Honda CB 500F – A Honda Aposta na Média e Passa de Ano

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A Honda, por uma questão estratégica, tirou de linha sua CB 500 em 2005. Desde então poucos modelos nadaram neste oceano azul do mercado, e quem se deu bem foi a Suzuki com a GS500. Muito bem, a Honda se reposiciona neste mercado e inclui novamente esta naked em seu line-up.

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Fotos: Divulgação

Honda CB 500F – A Honda Aposta na Média e Passa de Ano

Como disse no título, é um modelo entre outros modelos. Sem querer antecipar a conclusão, que deve ser do leitor, me pareceu na média, sem exceder, mas cumprindo alguns importantes quesitos que começo listando… … portanto, vamos as boas características do modelo de média cilindrada da Honda:

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Honda CB 500F – Ponto Positivo!

Belíssimo visual: o design naked da versão “F’ é realmente bonito. O painel todo digital e o assento em dois níveis parecem terem vindo de um modelo top. As rodas em liga leve, de 17 polegadas e mais largas na traseira (160/60), fazem com que ela pareça maior. O acabamento das peças cromadas e pretas é muito bom e harmoniza os traços da moto. E as versões crossover “X” (parecida no visual com a NC700X) e carenada “R” (lembra a CBR1000RR) também seguem sua irmã “naked” e tem o mesmo esmero no acabamento (veja fotos no final da matéria).

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Ciclística: por conta de sua baixa altura (78,5cm) nas ruas da cidade seus quase 200kg em ordem de marcha (vide pontos nem tão bons…) parecem sumir. Dança com maestria entre os carros. Também para um ambiente urbano tem boas respostas nas marchas certas. O chassi do tipo Diamond, onde o motor faz parte do próprio conjunto é uma evolução recente da Honda e tem efeito na ciclista. Enfim, uma máquina obediente!

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Vibração: apesar dos dois cilindros paralelos, vibra bem pouco e pode até enganar aos incautos transeuntes, fazendo-os pensar que é uma “tetra” pelo seu ronco. Confira:

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Conjunto ótico: Eficiente, ilumina e sinaliza muito bem.

Econômica: 23 km/l (misto cidade e estrada);

Preço competitivo: 22.000,00 e 23.500 (ABS);

Honda CB 500F – Perdendo nota…

…e as características nem tão boas:

Cavalos: a potência gerada pelo seu motor bicilíndrico de 471cm3 é de 50,4 cavalos, isso é sentido quando esticamos as marchas ou nas retomadas na estrada.

Peso: não é das mais leves: 180 kg seca. O que influencia sua performance pela baixa potência.

Retomadas: para quem está acostumado com uma moto maior ou mesmo uma tetracilindrica, perceberam que a Honda CB 500F não retoma velocidade com facilidade. Apanha um pouco. E isso pode ser percebido ao tentar fazer uma ultrapassagem mais rápida. Pode pisar no câmbio e reduzir!

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Honda CB 500F – Fechando a média

Antes da Compra

Depois de ler os prós e contras, só posso sugerir que o leitor avalie outras bicilíndricas do mercado antes de escolher a  Honda CB 500F. Apesar de possuírem um motor maior (e preço também), diria que se o leitor for optar por uma “naked“, verificaria também a Kawasaki ER-6N e a Suzuki Gladius. Ficando em uma cilindrada menor, porém com muito estilo e diversão, a Ninja 300 também deve ser considerada. A CB500F é uma bela moto indicada para iniciantes e de quem está saindo de uma “utility” ou da CB300R e subindo na cilindrada. Comportada e de fácil manejo, não dará trabalho ao piloto. Enfim, se juntar todos as características que pude avaliar, é uma moto que passa de ano, mas não é a melhor da classe.

FICHA TÉCNICA – HONDA CB 500F

Motor: DOHC, dois cilindros, quatro tempos, 471 cm³, refrigeração líquida

Potência: 50,4 cv a 8.500 rpm

Torque: 4,55 kgfm a 7.000 rpm

Peso: 180 kg (a seco)

Câmbio: seis marchas

Alimentação: injeção eletrônica

Arrefecimento: Líquido

Dimensões: 2.075 mm x 780 mm x 1.060 mm

Tanque: 15,7 litros

Preço: R$ 22.000 (versão básica) e R$ 23.500 (ABS)

Chassi: tipo Diamond Frame

Suspensão dianteira: Garfo telescópico de 120mm de curso

Suspensão traseira: Pro-Link de 119mm de curso

Freio dianteiro/ Diâmetro: Disco de 320mm.

Freio traseiro / Diâmetro: Disco de 240mm.

Confira a família completa:

CB500F

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CB500X

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CBR500R

honda-cb-500f-9   honda-cb-500f-10 Keep Riding!

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12 COMENTÁRIOS

  1. A moto realmente parece ser bem acertada, porém o preço que estão praticando nas concessionárias aqui de Belém está fora da realidade, já achei o preço sugerido da fábrica alto, aqui a 500 c/ABS estão pedindo 26 mil, já no preço na 650, por exemplo aqui a Gladius e ER6, sem ABS está nesse valor, sendo que uma Hornet ano 2011/2012 com ABS aqui se encontra por 26 ou 27 mil, quem vai comprar uma 500cc por este preço? Só porque é lançamento? Acorda Honda.

  2. Gostei muito do teste. Foi bem imparcial e profissional. Vou dar um pulinho na concessionária conhecer a moto pessoalmente. Até R$ 23.000 eu pago. A partir daí, fico com a XJ6.

    • Daniel, meu amigo, eu cai na besteira de comprar uma CB 500F. Não aguentei nem três meses com a bichinha… Graças a Deus hoje estou com a minha XJ6 F… Sendo assim, um conselho: Não perca o seu tempo nem passando na porta da Honda para perguntar o preço da CB 500 F, a moto é uma decepção, não chega nem aos pés da antiga CB 500 (tive uma tbm).

  3. Boa tarde Roberto!

    Excelente avaliação e bem imparcial. Só senti falta de uma cotação de seguro para a CB500F.

    Vc tem idéia de a quantas anda o valor de prêmio e franquia para esta moto?

    Um abraço!

    Oswaldo

  4. Foi mesmo corajoso o Best Riders. Elogiou a CB 500 sem inventar moda e ainda por cima, disse que não é a melhor da classe. Sei não heim! Não rasgar “sêda” e nem lamber as botas da “querida” deixa meio perigoso o terreno?

  5. Nossa me surpreendi com o teste do Bestriders, ate agora o melhor que eu li!
    Falou bem dos prós e contras da moto, inves de falar só os prós e ainda inventar outros prós!!!

  6. Por favor, e o pessoal vai comprar essa motinho por 25, 26 mil. É um absurdo, nem sei o que dizer! Eu não compraria! Pesa mais que a hornet, credo! O pessoal paga a marca mesmo com a desculpa de concessionárias, e no final é tudo a mesma coisa!

  7. Pilotei esta CB 500F, e gostei. Quando acelera, vem o som dos 4 cilindros, só que em menor volume.

    A moto esta linda, como sempre o design da Honda é lindo.
    O LED do farol traseiro, chassi de alumínio e o motor 4 em linha, só encontra a partir de 600 cm³.

    • To achando que você trabalha na Honda heim… som de quatro cilindros? Mas nem a pau, ela tem som mais para CB 300 do que para Hornet, por óbvias razões técnicas. A moto é gostosa, macia e econômica, mas é uma porcaria em desempenho, considerando ser uma 500cc. É como se você tivesse uma BMW com motor de Fusca.

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