Harley-Davidson: a história da lendária marca [Vídeo]

0
600

Documentário mostra a história da marca emblemática Harley-Davidson.

harley

Foto Divulgação

Harley-Davidson: a história da lendária marca [Vídeo]

A história da lendária Harley-Davidson começa em 1903 em um barracão nos fundos da casa de Arthur e Walter Davidson em Milwaukee, Wisconsin. A dupla, que tinha em torno dos 20 anos, se juntou a William Harley para construir artesanalmente uma motocicleta.

v

Nesse barracão, com nome de “Harley-Davidson Motor Company”  foram produzidas as primeiras motocicletas da marca, e a primeira foi vendida a um amigo por menos de 200 dólares.

fábrica

O primeiro modelo de produção da marca. A motocicleta foi pensada para participar de competições e precisava ser resistente.

1

O teste da primeira Harley foi feito quando participou numa corrida de motos no State Fair Park em Milwaukee, ficando em quarto lugar. Este é o primeiro registo histórico documentado de uma Harley-Davidson.

Em 1906, a equipe contava com 6 pessoas e tiveram que expandir os negócios, abrindo a primeira fábrica, localizada na Juneau Avenue em Milwaukee.

fabrica 2

O ano seguinte foi onde uma importante inovação técnica surgiu: o primeiro modelo com motor a 45º V Twin capaz de atingir 7 cavalos de potência e alcançar 100km/h, algo sensacional para a época. Apesar disso, poucos modelos V Twin foram produzidos até 1910.

Em 1910 o famoso logotipo aparece pela primeira vez.

logo

Em 1917Harley-Davidson conquistou seu maior cliente: o exército americano. Produziu e comercializou quase 20 mil motocicletas para o exército durante a 1ª Grande Guerra Mundial.

1ª Guerra Mundial

Em 1918 o soldado americano Roy Holtz  foi o primeiro a entrar em território alemão pilotando uma Harley-Davidson equipada com side-car.

primeiro americano a entrar na Alemanha

Em 1920Harley-Davidson já é uma das maiores fabricantes de motos do mundo, com cerca de 2 mil revendas em 67 países diferentes

No ano seguinte, morreu William A. Davidson, um dos fundadores da empresa. Outros dois fundadores – Walter Davidson e Bill Harley – morreriam nos próximos cinco anos.

Entre 1941 e 1945, período que durou a 2ª Guerra Mundial, a empresa voltou a fornecer suas motocicletas para o exército norte-americano e seus aliados. Quase toda a sua produção, calculada em torno de 90 mil unidades, foi enviada para as forças norte-americanas neste período

2 gm

Em novembro de 1945, com o fim da guerra, foi retomada a produção de motocicletas para uso civil.

Em 1956 o  jovem astro Elvis Presley posou para a edição de maio de 1956 da revista “Enthusiast” com uma Harley-Davidson modelo KH.

Elvis Presley

Em 1998 a primeira linha de montagem fora dos Estados Unidos é aberta, na Zona Franca de Manaus (Brasil).

A festa do centenário da marca acontece em Milwaukee em 2003, com cerca de 250 mil pessoas.

centenario

O Museu da Harley Davidson é inaugurado em 12 de julho de 2008, em Milwaukee  com centenas de motocicletas, exibições, filmes e imagens da história da marca

A marca Harley-Davidson é reconhecida em todo o mundo não só como uma moto, mas sim como um estilo tradicional de vida.

As motos da Harley-Davidson são usadas em vários filmes e vídeos de músicas, pois resumem com precisão o sentido da liberdade.

Aproveite o feriado e assista ao documentário de 44 minutos sobre a história da Harley-Davidson:

>>Conheça nossa loja de motos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


5 − = três