Homenagem Best Riders ao dia do Professor

2
683
Paulo Freire - Dia dos Professores

Dia do Professor. Um momento para prestar honras ao profissional cuja importância é essencial para construção de uma sociedade consciente de valores.

Paulo Freire - Dia dos Professores

Foto Divulgação – Montagem Best Riders

Homenagem Best Riders ao dia do Professor

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção“, afirmou Paulo Freire, o grande educador que nos deixou preciosidades sobre o universo da pedagogia. Certamente hoje, ao mensurarmos esse profissional de vital importância, o Educador, podemos lembrar de quanto aprendemos com estes profissionais que nos acompanharam desde a infância. Ao tocarmos no assunto educação, falamos de uma questão delicada, especialmente quando nos referimos na situação da educação no Brasil. Certamente, tal como os médicos, nenhuma profissão é tão essencial a uma sociedade.

Aprendemos a produzir conteúdos, a agir. Nos direcionamos a nossas aptidões. Exercitamos nosso senso crítico, onde indagamos o que temos por certo e errado. Aprender é construir, certamente oprofessor não existe sem o aluno. O aluno é o buscador do conhecimento e quando Paulo Freire diz que “ensinar não é transferir conhecimento,  mas criar possibilidades para a sua própria produção”, fica evidente que o aluno é um aprendiz,  que tem no professor seu estímulo, apoio e orientação para agir e expandir seus conhecimentos, o que vai muito além da teoria e da prática,  envolvendo a vivência e a experiência de vida.

Com tanta alienação, desvalorização geral, como uma doença social, o relacionamento precioso entre professores,alunos e instituições necessita de cura. A Educação é o verdadeiro remédio social, pois atribui valor e essência ao ser humano. Alunos são importantes, pois representam a sociedade que assumirá as rédeas do futuro. Professores são os motivadores que propulsionam esse futuro. Uma sociedade forte é uma sociedade que compreende o valor desses dois agentes. Podemos sim medir a força de uma sociedade perante a força do seu sistema de Educação.

Certamente os pilotos que nos acompanham tem grandes reflexões. Educação é vital no trânsito. Cabe a ela desmitificar a “aura negra” que muitos atribuem aos motociclistas, trazendo a compreensão de que os veículos sob duas rodas são benéficos tal como os automóveis quando o trânsito é praticado com consciência e respeito à vida  – isso inclui a educação daqueles que cuidam e são responsáveis pelas infra-estruturas das ruas, avenidas e rodovias, que devem considerar um trânsito fluente e seguro para todos. Cultura é uma força ímpar que cada povo carrega consigo – cultura no trânsito, cultura de motociclismo, são pontos que certamente rendem inúmeros debates, e que se tratados seriamente, podem transformar o rumo das coisas, principalmente uma visão negativa para uma visão positiva e realista.

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.” Sem sombra de dúvidas, essa frase de Paulo Freire é vital. O professor certamente tem a missão de impregnar de  sentidos toda uma elaboração social.

O Best Riders são intensamente gratos a aqueles que fazem o  sentido e significado em todas as áreas da vida. Professor é dar sentido e cor ao mundo – especialmente  às pistas, trilhas e rodovias  daqueles que com velocidade, fazem a história.

Uma última frase para a reflexão.

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”
Paulo Freire.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma pena professores ganharem menos que jogadores de futebol falo isso a nível mundial,não só jogadores ganham mais que professores mas inúmeras classes menos importantes que não trazem edificação para a vida alheia…Isso vale também para os profissionais da saudê que ganham verdadeiras misérias perto de classes menos importantes…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


+ quatro = 11