Honda CB750 1969, a moto do século. Você concorda?

8
2538

Foto: motorcyclistonline.com

A famosa revista americana Motorcyclist escolheu dentre todos os modelos fabricados no último século o que mais se destacou: Honda CB750, de 1969, o ano em que o homem pisou na Lua. Parâmetros de seleção? Não revelaram. Mas a escolha foi unânime dentre todos os avaliadores. Você concorda?

Conforme a publicação gringa, a CB750 ‘mudou tudo’.

“A moto não tinha uma engenharia inovadora – freios a disco, partida elétrica e escapamentos que já tinham sido feito antes. A CB750 era conservadora, até mesmo, com apenas uma única câmara e duas válvulas por cilindro. O brilho está em sua aplicação e a maneira ousada da Honda de utilizar a tecnologia de forma exótica”.

A revista conta que a CB750 foi a primeira motocicleta “moderna”. Conforme a publicação, o modernismo é definido pela forma como os seres humanos usam o conhecimento e a tecnologia para melhorar e reformular seu mundo, e não há melhor emblema do pensamento moderno que Soichiro Honda.

“Ele rejeitou totalmente a indústria de motocicletas existente provinciais, trocando as ideias estabelecidas com ponta de engenharia, tecnologia e técnica de fabricação. A CB750 foi o resultado direto deste novo processo, e seu sucesso revolucionou a forma como as motocicletas foram projetadas, construídas e vendidas”, afirma a Motorcyclist.

“Com seu motor visualmente imponente em linha com escapamentos reluzentes, a CB750 alcançava uma velocidade máxima de 125 mph. Mais importante para entusiastas da motocicleta, a CB750 atuou como protótipo para superbike e deu início a um épico de alto desempenho no segumento. Não haveria Honda CBR1000RR, nem Kawasaki ZX-10R, Suzuki GSX-R1000, Yamaha YZF-R1 caso a CB750 não tivesse chegado primeiro”, completa a avaliação da revista.

8 COMENTÁRIOS

  1. Concordo tanto que até tenho uma (modelo Super Sport 1975). É a rainha das motos. E o ronco é sem duvida o rugido mais lindo produzido por um motor 4 cilindros e dificilmente será batido.

  2. É uma moto inesquecivel, todos se lembram de quem tinha uma, do ronco e dos elogios!! Sem dúvida nenhuma merece esse “título” !!

    um abraçãoooo

  3. Sim concordo plenamente até hoje não tem nenhuma moto que se compare o ronco e a beleza do design o carinho que foi feito as peças todas com durabilidade

    Uma moto para poucos na epoca era

  4. Honda fazendo lobby em tudo quanto é lugar, afinal, ela sobrevive disso e assim será para sempre. Pelo visto, engenharia nunca foi foco, afinal, lobby com marketing posicionam a empresa e gera vendas!

    Quanto a esta CB, ela sim foi a verdadeira dona do ronco maravilhoso, foi por ela que o ronco ficou conhecido e não pela CBX 750.

    Sobre ser a base para todas as superbikes existente, duvido, tenho certeza que seu eu pesquisar, acharei os verdadeiros motivos!

  5. Essa moto é um sonho de consumo, que vou deixar para daqui uns bons anos. Mas acho ainda mais linda quando transformada em uma versão Cafe, com bancos mais esportivos e semi guidon.

  6. Sem duvida titulo mais que merecido,ate hj ela se destaca entre as grandes,na epoca tive uma 500 FOUR,outra moto sensacional,o ronco do 4 em 1 e como uma sinfonia hehehe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


5 − um =