FIM revela logo comemorativo de 110 anos

0
836

FIM – A Federação Internacional de Motociclismo comemora em 2014, 110 anos e lança um novo logo em comemoração. Foi a FIM que deu início a uma série de competições internacionais, como por exemplo o Road Racing World Championship Grand Prix, conhecido hoje como MotoGP.

logo FIM

Foto Divulgação.

FIM revela logo comemorativo de 110 anos

FIM (Federação Internacional de Motociclismo) comemora  nesse ano, 110 anos de paixão pelo motociclismo e lança um novo logo em comemoração à data, que será compartilhado com todas as plataformas de comunicação da empresa.

A FIM foi fundada em 21 de Dezembro de 1904 no restaurante Ledoyen, em Paris. Antigamente se chamava ”Fédération Internationale des Clubs Motocyclistes” (Federação Internacional dos Clubes de Motociclistas).  A então chamada FICM organizou a primeira Copa Internacional em Dourdan, no sudoeste de Paris no dia 25 de Dezembro de 1904, com a participação da Áustria, Dinamarca, França, Alemanha e Grã-Bretanha.

Quem ganhou a competição foi a França, fazendo com que os outros países criassem uma enorme aversão pela FICM, pois acreditavam que ela favorecia a França por ser sua ”casa”.

restaurante_paris

Em Julho de 1906, foi realizada a Copa Internacional de Patzau, na Bohemia. Só que dessa vez, a liga dos outros países se uniram e conseguiram deixar inativa a FICM, que na verdade, só permaneceu ”dormindo” por alguns anos.

A União de Cliclismo da Grã-Bretanha tomou a iniciativa de realizar uma reunião confederativa nas Olimpíadas de Londres no dia 28 de Novembro de 2012, que contou com a presença dos presidentes das ligas da Bélgica, Dinamarca, França , Grã-Bretanha , Itália , Holanda e Estados Unidos. Foi ai que a FICM foi restabelecida ao cargo, com a função de controlar e desenvolver aspectos desportivos e as rotas.

primeiro_campeonato

Duas semanas depois da reunião, agora com a participação da Alemanha, da Áustria e da Suíça, foi declarado que esses 10 países seriam membros oficiais e fundadores da FICM. O primeiro evento realizado depois dessa decisão foi o  International Six Days Reliability Trial, que é conhecido atualmente como International Six Days’ Enduro (Campeonato Internacional de 6 dias de Enduro).

As vésperas da Segunda Guerra Mundial, o FICM tinha no total, 30 membros filiados. No final de 1936, o Speedway World Final teve seu lugar no Estádio de Wembley, em Londres. Foi o primeiro campeonato mundial oficial da FICM e o piloto australiano Lionel Van Praag levou o primeiro título internacional.

campeonato

Por conta da Guerra, a FICM ficou parada por quase 10 anos, retomando suas atividades em 1946. Em 1947, foi realizada o Cross Country na Holanda, com pilotos da Grã-Bretanha , Bélgica e Holanda. Foi a primeira Motocross das Nações. Já em 1949, a FICM passa a ser FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Nesse mesmo ano foi lançada a competição Road Racing World Championship Grand Prix, conhecida hoje como o grande e famoso, Mundial MotoGP.

motogp2

>>Confira também – Loja Best Riders

»Yamaha YZF-R1 Azul a venda no Best Riders, modelo 2008

»Yamaha YZF R1 Preta a venda no Best Riders, modelo 2008

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


três − = 2