Grupo Piaggio fecha fábrica na Espanha

0
608
grupo piaggio fabrica derbi

Grupo Piaggio fecha sua fábrica na Espanha no próximo mês e concentrará suas atividades todas na Itália, segundo comunicado divulgado pela empresa. Com o encerramento da produção do grupo italiano na fábrica da Derbi, em Martorelles, na região de Barcelona, cerca de 150 metalúrgicos devem perder seus empregos.

grupo piaggio fabrica derbi

Fotos: Divulgação

Grupo Piaggio fecha fábrica na Espanha

A especulação do fechamento da Derbi pelo grupo Piaggio já corre desde 2011, mas a empresa havia se comprometido a ajudar os funcionários e buscar investidores. Em 2012 os funcionários chegaram a fazer greve após o anúncio do fechamento da fábrica, o que não aconteceu no ano passado. Infelizmente, a crise se perdurou e hoje já se sabe que a Derbi tem mais um mês apenas de atividades. A marca espanhola foi comprada em 2001 pelo grupo Piaggio, que é detentor também das marcas Aprilia, Moto Guzzi, Scarabeo e Vespa.

grupo piaggio zip-sp-2013_01

O grupo Piaggio é um dos mais antigos na Itália, foi fundado em 1984, é muito conhecido pela fabricação de scooters, como a Zip SP, mostrada na foto. Hoje comercializa scooter e motocicletas de 50 a 1.200 cc e é o principal fabricante de veículos de três rodas na Índia. Além da Itália, o grupo Piaggio também tem fábricas na China, Índia, Indonésia, Vietnã e Estados Unidos, mas com o fechamento da Derbi, deixa de estar na Espanha.

A Derbi nasceu como uma oficina de bicicletas em 1992 e produziu sua primeira moto em 1949, um modelo ciclomotor SRS. No ano seguinte, a empresa criou a primeira motocicleta com motor 250 cc. O nome da empresa, inclusive, foi criado em alusão ao modo como surgiu, fazendo bicicletas. Derbi é a junção em espanhol de Derivados de Bicicleta.

Para os espanhóis, a marca ficou conhecida como por criar motocicletas de baixas cilindradas. Nos anos sessenta, a empresa começou a investir em competições e conquistou seu primeiro título mundial com o piloto Ángel Nieto.

Para o site espanhol Solo Moto, a decisão do grupo Piaggio fará o final do mês de março ser triste: “A fábrica que deu vida às motos de nossa juventude, as Antorcha, Variant, Diablo, Copa, TT8, fechará as portas para sempre”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


8 + = nove