No Japão, Honda mostra futuro scooter elétrico

1
610

Fotos: Solomoto.es

Com o sucesso do EV-Neo no mundo, scooter elétrico que até ganhou uma versão inspirada na RCV de MotoGP, era evidente que não ficaria restrita a um só modelo a ação da Honda no universo das motos elétricas…e não foi mesmo.

Recentemente, a gigante japonesa levou a imprensa local para o circuito de Motegi, onde apresentou seus novos protótipos elétricos e permitiu que os jornalistas os comparecem a alguns modelos com motor à gasolina.

Honda EV-Neo MotoGP. O sucesso do modelo elétrico no Japão gerou esta série especial

O modelo com mais chances de entrar em linha de produção é o Hyper EV-Neo, versão mais potente (equivalente a um motor a combustão de 100 cm³) do já conhecido EV-Neo. A grande novidade são as novas baterias, circuitos elétricos, motor e transmissão.

Design, tamanho e chassi são iguais aos do irmão mais velho, mas a balança agora é de duplo braço para alojar o motor elétrico de um lado e a embreagem centrífuga do outro.

Ainda é um modelo em desenvolvimento, portanto, não há especificações técnicas divulgadas ainda que a marca tenha divulgado uma potência de 4,6 kW, o que equivale a 6,2 cv.

De acordo com os jornalistas que tiveram a oportunidade de pilotá-lo, o scooter acelera rápido e de maneira linear, chegando a pouco menos de 100 km/h de velocidade máxima, em nada lembrando o comportamento de ciclomotor do atual EV-Neo.

Outro modelo apresentado foi o Giorno EV, modelo com estética igual ao do Giorno convencional mas, claro, sem escapamento e com adesivos EV. Todo o sistema de alimentação elétrica é igual ao do Neo, mas com motor e transmissão diferentes. O funcionamento é linear e silencioso, mas nesta versão o desempenho é bastante contido, chegando a no máximo 40 km/h. Hoje, a autonomia fica entre 30 e 50 km, mas deve melhorar se esse modelo efetivamente chegar às ruas.

É a gigante das motocicletas preparando-se para a nova geração de veículos, cada vez mais ecológicos e eficientes, mas ainda com muito a evoluir.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


oito + 6 =