Freio ABS: obrigatório nas motos da Europa

3
695
freio ABS

Freio ABS será obrigatório nas motos da Europa, segundo determinação da União Europeia. As montadoras tem até 2016, ano que começa a vigorar a obrigatoriedade, para mudarem seus projetos de motocicletas com mais de 125 cc, que devem sair de fábrica equipadas com o sistema antibloqueio de frenagem.

freio ABS

Foto: Doni Castilho

Freio ABS: obrigatório nas motos da Europa

A legislação aprovada no começo de março tem como objetivo reduzir ainda mais o número de acidentes com motociclistas nas estradas europeias, que registrou mais de cinco mil mortes em 2011. Segundo estudo realizado pelo Banco de Dados de Acidentes da Alemanha, o GIDAS, 47% dos acidentes com motos foram causados por frenagem hesitante ou equivocada, problema que é solucionado pela segurança e eficiência oferecida pelo freio ABS.

A medida adotada na Europa também se estende a motos com mais de 50 cc e até 124 cc, que devem utilizar o freio ABS ou então o sistema de frenagem combinado (CBS – Combined Brake System). O freio ABS impede que as rodas travem durante a frenagem e o sistema CBS desacelera simultaneamente as rodas dianteiras e traseiras durante a frenagem, mas não regula a pressão dos freios e ainda há risco dos pneus travarem.

No Brasil, os freios ABS em motos são tratados normalmente como opcionais e fazem as motos serem mais caras por este “adicional de segurança”. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Bosch, fabricante de freio ABS, apenas 1% das motos vendidas em 2012 saíram de fabrica equipadas com o sistema antibloqueio de frenagem. Destas, nenhuma com menos de 250 cc, que representa o maior segmento de motocicletas vendidas no Brasil.

Acredita-se com com a nova medida e a produção em massa de motos com freio ABS, os custos serão baixados e a tecnologia deve evoluir, podendo se tornar mais “comum”, digamos assim, e atingindo outros mercados, como o brasileiro, sem ter que pagar mais caro por isso.

Confira vídeo demonstrando a diferença de motos com e sem freio ABS:

Você acha que freio ABS deveria vir de fábrica?

3 COMENTÁRIOS

  1. fala-se tanto em seguranca no brasil e eles ao inves de obrigar toda moto ter no minimo freio a disco dianteiro eles acham que e melhor pintar o motociclista de verde fluorecente pra que os motoristas possam visualisar melhor.Trabalhei com uma fan 2 anos com freio a tambor e hj uso uma factor com freio a disco,a diferenca e absurda,ja passei situacoes que se nao fosse ao santo freio a disco teria batido com certesa.vai ficar maios caro a principio mais com a demanda maior logo abaixa o preco.

  2. TA NA HORA DO BRASIL COMEÇAR A PENSAR DESSA FORMA…E PARAR DE COLOCAR PROBLEMA NOS MOTOCICLISTAS…ASSIM PODEREMOS DESFRUTAR DE MAIS SEGURANÇA E PRAZER AO PILOTAR NOSSAS MÁQUINAS!!! ENQUANTO ISSO NÃO OCORRE AQUI, ESSAS PESSOAS NO PODER SE PREOCUPAM EM QUERER PROIBIR GARUPAS…ENTRAR NOS POSTOS DE CAPACETE E DE TRANSITAR EM VIAS EXPRESSAS POR AÍ…ESSE PAÍS É UMA PIADA DE MUITO MAU GOSTO MESMO!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


− 6 = três