Honda CB 500X muda para encarar viagens mais longas

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Honda CB 500X: Remodelado, modelo crossover da família 500cc ganha farol e lanterna de LED, bolha mais alta e tanque maior

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Novo farol de LED tem boa iluminação e melhora visibilidade da nova CB 500X

TEXTO: Arthur Caldeira/ Agência INFOMOTO
FOTOS: Mario Villaescusa/ Agência INFOMOTO

Honda CB 500X muda para encarar viagens mais longas

Modelo mais “aventureiro” entre as integrantes da família de 500cc da Honda, a CB 500 X mudou para 2016. Assim como suas irmãs CB 500F e CBR 500R, a versão crossover ganhou farol e lanterna em LEDs. Além disso, recebeu melhorias para oferecer mais conforto e autonomia para encarar longas viagens. A CB 500X 2016 é a mais cara da linha: seu preço sugerido é de R$ 29.900 para a única versão disponível com freios ABS.

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Mudanças na Honda CB 500X 2016 deixaram-na mais apta a enfrentar longas viagens
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Lanterna traseira tem novo desenho e LEDs ao invés de lâmpadas
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Sistema de freio tem disco e ABS nas duas rodas: pinça dianteira mudou e continua eficiente

Exceto pelo farol, que ganhou uma nova cobertura com formato mais “pontudo” e a iluminação por LEDs, a CB 500X mudou pouco visualmente – entre as três 500cc foi a única a manter a grande e comportada ponteira de escapamento da geração anterior. De acordo com a Honda, pesquisas revelaram que o consumidor da 500X estava satisfeito com o visual do modelo.

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CB 500X manteve a comportada e grande ponteira de escapamento da geração anterior

Já não se pode dizer o mesmo da proteção aerodinâmica e da capacidade do tanque. Afinal, essas foram as principais mudanças na CB 500X 2016. A bolha ficou mais alta e o tanque agora comporta 17,7 litros, contra os 17,0 l da geração anterior.

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Nova bolha mais alta e o formato da carenagem frontal oferecem boa proteção aerodinâmica
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Tanque com maior capacidade (17,7 litros) ampliou a autonomia da CB 500X. Tampa agora é articulada

Outra mudança, menos perceptível, porém muito importante, foi no conjunto de suspensões. O garfo telescópico Showa com tubos de 41 mm de diâmetro agora oferecem regulagem da pré-carga da mola, e o monoamortecedor traseiro foi retrabalhado. O manete de freio também ganhou ajuste e a pinça do freio dianteiro é nova.

Mais conforto

Embora tenha um visual e porte de aventureira, a CB 500X não intimida os pilotos iniciantes ou de menor estatura, afinal não é tão pesada e nem tão alta como outros modelos do segmento. Com apenas 183 kg (peso a seco) e o banco a 812 mm do solo, a crossover de 500cc permite que motociclistas mais baixos alcancem os pés no chão com facilidade, sem sacrificar os mais altos. O banco largo e macio garante o conforto mesmo após muitos quilômetros rodados.

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Banco a apenas 812 mm do solo é largo e confortável para encarar a estrada

A boa posição de pilotagem, completada pelo guidão largo, deixa o motociclista com as costas retas, ombros abertos e com total controle sobre a CB 500X, como em outras motos bigtrails. A nova bolha cumpre sua função desviando o vento e diminuindo a turbulência no capacete – ao menos para quem mede até 1,75 m – e contribui para não cansar em viagens.

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Posição de pilotagem é confortável e o nova bolha protege melhor o piloto

As suspensões, embora a Honda afirme que não houve mudanças internas, mostraram-se mais progressivas ao absorver impactos e passar por lombadas sem chegar ao fim dos 140 mm de curso do garfo dianteiro – 20 mm a mais do que as versões naked e esportiva.

Motor liso e econômico

No restante, a CB 500X compartilha o motor com suas outras irmãs: bicilíndrico refrigerado a líquido de 471 cm³ de capacidade com duplo comando no cabeçote (DOHC). Se os 50,4 cv de potência máxima a 8.500 rpm não empolga no papel, é o suficiente para rodar tranquilamente a 120 km/h com folga para ultrapassagens, mas falta um pouco de força, principalmente em altos giros. O torque bem distribuído em uma ampla faixa de rotações atinge o máximo de 4,55 kgf.m aos 7.000 giros. Embora o desempenho seja comedido, o motor compensa pela sua baixa vibração, uma entrega de potência bastante linear e um sistema de alimentação sem buracos ou engasgos.

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Motor bicilíndrico de 471 cc oferece desempenho razoável e baixo consumo: média foi de 26,8 km/l
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Motor é o mesmo e produz 50,4 cv: potência não empolga, mas permite rodar a 120 km/h tranquilamente

Após 268 km rodados, a parada para abastecer rende bons 26,8 km/l de consumo médio. Além da economia, o baixo consumo significa que a nova 500X seria capaz de rodar, pelo menos, 450 km sem abastecer. Uma qualidade e tanto para uma moto que tem a proposta de pegar a estrada.

Uma boa opção, porém cara

Da mesma forma que suas irmãs, a CB 500X 2016 foi aprimorada dentro de sua proposta: ficou mais confortável, ganhou autonomia e seu visual está mais atraente. Se não pode ser considerada uma bigtrail, em função do motor comportado e das rodas 17 polegadas de liga-leve, a 500cc aventureira é uma moto bastante versátil. Não é grande ao ponto de atrapalhar seu uso urbano, porém é confortável o suficiente para encarar uma viagem mais longa e até encara uma estrada de terra batida com segurança.

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Rodas de liga-leve de 17 polegadas agora são calçadas com pneus Dunlop TrailMax
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Rodas de liga-leve aro 17 limitam incursões no off-road, mas CB 500X encara estrada de terra batida

Outra boa novidade da Honda é a garantia de três anos, sem limite de quilometragem. E durante a vigência da garantia, o consumidor conta com assistência “Honda Assistance” em todo o território nacional e em países do Mercosul.

Porém, assim como nas outras versões da linha de 500cc, a Honda novamente errou a mão e “salgou” o preço. Até porque os R$ 29.900 só valem na tabela, pois na prática os concessionários da marca pedem a partir de R$ 31.600 pelo modelo na cidade de São Paulo (SP). Em outras praças, como no Rio Grande do Sul, a CB 500X 2016 é vendida por até R$ 32.500. Uma faixa de preço na qual a aventureira da Honda enfrenta modelos mais sofisticados e potentes.

Honda CB 500X ABS 2016 – FICHA TÉCNICA

Motor: Dois cilindros, DOHC, 471 cm³, quatro tempos, arrefecido a líquido e injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Diâmetro x curso: 67,0 x 66,8 mm
Câmbio: seis marchas
Potência máxima: 50,4 cv a 8.500 rpm
Porque máximo: 4,55 kgf.m a 7.000 rpm
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico com 140 mm de curso e ajuste na prá-carga da mola
Traseira: balança monoamortecida com links e 118 mm de curso
Freios Dianteiro: Disco de 320 mm
Freios Traseiro: Disco de 240 mm
Rodas e Pneus
Dianteiro: Liga leve – Dunlop TrailMax – 120/70-17
Traseiro: Liga leve – Dunlop TrailMax – 160/60-17
Dimensões
Comprimento: 2.098 mm
Largura: 826 mm
Altura: 1.358 mm
Altura do assento: 812 mm
Altura mínima do solo: 167 mm
Entre-eixos: 1421 mm
Capacidade do tanque: 17,7 litros
Peso a seco: 183 kg (ABS)
Cores: Branca e vermelha

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