Entrevista: Creso Franco, fala sobre o mercado de motos

4
1397

A fabricante de motocicletas Dafra lançou a sua 3ª motocicleta deste ano. A marca que está fazendo parceria com a SYM, fabricante de motos taiwanesa, pretende ganhar cada vez mais espaço no mercado das duas rodas. No comando da empresa está Creso Franco, que atua como presidente desde 2008 — ano em que a Dafra foi fundada. Formado em Física pela PUC-RJ e doutor em Ciências Sociais, Franco tem uma visão bem otimista da empresa, já que a marca ocupou a 3ª colocação de motos mais emplacadas no Brasil em 2011, com 44.090 unidades, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Confira a entrevista com o presidente da Dafra que aconteceu no restaurante Cantaloup, no bairro de Itaim Bibi, em São Paulo, após o lançamento da Next 250.

Qual a porcentagem do mercado a Dafra pretende atingir em 2012?

Este ano estamos acreditamos atingir 2% do emplacamento do mercado. Se você pegar o nosso varejo e dividir pelo mercado total, terá um percentual extremamente maior, isso porque a Dafra tem uma participação em motos que não são emplacadas em algumas cidades. É um grande mercado do Nordeste sem números oficiais.

Em quais capitais a Dafra tem mais vendas?

Em 2011, o melhor market share foi em Maceió, AL. Tivemos conquistas de mercado maiores em algumas cidades menores, como Uruguaiana (Rio Grande do Sul) que obteve 35% do mercado, mas a venda de lá é muito pequena, por isso consideramos as capitais.

Como você acredita que estará a posição da Dafra para os anos seguintes?

É muito difícil dizer, porque o mercado de motos no Brasil ainda não está maduro. Tem muitas pessoas que querem ter motos, e ainda não tem condições de adquirir.

Hoje vocês estão com a MV Agusta como representantes no Brasil, vocês tem projetos para trazerem outras marcas?

Em curto prazo não, ao longo prazo eu acho que é provável.

A Dafra pretende pegar a Ducati como representante no Brasil?

Eu acredito que a Ducati vai vir para o Brasil, mas já a questão da Dafra se tornar representante ainda não há nenhum acordo fechado. Mas existe a possibilidade de ser na Dafra.

A Dafra tem o planejamento de investir em motos de alta cilindrada?

Neste ano a Dafra já investiu em motos de cilindradas maiores do que os modelos anteriores e não vai parar por para os próximos anos.

Esse ano vocês já estão fazendo o terceiro lançamento com a Next 250, ainda terá coisa nova para 2012?

Esse ano não. A Dafra é uma empresa que gosta muito do Salão Duas Rodas e a gente mostra lá tudo o que está para ser lançado. Nós pretendemos fazer o lançamento de uma bicicleta elétrica que foi apresentada no evento.

A Dafra pretende fazer algum investimento em motos elétricas?

Não. A Dafra acredita que hoje a moto elétrica ou tem um público muito escasso, além de ser muito cara. O mesmo não ocorre com bicicleta.

Como a Next 250 conseguiu ficar R$ 1 000,00 mais barata em relação às concorrentes do mesmo segmento?

A Dafra tem a mesma tecnologia das concorrentes, o preço não é agressivo, por isso acreditamos que da para conquistar o mercado com esse valor.

Ainda existe um número bem menor de concessionárias da Dafra do que as concorrentes, vocês tem planejamento de lançar novas lojas?

O mercado de motocicletas de 2011 fechou um pouco maior que 2008, então não era o cenário saudável aumentar o número de concessionárias que poderiam nos prejudicar mais para frente. Mas aqui em São Paulo mês passado (março) lançamos dois pontos de vendas.

4 COMENTÁRIOS

  1. VAMOS LÁ SR.CRESO FRANCO PRESIDENTE DA DAFRA !((( http://bestriders.com.br/blog/entrevista-creso-franco-presidente-da-dafra-fala-sobre-o-mercado-de-motos/))) **********CUMPRA SEU PAPEL HONESTAMENTE E DEVOLVA O DINHEIRO DOS SEUS CLIENTES INSATISFEITOS…É UM DIREITO NOSSO DE ACORDO COM A LEI DE DEFESA DO CONSUMIDOR… NÃO DEU,NÃO DEU! TENTEM VENDER SUAS PORCARIAS TANTO COMO DE MOTOS ,COMO QUALIDADES DE SERVIÇOS PÓS-VENDA ,PARA OUTROS QUE GOSTEM DE SE ARRISCAR E SE AVENTURAR COM SUAS PORCARIAS.POIS PRA QUEM EM UM ANO E MEIO NÃO RESOLVEU O PROBLEMA,É UM DIREITO NOSSO NÃO QUERER MAIS. SE O PROGRAMA DA TARDE/CELSO RUSSOMANNO ME CHAMAR A IMAGEM DA EMPRESA AO QUAL O SR. É PRESIDENTE VAI FICAR MAIS FEIA DO QUE JA É…NÃO É NENHUM FAVOR…É MAIS DO QUE UMA OPÇÃO,É UM DIREITO DO CONSUMIDOR…SR. PRESIDENTE DA DAFRA,PROCURE ALGUM CURSINHO DE EMPRESÁRIO POR AI…

  2. VAMOS LÁ SR.CRESO FRANCO PRESIDENTE DA DAFRA !((( http://bestriders.com.br/blog/entrevista-creso-franco…/))) **********CUMPRA SEU PAPEL HONESTAMENTE E DEVOLVA O DINHEIRO DOS SEUS CLIENTES INSATISFEITOS…É UM DIREITO NOSSO DE ACORDO COM A LEI DE DEFESA DO CONSUMIDOR… NÃO DEU,NÃO DEU! TENTEM VENDER SUAS PORCARIAS TANTO COMO DE MOTOS ,COMO QUALIDADES DE SERVIÇOS PÓS-VENDA ,PARA OUTROS QUE GOSTEM DE SE ARRISCAR E SE AVENTURAR COM SUAS PORCARIAS.POIS PRA QUEM EM UM ANO E MEIO NÃO RESOLVEU O PROBLEMA,É UM DIREITO NOSSO NÃO QUERER MAIS. SE O PROGRAMA DA TARDE/CELSO RUSSOMANNO ME CHAMAR A IMAGEM DA EMPRESA AO QUAL O SR. É PRESIDENTE VAI FICAR MAIS FEIA DO QUE JA É…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


sete + = 10