Harley Sportster: linha mais barata completa 60 anos

0
164

Conheça a evolução dos modelos da linha Sportster e quais versões foram destaque ao longo de seis décadas

HD_Sportster_60_anos_1957_HD_Sportster_2017815181521
Em 1957 nasce a Sportster 883, porta de entrada ao mundo Harley-Davidson

TEXTO: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

Harley Sportster: linha mais barata completa 60 anos

Em 1957 saía da linha de produção da Harley-Davidson em Milwaukee, nos Estados Unidos, a moto que se tornaria uma das mais populares da história da marca: a Sportster. Porta de entrada ao mundo HD, a moto é uma das mais vendidas em todo o planeta. Considerada urbana, por conta da sua baixa autonomia e menor potência, a linha Sportster tem uma legião de fãs, inclusive no Brasil. Para muitos motociclistas o que desperta o interesse neste modelo é sua capacidade de ser customizada. Atualmente a Harley monta e vende no Brasil quatro modelos da família: Iron 883, 1200 Custom CB, Forty-Eight e Roadster 1200. Os preços variam entre R$ 40.500 e R$ 48.600. Confira a evolução da linha Sportster em seis décadas de produção ininterrupta.

1957 – Nasce a linha Sportster com motor de dois cilindros em “V” de 55 centímetros cúbicos (ou 883cc, daí a origem do nome), comando simples no cabeçote e refrigeração a ar. Foi considerada a primeira “superbike” da HD.
1970 – Derivadas das pistas de dirt-track (corridas em pista de terra), a Harley apresenta a Sportster XR750 com motor mais apimentado. O modelo colecionou vitórias nos circuitos ovais no início da década de 1970.

HD_Sportster_60_anos_1970_Sportster_XR_750_201781518155
A Sportster XR-750 colecionou vitórias nos circuitos ovais no início da década de 1970

1972 – A XL estava equipada com uma versão de 1000cc do lendário motor “Iron Head” com 997 cc.

HD_Sportster_60_anos_1972_Motor_Iron_Head_2017815181452
A XL de 1972 estava equipada com uma versão de 1000cc do motor “Iron Head”

1977 – O ano marca o surgimento da XLCR (Cafe Racer), que trazia uma estética impactante, suspensão traseira inspirada na da XR750 e freios a disco em ambas as rodas. A carenagem também é destaque do modelo.

HD_Sportster_60_anos_1977_XLCR_2017815181435
Com estética impactante, a Cafe Racer XLCR trazia carenagem e freios a disco em ambas as rodas

1986 – A linha recebe o motor Evolution, que veio substituir o velho “Iron Head”. Havia duas versões, a de 883cc e a de 1.100cc.
1988 – Chega ao mercado norte-americano a Sportster 1200, com motor mais torcudo.
2001 – A XL883R ganha no escape 2 em 1, que é usado até hoje na linha de entrada da HD.

HD_Sportster_60_anos_2001_Harley XL_883_Sportster_2017815181417
Em 2001, a Harley a XL 883R ganha mais jovialidade em suas linhas e escape 2 em 1

2005 – A Sportster 883 Low traz uma posição mais baixa de pilotagem.

HD_SPortster_60_anos_2005_883_Low_2017815181357
A HD Sportster 883 Low foi pensada para mulheres e pilotos de baixa estatura

2007 – A Sportster recebeu injeção eletrônica de combustível, que aposentou definitivamente os antigos carburadores.
2008 – A Harley-Davidson lança a XR1200, uma Sportster com motor de cerca de 90 cv de potência máxima, suspensão dianteira invertida (upside-down) e disco duplo na dianteira.

HD_Sportster_60_anos_2008_Harley_XR1200_2017815181338
A XR 1200 trazia motor apimentado, suspensão invertida e disco duplo na dianteira

2010 – A XL Sportster Forty-Eight e a Iron 883 são lançadas na Terra do Tio Sam.

HD_Sportster_60_anos_2010_Forty_Eight_2017815181322
Com ar mais retrô, A XL Sportster Forty-Eight e a Iron 883 são lançadas nos Estados Unidos em 2010
HD_Sportster_60_anos_2010_Iron_883_201781518133
Em 2010, a 883 Iron ficou mais agressiva, já no estilo Dark Custom

2012 – Chega ao Brasil a XL 1200 Custom, com motor 1200cc, pneus mais largas e tanque de combustível para 17 litros. No ano seguinte foram comercializadas duas versões limitadas: a CA, mais urbana e ágil, e a CB Custom, voltada para o mototurismo.

HD_Sportster_60_anos_2013_HD_1200_CA_CB_2017815181244
Em 2013 duas duas versões limitadas foram vendidas no Brasil: CA (urbana) e a CB (turismo). Foto: Mario Villaescusa

2014 – A XL883N Iron ganhou freios ABS e o H-D Smart Security System. Um sistema de segurança que apresenta bloqueio automático hands-free. Ou seja, não é preciso colocar a chave no contato para acionar a moto.
2015 – Um dos modelos mais cheios de estilo da linha Harley-Davidson, a Forty-Eight passou por uma completa reformulação para a versão 2016. O modelo ganhou novas rodas, tubos mais grossos no garfo dianteiro e freios ABS. O quadro mais moderno se uniu a nova ciclística e ao estilo “old-school”.

HD_Sportster_60_anos_2015_Harley_Sportster_Forty_Eight_2017815181029
A Sportster Forty-Eight passou por uma completa reformulação em 2016

2017 – Inspirada nas motos de corrida de rua das décadas de 1950 e 60, a nova Roadster 1200 chegou ao Brasil movida pelo “trintão” motor Evolution de 1200cc. A ciclística é mais agressiva e ainda há na dianteira suspensão invertida com tubos de 43 mm e o freio ganhou discos duplos e ABS.

HD_Sportster_60_anos_2017_Harley_Sportster_Roadster_1200_2017815181011
No melhor estilo retrô, nova Roadster 1200 chegou ao Brasil movida pelo motor Evolution de 1200cc. Foto: Renato Durães

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


9 × seis =