Freio ABS: Incluir freios ABS em modelos de motocicletas é um ponto de discussão que abrange os temas da segurança, velocidade e custo. Conheça o que as principais marcas atuantes no Brasil oferecem no mercado.
Foto Divulgação
Freio ABS: quais motos têm?
Atualmente é discutido entre os variados pilotos sobre a importância e utilização do sistema ABS (Anti-lock Braking System) em motocicletas. O ABS atua como um sistema antibloqueio de frenagem, com sensores que monitoram constantemente a velocidade das rodas. Caso a roda ameace bloquear ao frear–se bruscamente ou a frenagem ocorra em uma pista escorregadia, o sistema ABS regulará a pressão de frenagem, otimizando-a. Assim o sistema ABS condiciona estabilidade nas manobras dos pilotos, ainda que o solo seja diverso, podendo estar em condições como areia ou cascalho, por exemplo. Então o sistema ABS oferece estabilidade e conforto na direção, facilitando a desaceleração, possibilitando menor distância na frenagem, reduzindo o risco de acidentes.
Competidores e motociclistas esportivos se dividem sobre a aplicação do sistema em motocicletas – para muitos pilotos experientes e competidores, o sistema ABS não permite o desenvolvimento avançado do condutor nas manobras, enquanto outros defendem o sistema em questões de segurança. O sistema ABS influe no fator preço. Poucas empresas incluem em seu arsenal motocicletas com ABS em série – geralmente o sistema é oferecido como opcional na compra, embora o fator legal tende a influenciar esse mercado gradativamente a incluir esse sistema nas motocicletas.
De acordo com o site Automotive Business, o sistema ABS será obrigatório na União Européia, a partir de janeiro de 2016 a todas as motocicletas acima de 125cc. Embora isso não interfira imediatamente no mercado brasileiro, essa medida que visa a segurança começa a ser considerada e pautada por especialistas brasileiros. Segundo André Garcia, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança, que visa aculturar a sociedade por meio de palestras e aulas de pilotagem que focam o tema da segurança nas pistas, “há um conjunto de lições a serem realizadas para diminuir a mortalidade de mais de 40 mil pessoas/ano“. Para ele, o sistema ABS deve ser incluído como item de série pelos fabricantes brasileiros tal como será exigido na Europa para motos em 2016. Empresas como BMW Motorrad já inclui o sistema ABS em suas motocicletas como item de série.
Analisando o site dos maiores fabricantes, encontramos os seguintes modelos que incluem o ABS como item de série.
A tabela que montamos abaixo demonstram os modelos que incluem o ABS como opção de compra, conforme disponível em websites das montadoras.
ABS obrigatório em todas as motos acima de 125? FREIO A DISCO ja seria um bom começo no Brasil… que ainda vende moto zero com freio TAMBOR…
Infelizmente no patropí segurança ainda é tratada como luxo, que morram as pessoas, que o país perca seus jovens, quem paga o custo é você ! Montadoras só pensam em lucro, se for obrigatório, o custo abaixa (economia de escala).
Impressionante como a HONDA, KAWASAKI, SUZUKI e outras marcas ainda vendem motos sem o computador ABS. Para parar uma moto de alta cilindrada sem ABS é muito perigoso. Em 2014 todos carros sairão de fábrica com ABS de série. As opcionais cobram R$ 3.000 em um computador ABS é o mesmo preço de um desktop para jogos.