Família CB 500 é renovada com melhorias e novos preços

0
170

Honda CBR 500R, CB 500F e CB 500X: as três versões, esportivanaked e crossover, ganharam design novo, suspensões aprimoradas e mais autonomia, mas motor é o mesmo.

CB500_2016623102055
Nova linha Honda 500cc chega ao Brasil com melhorias

TEXTO: Arthur Caldeira/ Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

honda

Nova linha Honda 500cc chega ao Brasil com melhorias

Projetadas para serem motos racionais e acessíveis – tanto no preço, como na facilidade de pilotagem – as três versões da linha de 500cc da Honda foram atualizadas para 2016. A naked CB 500F, a esportiva CBR 500R e a crossover CB 500X ganharam design mais moderno, novos grafismos, suspensões melhores e um tanque de combustível com mais capacidade, além de melhorias pontuais, como lanterna e farol de LED e tampa de combustível articulada.

Os três modelos chegam ao Brasil em julho com as melhorias e também com um aumento de preço: a naked 500F agora custa a partir de R$ 26.000 (R$ 28.000 com ABS); a esportiva será vendida em versão única já com ABS por R$ 29.900; assim como a CB 500X ABS com preço de R$ 29.900. Outra boa novidade é que as três motos de 500cc agora têm o serviço Honda Assistance 24h em todo o território nacional e durante o período de três anos, a vigência da garantia.

CBR500R_3
Detalhe da mesa e das novas suspensões ajustáveis da CBR 500R – a 500F e a 500X também têm ajustes

A motorização continua o mesmo bicilíndrico de 471 cm³, duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida. Capaz de produzir 50,4 cavalos a 8.500 rpm, o motor caracteriza-se pela entrega linear de potência, ideal para quem está começando em motos de maior porte. O quadro, tipo diamond, feito em tubos de aço também é o mesmo das versões anteriores. A mudança mais perceptível é mesmo no design das três novas CB 500. A aparência mais moderna vem das linhas angulosas e dos novos grafismos e cores, que contribuem para dar mais vida aos modelos – uma crítica aos anteriores, simplistas demais.

Honda CB 500F

A antes comportada CB 500F ganhou novo conjunto óptico de LED e a carenagem do farol está mais encorpada. O tanque de combustível tem novo desenho e ficou maior: passou de 15,7 para 16,7 litros. A rabeta também mudou, ganhando linhas retas e duas entradas de ar. As mudanças conferiram um visual mais musculoso ao modelo naked. A nova ponteira de escapamento em formato poligonal, mais moderna e esportiva, segundo o fabricante, emite um ronco mais “empolgante”.

CB500F_4
Naked Honda CB 500F ganhou visual mais moderno e encorpado, além de novas suspensões

As suspensões são outra novidade. Na dianteira, o garfo telescópico convencional ganhou ajustes, assim como o monoamortecedor traseiro. A naked CB 500F é a mais em conta das três versões, e a única que será vendida sem freios ABS por R$ 26.000, porém somente na cor preta – o preço do modelo anterior standard era de R$ 23.053. A versão com ABS sai por R$ 28.000 nas cores branca, preta e vermelha.

CB500F_3
Detalhe da nova ponteira de escapamento da naked F e da esportiva R
CB500F_2
A naked CB 500F será a única vendida com ABS opcional
CB500F_1
Honda CB 500F terá três opções de cores: preta (sem ABS), branca e vermelha (Standard e ABS)

Honda CBR 500R

A CBR 500R ganhou mais ousadia no design e cores: a esportiva será vendida somente com freios ABS por R$ 29.000 na cor preta com grafismos laranja; ou vermelha com grafismos preto e branco. Além das linhas angulosas e mais modernas, a CBR 500R trouxe melhorias no conjunto de suspensão.

CBR500R_4
A esportiva CBR 500R traz carenagem facetada e um novo conjunto óptico que a deixou mais moderna

Outra mudança bem vinda na esportiva (e também nos outros modelos) é a regulagem do manete de freio. O tanque é o mesmo da naked com capacidade para 16,7 litros, assim como a ponteira de escapamento. Mais atraente, a CBR 500R ficou 12% mais cara.

CBR500R_2
Nova Honda CBR 500R será vendida em duas cores – preta (foto) e vermelha
CBR500R_1
Novos grafismos e desenho da carenagem deixaram a CBR 500R, enfim, com cara de esportiva

Honda CB 500X

A mais versátil CB 500X é a que menos aparenta ser nova, pelo menos na parte visual. Infelizmente, a Honda não trouxe os ousados grafismos mostrados na Europa e, por alguma razão desconhecida, manteve a antiga ponteira cromada e “careta”.

CB500F_4
A versão crossover, CB 500X, foi a que menos mudou visualmente, cores e grafismos são “caretas”
CB500X_3
Por alguma razão, a Honda manteve a antiga ponteira na CB 500X

Por outro lado, ganhou as mudanças mecânicas das outras versões (regulagem de suspensão e manete do freio), além de um tanque maior – agora são 17,7 litros (0,4 litros a mais do que a antiga 500X). A crossover ainda ganhou uma nova bolha, 100 mm mais alta e que pode ser montado em duas posições.

CB500X_2
Farol e lanterna de LED são novidades da linha 500cc, versão X ganhou bolha mais alta

A má notícia é que a nova CB 500X ficou ainda mais cara. Será vendida apenas com freios ABS, nas comportadas cores vermelha e branca, por R$ 29.900 – um aumento de 13% em realação à anterior com ABS, que estava cotada a R$ 26.200.

CB500X_1
A crossover Honda CB 500X é a mais cara entre as três: R$ 29.900

>>Visite a nossa loja de motos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


× cinco = 30