Ducati XDiavel: powercruiser customizada para festa

Customizada e Conceito, house

Ducati XDiavel: com uma releitura da XDiavel feita por Roland Sands, Ducati participa pela primeira vez do tradicional encontro de Sturgis, nos Estados Unidos.

Ducati XDiavel RSD 12 Ducati XDiavel: powercruiser customizada para festa

Customizador Roland Sands fez um releitura da Ducati XDiavel para o tradicional encontro de Sturgis

Texto: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
Fotos: Divulgação

S1000RR Ducati XDiavel: powercruiser customizada para festa

Power cruiser customizada para a festa

O tradicional encontro de Sturgis, que acontece desde 1938 no Estado de Dakota do Sul (EUA), sempre foi reduto dos modelos touring e também customizados da Harley-Davidson e da Indian. Porém, na 76ª edição, a Ducati resolveu entrar na festa pela porta da frente e apresentar uma releitura da nova XDiavel. Foi a primeira vez que a marca italiana participa oficialmente do mais evento norte-americano, que terminou no último dia 14 de agosto. A power cruiser de Borgo Panigale (ITA) foi customizada por Roland Sands, atualmente um dos principais nomes da arte de transformar motos originais em peças únicas, dignas de coleção.

Ducati XDiavel RSD 5 Ducati XDiavel: powercruiser customizada para festa

Um dos mais renom ados customizadores norte-americanos, Roland Sands customizou a XDiavel

Sands manteve todo o conceito tecnológico e características de motorização e ciclística da XDiavel. “Nossa intenção foi a de reforçar sua personalidade, mas preservando as soluções encontradas pela Ducati”, afirma Sands sobre o trabalho que levou três meses para ser concluído.

Mudanças estéticas e motor torcudo

Ducati XDiavel RSD 10 Ducati XDiavel: powercruiser customizada para festa

XDiavel RSD (Roland Sands Design) é puro exercício de estilo do customizador californiano

Visualmente, a principal mudança se dá no corpo da moto – agora inteiriço e formado por uma única peça –, que ganhou pintura em prata e uma faixa, espécie de coluna vertebral em preto, que vai do tanque à rabeta, no melhor estilo muscle car americano. Aliás, a parte traseira está mais arredondada, que faz nítida referência ao estilo café racer. O conjunto traseiro perdeu as lanternas e também o suporte de placa. Ganhou novo assento. O quadro em treliça, o guidão e a moldura do radiador, originalmente na cor prata, também foram pintados de preto. Outro diferencial foi a adoção do um escape lateral com duas saídas mais longas que o original. A moto traz ainda novo bocal do tanque de gasolina e tampas do motor, que ganhou dupla assinatura: Roland Sands Design e Ducati Performance.

Ducati XDiavel RSD 11 Ducati XDiavel: powercruiser customizada para festa

XDiavel feita por Roland Sands ganhou duas ponteiras mais longas – e ruidosas – no estilo americano

A Ducati XDiavel representa dois mundos que se fundem em termos de desenho e desempenho, já que traz características de uma cruiser, com pedaleiras posicionadas à frente, com um motor “torcudo”, feito para baixas e médias rotação, porém quando acorda oferece um comportamento muito esportivo. Enfim, o projeto XDiavel se caracterizada pelo refinamento estético e uma boa pitada de adrenalina. Essa receita de Power cruiser italiana ganhou um releitura com o toque de mestre do customizador norte-americano.

Ducati XDiavel RSD 9 Ducati XDiavel: powercruiser customizada para festa

“Uma verdadeira peça de desempenho e velocidade”, diz Roland Sands sobre a XDiavel

No Brasil em setembro

Esta usina de força sobre duas rodas produz 156 cv de potência (a 9.500 rpm) e impressionantes 13,35 kgfm de torque, entregues logo a 5.000 giros. Para dosar o desempenho, a moto conta com boa dose de tecnologia: três modos de pilotagem – Urban, Touring e Sport – e oito níveis de atuação do controle de tração.

Ducati XDiavel RSD 8 Ducati XDiavel: powercruiser customizada para festa

Com 13,35 kgf.m de torque, XDiavel RSD queimou pneu no 76º Encontro de Sturgis

Além dessas funções, a XDiavel conta com sistema de freios ABS, piloto automático e assistente antiempinadas para arrancadas. Todas as regulagens são facilmente executadas por botões no punho esquerdo e indicadas pelo painel de instrumentos em LCD.

Ducati XDiavel RSD 6 Ducati XDiavel: powercruiser customizada para festa

Banco original foi substituído por outro mais fino e no melhor estilo cruiser americano

O modelo italiano já pode ser adquirido no Brasil em pré-venda, mas só chegará às lojas em setembro: a XDiavel irá custar R$ 74.900 (Standard) e a XDiavel S, top de linha, R$ 85.900.

>>Visite a nossa loja de motos

Comentário Best Riders


nove × = 72