Harley-Davidson Iron 883 muda para atrair novos clientes

1
1922

Harley-Davidson Iron 883: Modelo de entrada da Harley-Davidson no Brasil ganha visual mais minimalista e novas suspensões para 2016. 

HD_IRON883_14
Focada em um público jovem e bem sucedido, a Iron 883 oferece visual minimalista

Texto: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
Fotos: Renato Durães / Agência INFOMOTO

YZF_R1

Iron 883 muda para atrair novos clientes

Com o intuito de agradar novos clientes, a Harley-Davidson promoveu mudanças em seu modelo de entrada para 2016. A nova Iron 883 recebeu suspensões melhores e banco mais confortável, além de ganhar um visual ainda mais minimalista e com cara de moto customizada. A fábrica também está oferecendo desconto e condições especiais de compra em junho.

HD_IRON883_17
Apesar do novo banco ser mais confortável, Iron 883 oferece posição de pilotagem adequada às cidades

Um dos desafios da Harley é atrair novos motociclistas e um público mais jovem para a centenária marca norte-americana. Para isso, aposta em modelos com visual mais cru e simplista, caso da Iron 883, ao invés das enfeitadas e cromadas motos de maior capacidade cúbica da própria Harley. Tradicionalista, entretanto, a fábrica não mexeu no conjunto motriz. A Iron utiliza o motor Evolution, um V2 a 45 graus, com comando por vareta e refrigeração a ar com 883 cm³ de capacidade, o mesmo usado desde os anos de 1980; e o câmbio de cinco velocidades com engates “rústicos” e embreagem pesada.

HD_IRON883_13
Rodas, motor, tanque e farol: a Iron 883, modelo de entrada da Harley, aposta na simplicidade
1337_516MOTOTESTE_HD_IRON883_7
H-D não mexeu no motor da Iron: o mesmo V2 refrigerado a ar de 883 cc e câmbio de cinco marchas

Longe de ser o destaque da Iron 883, o V2 tem força já a partir de 1.600 giros, mas acaba cedo: o torque máximo de 6,7 kgf.m chega a 3.750 rpm. A potência não é declarada, mas certamente não passa dos 50 cv.

Se os números de desempenho estão entre os itens importantes para escolher sua moto, talvez a Harley-Davidson Iron 883 não seja para você. Embora o V2 proporcione arrancadas empolgantes de 0 a 100 km/h e tenha torque para rodar com tranquilidade na estrada, a velocidade máxima gira em torno dos 160 km/h. O consumo varia entre 19 e 21 km/l.

Rodar mais suave

Ao invés de um novo motor, a Harley preferiu aprimorar a parte ciclística da moto. As suspensões são novas e, de fato, melhores do que no modelo anterior. O garfo telescópico dianteiro manteve os 39 mm de diâmetro, porém conta com um sistema de cartucho, com mola e amortecedor em óleo, com funcionamento mais progressivo.

HD_IRON883_18
Iron 883 2016 tem novas suspensões, mais modernas, que oferecem funcionamento mais progressivo

Já os dois amortecedores traseiros são completamente novos, até mesmo no visual. Mais bem acabados e robustos, têm uma tecnologia de emulsão, com carga de nitrogênio. O novo sistema bichoque absorve melhor as ondulações das ruas paulistanas e não chega ao fim do modesto curso (41 mm) em qualquer buraco. De quebra ainda oferecem ajuste na pré-carga da mola, por meio de uma ferramenta especial guardada sob o banco. O banco único, aliás, é outra novidade: ganhou mais espuma e um acabamento novo.

HD_IRON883_6
Amortecedores são novos: estão mais progressivos e não dão fim de curso em qualquer buraco
HD_IRON883_8
Banco é outra novidade da Iron 2016: com mais espuma e um acabamento novo ficou mais confortável

As rodas receberam acabamento diferenciado: a pintura preta nos nove raios agora tem detalhes usinados que remetem às motos customizadas. Feitas em liga de alumínio ficaram 3,7 kg mais leves e certamente ajudam o conjunto de suspensões a trabalhar melhor e o piloto a rodar com mais suavidade.

HD_IRON883_16
Suspensões melhores ajudam a Iron 883 a contornar curvas, mas as pedaleiras limitam a inclinação

No sistema de freios nenhuma novidade. Os discos com pinças de dois pistões nas duas rodas contam com sistema ABS de série. Apesar de não ser dos mais modernos, contribui para frear os 251 kg a seco da Iron 883 com mais segurança, principalmente no piso molhado.

Atitude urbana

Focada em um público jovem e bem sucedido, mais preocupado com a atitude do que com o desempenho da moto, a Iron 883 marca presença. Mesmo sendo a mais acessível das Harley-Davidson, o novo logo com a águia americana no tanque e o visual “dark”, com quase todas as peças pintadas em preto, atrai olhares nas ruas da cidade.

HD_IRON883_10
Modelo 2016 ganhou visual mais dark: escapamentos na cor preta, novas rodas e tampa do filtro de ar
HD_IRON883_6
Lado negro da força: motor, saídas de escapamento… tudo preto na Iron 883 2016

Afinal, embora esteja mais confortável, a posição de pilotagem da Iron 883 manteve-se essencialmente urbana. O piloto vai sentado, com as pernas flexionadas, joelhos abertos e os braços retos, apoiados no guidão estilo drag-bar que circula bem nos corredores. A falta de proteção aerodinâmica e a baixa autonomia dos 12,5 litros do tanque, porém, limitam sua vocação para viagens mais longas.

HD_IRON883_15
Guidão estilo drag bar não atrapalha para circular com a Iron 883 nos corredores

O painel com um único mostrador tem velocímetro de leitura analógica, e uma pequena tela de LCD, que alterna entre relógio, hodômetros, autonomia, marcha engatada e conta-giros. Um item de série bem prático é o Smart Key, que dispensa o uso da chave para dar partida. Basta carregar o chaveiro no bolso, que ele ativa a moto ou desativa e aciona o alarme por proximidade.

HD_IRON883_9
Embora não seja das mais práticas e racionais, Iron 883 é certamente uma das motos mais estilosas

Sem banco e nem pedaleira para garupa, a Iron 883 não está entre as opções mais práticas do mercado, mas certamente figura na lista das motos com mais estilo. O vibrante e rudimentar motor V2 combinado ao visual de moto customizada coloca essa Harley de entrada na disputa com outros modelos que prezam pelo estilo. Com o preço promocional de R$ 37.900, a H-D Iron 883 volta a disputar mercado com a Ducati Scrambler Icon, vendida a partir de R$ 36.900, e a recém-lançada Triumph Street Twin, cotada a R$ 36.500.

HD_IRON883_12
Banco único e sem nenhum espaço para bagagem, Iron 883 é essencialmente urbana
HD_IRON883_11
H-D Iron 883: vendida em quatro opções de cores
HD_IRON883_4
Tanque, farol e um único mostrador compõe o visual minimalista na dianteira da Iron 883

Ficha Técnica – Harley-Davidson Iron 883 2016

MOTOR Dois cilindros em “V”, comando por varetas, quatro válvulas e arrefecimento a ar
POTÊNCIA MÁXIMA n/d
TORQUE MÁXIMO 6,7 kgf.m a 3750 rpm
CAPACIDADE CÚBICA 883 cm³
DIÂMETRO X CURSO 76,2 mm x 96,8 mm
TAXA DE COMPRESSÃO 9,0:1
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção Eletrônica de Combustível Seqüencial (ESPFI)
SISTEMA DE PARTIDA Elétrica
CÂMBIO Cinco velocidades
TRANSMISSÃO FINAL Correia dentada
CAPACIDADE DO TANQUE 12,5 litros
CHASSI De aço tubular de secção circular
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico do tipo cartucho com 92 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Sistema bichoque com ajuste na pré-carga da mola
FREIO DIANTEIRO Disco simples de 300 mm com pinça de pistão duplo
FREIO TRASEIRO Disco simples de 200 mm com pinça de pistão único
PNEU DIANTEIRO 100/90-19
PNEU TRASEIRO 150/80-16
COMPRIMENTO 2.250 mm
ALTURA DO BANCO 735 mm
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 1.515 mm
PESO A SECO 251 kg

>>Visite a nossa loja de motos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


× cinco = 30