Honda Forza 300 é rejuvenescido

0
462

Scooter da marca japonesa perde peso, ganha roda maior e controle de tração para brigar com o Yamaha X-Max 300

HONDAFRZA300_12_2018
Cockpit do novo Forza 300 tem linhas angulosas, muitos controles e informações para o piloto

TEXTO: Cicero Lima / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

Honda renova visual e acrescenta eletrônica ao Forza 300

O Honda Forza 300 parece ter mergulhado na Fonte da Juventude. Quem olha o novo modelo nem vai lembrar da versão anterior. No lugar das formas arredondadas e conservadoras, ganhou linhas arrojadas com piscas em LED integrados aos retrovisores. Controle de tração, bolha elétrica, roda maior e chave smart key completam as novidades do modelo lançado recentemente na Europa.

HONDAFRZA300_7_2018
Bolha do novo Forza 300 pode ser elevado em até 14 cm
HONDAFRZA300_4_2018
O novo Forza 300 ganhou piscas integrados aos espelhos retrovisores

Para os usuários de scooter a bolha é um item fundamental na proteção. Por conta disso a Honda equipou o Forza 300 com uma bolha mais alta (14 cm) que agora traz ajuste elétrico, que é feito em um botão no punho esquerdo. A chave, do tipo Smart Key, é outro equipamento que garante comodidade, pois basta mantê-la próxima ao scooter para ter acesso a diversas funções. Um top case (vendido separadamente) também é controlado pela chave. Quando o piloto se afasta o compartimento é trancado automaticamente. Debaixo do banco cabem dois capacetes. O porta luvas oferece trava e tomada 12V.

HONDAFRZA300_11_2018
No espaço sob o banco do nova Forza 300 cabem dois capacetes
HONDAFRZA300_8_2018
Para levantar ou descer a bolha basta acionar o comando do lado esquerdo do guidão
HONDAFRZA300_9_2018
Chave, tipo Smart Key, do novo Forza 300

Menor e mais leve

Mais curto e estreito, abandonou as linhas arredondadas da versão anterior e adotou um design mais afilado. O banco ficou mais alto, passando de 716 para 780 mm. O guidão ficou mais estreito e até o ângulo de cáster foi reduzido, mudanças que sugerem mais agilidade no trânsito urbano.

HONDAFRZA300_6_2018
Banco do novo Forza está mais alto, passou de 716 para 780 mm
HONDAFRZA300_1_2018
Com as mudanças o Forza 300 ficou 12 kg mais leve

O novo desenho do quadro, em tubos de aço, reduziu em 12 kg o peso do Forza 300. Na traseira, a roda passou de 13 para 14 polegadas com pneu 140/70 e os dois amortecedores oferecem sete regulagens na pré-carga da mola. Na dianteira, a roda de 15 polegadas é calçada com pneu 120/70. O sistema de freio usa disco de 256 mm na dianteira e 240 mm na traseira e vem com ABS de série.

HONDAFRZA300_5_2018
A traseira do novo Forza 300 usa roda de 14 polegadas, na versão anterior era de 13 polegadas
HONDAFRZA300_3_2018
O Forza 300 continua com dois amortecedores que oferecem regulagens de acordo com a carga

Motor e eletrônica

O motor é o mesmo da versão anterior – monocilíndrico de 279 cm³, quatro válvulas, injeção eletrônica e arrefecimento líquido – e recebeu alterações no fluxo de gases, velas de ignição e comando de válvulas. Com isso passou a atingir a potência máxima, 25 cavalos, em 7.000 rpm, ante os 8.250 rpm na versão anterior. O torque também se manteve o mesmo (2,7 kgf.m) que agora chega nas 5.750 rotações. Segundo o fabricante, o novo modelo tem velocidade máxima de 129 km/h e também “melhor aceleração”.

HONDAFRZA300_10_2018
Ignição do novo Forza 300 que só pode ser acionada quando a chave está próxima

Outro ganho, segundo a Honda, aconteceu no consumo que agora é de 31 km/litro. Com seu tanque de 11,5 litros a autonomia projetada é de 350 quilômetros.

Uma grande novidade é o controle de tração. O sistema compara as velocidades das rodas e, caso o sensor perceba que há escorregamento da roda traseira, controla a entrega de torque. Para isso o sistema de injeção dosa menor quantidade de combustível até que o giro das rodas se iguale. O sistema pode ser desligado apertando um botão no punho esquerdo.

LED em tudo

O painel foi redesenhado, com dois grandes mostradores analógicos para velocidade e conta giros e uma tela digital ao centro. O computador de bordo informa consumo instantâneo e médio, autonomia restante, cronômetro, temperatura e condições da bateria.

HONDAFRZA300_13_2018
Novo Forza 300 traz painel completo, com destaque para o computador de bordo

O novo Honda Forza 300 terá quatro opções de cores: Azul Metalizado, Preto Pérola, Cinza Metalizado e Branco Pérola. O novo preço não foi informado, mas deverá ficar acima dos 5.345 Euros (cerca de R$ 21.000) da versão anterior.

HONDAFRZA300_14_2018
Bauleto é um acessório do novo Forza 300 que pode ser controlado pela chave smart key

Não há informação se a Honda pretende trazer o Forza 300 para o Brasil. Entretanto, desde o lançamento do SH 300 por aqui, muitos consumidores brasileiros têm demonstrado interesse no Forza 300. Na Europa, o novo Honda Forza 300 vai disputar mercado com o renovado Yamaha X-Max 300, que tem a mesma proposta cidade/estrada e ganhou controle de tração.

HONDAFRZA300_2_2018
O controle de tração é a principal novidade ligada à segurança no Forza 300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


sete − = 2