Freio ABS: quais motos têm?

3
650
freio abs

Freio ABS:  Incluir freios ABS em modelos de motocicletas é um ponto de discussão que abrange os temas da segurança, velocidade e custo. Conheça o que as principais marcas atuantes no Brasil oferecem no mercado.

freio abs

Foto Divulgação

Freio ABS: quais motos têm?

Atualmente é discutido entre os variados pilotos sobre a importância  e utilização do sistema ABS (Anti-lock Braking System) em motocicletas. O  ABS atua  como um sistema antibloqueio de frenagem, com sensores que monitoram constantemente a velocidade das rodas. Caso a roda ameace bloquear ao frearse bruscamente ou  a frenagem ocorra em uma pista escorregadia, o sistema ABS regulará a pressão de frenagem, otimizando-a. Assim o sistema ABS condiciona estabilidade nas manobras dos pilotos, ainda que o solo seja diverso, podendo estar em condições como areia ou cascalho, por exemplo. Então o sistema ABS oferece estabilidade e conforto na direção, facilitando a desaceleração, possibilitando menor distância na frenagem, reduzindo o risco de acidentes.

Competidores e motociclistas esportivos se dividem sobre a aplicação  do sistema em motocicletas – para muitos pilotos experientes e competidores, o sistema ABS não permite  o desenvolvimento avançado do condutor nas manobras, enquanto outros defendem o sistema em questões de segurança. O sistema ABS influe no fator preço. Poucas empresas incluem em seu arsenal motocicletas com ABS em série – geralmente  o sistema é oferecido como  opcional na compra, embora o fator legal tende a influenciar esse mercado  gradativamente a incluir esse sistema nas motocicletas.

De acordo com o site Automotive Business, o sistema ABS será obrigatório na União Européia, a partir de janeiro de 2016 a todas as motocicletas acima de 125cc. Embora isso não interfira imediatamente no mercado brasileiro, essa medida que visa a segurança começa a ser considerada e pautada por especialistas brasileiros. Segundo André Garcia, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança que visa aculturar a sociedade por meio de palestras e aulas de pilotagem  que focam o tema da segurança nas pistas, “há um conjunto de lições a serem realizadas para diminuir a mortalidade de mais de 40 mil pessoas/ano“. Para ele, o sistema ABS  deve ser incluído como item de série pelos fabricantes brasileiros tal como será exigido na Europa para motos em 2016. Empresas como  BMW Motorrad já inclui o sistema ABS em suas motocicletas como item de série.

Analisando o site dos maiores fabricantes, encontramos os seguintes modelos que incluem o ABS como item de série.

freio abs

A tabela que montamos abaixo demonstram os modelos que incluem o ABS como opção de compra, conforme disponível em websites das montadoras.

freio abs

 

» Conheça nossa Loja de Motos .

3 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente no patropí segurança ainda é tratada como luxo, que morram as pessoas, que o país perca seus jovens, quem paga o custo é você ! Montadoras só pensam em lucro, se for obrigatório, o custo abaixa (economia de escala).

  2. Impressionante como a HONDA, KAWASAKI, SUZUKI e outras marcas ainda vendem motos sem o computador ABS. Para parar uma moto de alta cilindrada sem ABS é muito perigoso. Em 2014 todos carros sairão de fábrica com ABS de série. As opcionais cobram R$ 3.000 em um computador ABS é o mesmo preço de um desktop para jogos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


+ sete = 12