Honda CRF 250F 2019: a nova campeã das trilhas

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Totalmente inédita – motor, chassi e suspensões – a CRF 250F é um concentrado da melhor tecnologia Honda dedicada ao segmento off-road e chega para complementar a linha CRF nacional, que segue tendo a CRF 230F como porta de entrada no segmento off.

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Assessoria de Imprensa Honda

Honda CRF 250F 2019: a nova campeã das trilhas

A Honda traz mais uma novidade para o segmento off-road. Sucesso absoluto no Brasil, a linha CRF nacional passa a ter mais um produto para ampliar as opções dos amantes do esporte a motor e lazer nos finais de semana. Trata-se da CRF 250F, que chegará às concessionárias da marca em todo o país com preço público sugerido de R$ 14.990,00. A CRF 250F traz um novo conceito de design com linhas arrojadas, inspirado nos modelos de alta performance, e que promete estimular ainda mais a prática do off-road no país.

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Linha CRF nacional: protagonistas desde sempre

Um sucesso puxa outro, e sabendo disso é fácil afirmar que a inédita Honda CRF 250F é, desde já, a nova referência para os que desejam uma máquina moderna e confiável para ingressar no mundo off-road. Mais recente integrante da vitoriosa dinastia, a CRF 250F se vale da incomparável experiência acumulada pela Honda, que através de modelos icônicos literalmente mudou o panorama do off-road nacional.

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A Honda CRF 250F é uma evolução da motocicleta off-road de maior sucesso vendida no Brasil, a CRF 230F, com a qual compartilha apenas a filosofia de projeto e, obviamente, o prestigioso logotipo estampado no tanque. Nascida de um projeto inédito, a CRF 250F se vale de um motor que é capaz de oferecer 20% a mais de potência e torque em comparação ao motor da CRF 230F.

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Para fazer frente a este significativo incremento de performance a arquitetura do chassi foi alvo de criativas soluções, capazes de conciliar incomparável maneabilidade com a robustez esperada de uma Honda off-road.

No âmbito das suspensões o desenvolvimento seguiu a mesma premissa, preservando curso elevado mas com estrutura mais reforçada. Na dianteira o diâmetro dos tubos é de 41mm (37mm na CRF 230F), cifra adequada para a suportar o importante acréscimo de potência.

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Também o sistema de freios recebeu o devido incremento de eficiência: o disco dianteiro tipo wave está associado a um cáliper de pistão duplo enquanto que na traseira o disco, também tipo wave, conta com cáliper de pistão simples.

Segmento off-road: um pouco de história

Apresentada ao mercado em 2006, a Honda CRF 230F imediatamente se tornou a motocicleta favorita dos praticantes do off-road. Considerada uma das responsáveis pela democratização da modalidade no Brasil, ela representava a essência de tudo aquilo que os praticantes do trail, enduro, rali e até mesmo motocross buscavam: uma moto simples mas eficiente, que não exigia nenhuma modificação pois vinha pronta de fábrica, características que se preservam até hoje comprovando a competência de seu projeto.

Antes da chegada da CRF 230F quem queria começar no mundo do off-road recorria à Honda XR 250 Tornado, que desde sua apresentação, em 2001, foi eleita a motocicleta favorita para a prática do off-road. A Tornado foi responsável pela formação de muitos pilotos amadores e profissionais e teve grande influência na popularização do off-road.

Tecnicamente, tanto a CRF 230F como a XR 250 Tornado eram descendentes de uma estirpe de motocicletas reconhecidas pela robustez e eficiência dinâmica, capazes de enfrentar os piores terrenos sem dificuldade. Entre elas está a inesquecível XL 250R – a primeira trail com motor 4 tempos fabricada no Brasil – e suas sucessoras: XLX 250R, XLX 350R e XR 200R, entre outras.

Com a chegada da Honda CRF 230F pilotos de todo tipo – dos mais experientes e talentosos à meros iniciantes – tiveram acesso à uma fórmula vencedora, que juntou a notória robustez e facilidade de uso da família XL/XR à técnica superior das CR campeãs no motocross. Agora, a Honda CRF 250F chega para escrever uma nova página nesta história de sucesso incontestável.

Novo motor: potência e torque com extrema confiabilidade

A alma da CRF 250F é um moderno motor monocilindro 4T OHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, alimentado pelo sistema PGM-FI. A potência máxima de 22,2 cv surge a 7.500 rpm, e torque máximo, de 2,28 kgf.m, a 6.000 rpm. A entrega linear da potência e torque em todas as condições de uso proporciona uma dirigibilidade superior e efetiva facilidade da gestão do acelerador.

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A particularidade do sistema de alimentação PGM-FI usado na CRF 250F é o conjunto do corpo da borboleta e injetor serem capazes de garantir o funcionamento regular do motor mesmo em situações típicas do off-road, nas quais saltos, bruscos desníveis e até mesmo o tombamento frequente da motocicleta poderiam interferir negativamente na alimentação do motor.

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Um eficaz sistema elétrico proporciona ao motor da Honda CRF 250F extrema confiabilidade da partida elétrica, capaz de garantir uso frequente, algo fundamental para uma motocicleta direcionada à pratica do off-road.

Outro fator de adequação da CRF 250F é a transmissão de cinco velocidades, que promove uma melhor utilização da força do motor sem exigir frequentes trocas de marcha, facilitando assim a pilotagem.

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Chassi e suspensões: robustez para melhor maneabilidade

O chassi tipo berço duplo fechado é inédito e teve seu desenho inspirado nas CRF de competição. Construído com tubos de aço de elevada especificação, surpreende pela inovadora arquitetura: em vez de um único tubo superior, a CRF 250F conta com dois tubos paralelos que da coluna de direção descem rumo ao ponto de fixação da balança traseira.

Esta opção técnica permitiu a melhor centralização das massas pois o tanque de combustível está posicionado entre as traves descendentes superiores do chassi, o que resulta em maior proteção do reservatório. A principal vantagem desta nova configuração é a maneabilidade derivada não apenas da centralização das massas como de uma posição de pilotagem mais relaxada, que permite maior confiança e facilidade na condução.

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A suspensão dianteira tipo convencional tem tubos de 41mm de diâmetro e 240mm de curso. Com componentes internos reforçados visando o uso intensivo, tal suspensão reduz a níveis mínimos as torções indesejáveis que prejudicam a dirigibilidade em uso extremo. A suspensão traseira, monoamortecida, conta com conjunto mola-amortecedor que possibilita a regulagem na carga da mola. Tal conjunto está ligado à balança de suspensão pelo consagrado sistema Pro-Link de amortecimento progressivo.

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O sistema de frenagem se vale de um disco dianteiro tipo wave de 240mm de diâmetro e cáliper de pistão duplo enquanto atrás o disco, também tipo wave, tem 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples. Especial cuidado foi dedicado ao correto ajuste da potência dos freios, em especial do traseiro, uma vez que no uso off-road a frenagem deve conciliar potência com sensibilidade exata, permitindo assim a mais eficaz desaceleração sem risco de perda de controle.

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Completa a cena ciclística a adoção de pneus inéditos, os modernos Pirelli Scorpion XC, que oferecem maior capacidade de aderência por conta do desenho da banda de rodagem, no qual a disposição dos blocos, mais concentrada, favorece a tração, aderência em curvas e menores espaços de frenagem.

Design: o puro DNA da família CRF

Como não poderia deixar de ser, a CRF 250F teve seu design totalmente inspirado nas motocicletas de alta performance off-road da Honda, entre as quais se destaca a CRF 450R.

Nela, como na novíssima CRF 250F, as partes plásticas têm que, necessariamente, atender à eficiência que é esperada de uma off-road. A CRF 250F impressiona pela agilidade de suas formas e agressividade dos grafismos.

O quesito ergonomia é outro no qual a CRF 250F supera as melhores expectativas. Sendo uma motocicleta dedicada, inclusive, a iniciantes na prática do off-road, a posição de pilotagem deve ser amigável, relaxada, o que ajudará à uma condução mais fácil e tranquila.

Para tal, a CRF 250F oferece uma distância do banco em relação ao solo limitada a 883 mm e uma relação de distância entre guidão, pedaleiras e banco que favorece o controle da motocicleta. Aliás, um elemento facilitador para que cada condutor encontre a melhor posição de pilotagem é a possibilidade de regular os suportes do guidão em duas posições diferentes.

Principais características da nova Honda CRF 250F

– motor SOHC de 4 válvulas por cilindro (potência/torque 20% maiores)*
– sistema de injeção PGM-FI ajustado para uso em off-road
– chassi inédito proporcionando maior robustez e maneabilidade
– suspensões aperfeiçoadas e reforçadas
– freio a disco em ambas rodas
– pneus Pirelli Scorpion XC
– relação peso-potência de 4,9kg/cv (5,3kg/cv na CRF 230F)
– peso seco de 114 kg
– design inspirado na CRF 450R

*quando comparado à CRF 230F

Disponível em toda rede de concessionários Honda à partir de novembro, a CRF 250F será disponibilizada em versão única na cor vermelha e tem preço público sugerido de R$ 14.990,00. A CRF 230F, porta de entrada no segmento off-road, permanece sem alterações em sua versão 2019 e continua sendo oferecida em versão única na cor vermelha.

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