toquem o solo com facilidade, o que pode dificultar a vida dos pilotos iniciantes.

PCX posicao pilotagem Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

A posição de pilotagem é confortável graças ao banco largo e o apoio para os pés

Honda PCX: Conclusão

Como qualquer veículo de pequena capacidade cúbica, o PCX pode ser usado na estrada, porém exige cuidados do usuário para não atrapalhar o fluxo ao entrar na rodovia ou mesmo fechar outros veículos ao iniciar uma ultrapassagem.
Mesmo equipado com rodas de 14 polegadas (maior do que scooter menores), qualquer impacto com buracos representa um risco e pode desestabilizar o pequeno e valente scooter de 150cc.

PCX roda 14 Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

Rodas de 14 polegadas garantem conforto em ruas e estradas de boa pavimentação

PCX estrada Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

Na estrada o ideal é manter-se à direita para não atrapalhar o fluxo

Ainda que tenha limitações, scooters e motonetas são o meio de transporte de muitos usuários que encontramos pelo caminho. Quem mora à margem das rodovias e precisa se deslocar a outra cidade diariamente enxerga na economia de combustível e na praticidade desses pequenos veículos seus pontos fortes.

Tome como exemplo, as cidades catarinenses de Sombrio e Araranguá distantes apenas 25 km uma da outra. O ônibus de linha cobra R$ 9,11 a passagem (apenas um sentido) para percorrer o trajeto em 40 minutos. Usando o PCX, um motociclista pode percorrer a mesma distância em apenas 20 minutos e o custo do combustível é de apenas R$ 3,00. Segundo dados do Ministério das Cidades, em 2014 havia 5.581 motonetas emplacadas nas duas cidades. Gente que escolheu a praticidade e a economia do scooter, mesmo que use esse tipo de veículo fora do seu habitat natural.

PCX transporte Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

Por questão de economia e agilidade muita gente usa o scooter em substituição ao ônibus

Mas vale lembrar que para usá-lo na estrada é preciso investir em alguns acessórios fundamentais. Se você for trabalhar diariamente é aconselhável investir em um bolha maior, que oferece melhor proteção contra o vento, chuva e o mais interessante: ajuda a manter as roupas (principalmente a gola da camisa) limpas.

PCX escudo frontal Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

O escudo frontal protege as pernas e os pés do piloto, mas quem viaja precisa de uma bolha maior

Outro item fundamental para quem pensa em ter um PCX é um baú (bauleto) para aumentar sua capacidade de carga. Embaixo do banco cabe um capacete fechado, mas é pouco espaço para quem o usará todo dia e transportará capa de chuva, galochas e outros equipamentos.

PCX capacete Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

PCX DLX fosca dourada Honda PCX: alternativa urbana que encara a estrada

Apenas na versão DLX o Honda PCX vem com pitura preto fosco e rodas douradas

Honda PCX 150 DLX: Ficha Técnica

Motor: OHC, monocilíndrico, 153 cm³, quatro tempos, duas válvulas, arrefecimento líquido.
Potência: 13,6 cv a 8.500 rpm.
Torque: 1,41 kgfm a 5.250 rpm.
Diâmetro e curso: 58,0 mm x 57,9 mm.
Alimentação: Injeção eletrônica
Transmissão: CVT
Suspensão dianteira: garfo telescópico com 100 mm de curso
Suspensão traseira: sistema bichoque com 85 mm de curso.
Freio dianteiro: disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de três pistões e CBS
Freio traseiro: tambor com 130 mm de diâmetro
Pneus: Dianteiro 90/90-14 e traseiro 100/90-14.
Quadro: Monobloco (underbone).
Dimensões: 1.917 mm de comprimento, 738 mm de largura, 1.094 mm de altura; 760 mm de altura do assento; 1.315 mm de distância entre-eixos.
Peso a seco: 124 kg
Tanque: 5,9 litros
Cores: Branca perolizada e vermelha metálica

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2 comments

  1. Outra coisa, onde está a economia?
    35 km/litro!!

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  2. Pois é, não comentaram uma reclamação frequente de proprietários onde a suspensão traseira tem pouco curso e não tem ajuste de pré carga da mola batendo no final de curso com facilidade quando com garupa!

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Comentário Best Riders


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