Ducati Monster 1200S é aprimorada

Testes

Nacionalizada, naked italiana tem agora 152 cv de potência máxima, eletrônica de última geração e passa a custar R$ 59.900

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Agora nacionalizada, Ducati Monster 1200S tem preço sugerido de R$ 59.900

Texto: Arthur Caldeira/Agência INFOMOTO
Fotos: Mario Villaescusa

Ducati aprimora Monster 1200S e reduz preço

A Ducati apresentou a Monster 1200S 2017 no Brasil com diversas melhorias e uma grande novidade: o modelo agora será montado em Manaus (AM) e estará disponível somente na esportiva versão “S”, que traz freios e suspensões de especificações superiores. A boa notícia é que o preço foi reduzido consideravelmente: caiu de R$ 73.900, quando era importada, para R$ 59.900, agora nacionalizada.

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Agora nacionalizada, Ducati Monster 1200S tem preço sugerido de R$ 59.900

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Quadro e suspensões top de linha “transmitem” ao piloto as sensações da pista. Foto: Johanes Duarte

“Além do preço mais competitivo, temos mais agilidade na reposição de peças com apenas uma versão”, revelou Fernando Filie, gerente de marketing da Ducati no Brasil. Segundo o executivo, a previsão de vendas é de 100 unidades neste ano. A Monster 1200S já pode ser encomendada em duas opções de cores: o tradicional vermelho Ducati ou um novo e elegante cinza acetinado.

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Única versão disponíveis, Monster 1200 S 2017 tem duas opções de cores

Renovada para 2017, a naked esportiva ficou mais potente: agora são 152 cv de potência máxima a 9.250 rpm, contra 147 cv da versão anterior. Além disso, ganhou tecnologia de última geração, que inclui sensor de medição inercial, freios ABS para curvas e sistema de quickshift, que permite subir ou reduzir marchas sem o uso da embreagem.

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Com sensor de medição inercial, controle de tração e ABS têm atuação mais precisa

Forte e musculosa

Visualmente a Monster 1200S não mudou muito, mas um olhar mais atento revela formas mais compactas e um novo farol com iluminação diurna de LEDs. O tanque ficou menor, com um litro a menos (16,5 l), e a rabeta foi encurtada. O monobraço traseiro foi redesenhado e, com isso, a distância entre-eixos diminuiu 26 mm. O objetivo foi tornar a naked ainda mais esportiva e ágil nas curvas – e, de quebra, reduziu o incômodo da versão anterior, na qual o calcanhar direito encostava na pedaleira da garupa.

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Monobraço traseiro foi redesenhado e agora calcanhar não encosta mais na pedaleira da garupa

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Farol tem novo desenho e iluminação diurna com LEDs

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Tanque perdeu 1 litro (agora são 16,5 l) e ficou mais compacto

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Com menor distância entre-eixos e suspensões top de linha, Monster 1200S mostra sua esportividade. Foto: Johanes Duarte

A mudança mais aparente fica por conta das novas ponteiras duplas do escapamento: com visual mais racing ajudaram a Ducati a enquadrar o motor Testastretta 11° na lei de emissão de poluentes Euro 4. Com novos corpos de aceleração ovalados, os dois cilindros em “V” a 90° (ou “L2”, como gosta a Ducati) ganharam a potência extra, uma alimentação mais precisa em baixos giros e mais 0,17 kgf.m de torque – o máximo de 12,87 kgf.m agora aparece a 7.750 rpm.

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Ponteiras de escapamento tem formato mais “racing” e motor agora atende a Euro 4 e Promot 4 – fase 2

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Motor de 1198 cc ganhou novo sistema de alimentação e agora produz 152 cv a 9250 rpm – 5 cv a mais

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Com 10kgf.m de torque já a 3.000 giros, resposta da nova Monster 1200S na saída de curva está melhor

Mas é a força em baixos e médios regimes – a 3.000 giros já há cerca de 10 kgf.m de torque – que deixou essa renovada Monster 1200S ainda mais divertida de pilotar. Nas ruas e estradas, saídas mais empolgantes e menos trocas menos de marcha. Mas, na pista do Autódromo de Interlagos, onde tivemos o primeiro contato com a naked italiana, isso resultou em uma resposta mais imediata ao acelerador. Na saída da curva do sol, engatava a quarta marcha e em um piscar de olhos a velocidade ultrapassava os 200 km/h.

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Com 10kgf.m de torque já a 3.000 giros, resposta da nova Monster 1200S na saída de curva está melhor

A pista foi ideal para testar o sistema de quickshift, herdado da superesportiva 1299 Panigale. Não é preciso acionar a embreagem ou cortar o acelerador, pode-se descer ou subir uma das seis marchas do câmbio simplesmente usando o pé. Alguns segundos a menos para quem está em um trackday e mais comodidade em uma viagem, por exemplo.

Rede de segurança

A eletrônica da Monster 1200S ganhou uma importante novidade: a IMU (Inertial Measurement Unit), a tal unidade de medição inercial que analisa a posição da moto em vários eixos e permite uma atuação mais precisa do controle de tração e dos freios ABS.

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Com eletrônica mais moderna, renovada Monster 1200S oferece mais segurança para acelerar na pista

A naked manteve os mesmos três modos de pilotagem – Urban, Touring e Sport – que ajustam de formas diferentes a resposta do motor e todos os controles eletrônicos com parâmetros de fábrica. Mas também é possível personalizar cada um deles. Confesso que, com a pista livre para acelerar, mantive no modo “Sport”, com resposta mais instantânea do acelerador e baixa intervenção da eletrônica, mas ainda assim com uma “rede de segurança” para se divertir em Interlagos.

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Painel muda de acordo com o modo de pilotagem: Urban (topo), Touring e Sport

Nas curvas, o quadro da Ducati e as suspensões Öhlins fazem jus à fama: transmitem ao piloto as sensações da pista. Os freios e suspensões também mostram seu valor. As pinças Brembo M50 com discos de 330 mm ainda são “exagerados” para o uso mais civilizado, porém adequados para a pista.

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Na dianteira, pinças monobloco Brembo M50 são um exagero. Modelo vem com ABS otimizado para curvas

Conclusão

Quando a Ducati alardeou o lançamento de uma nova Monster 1200S, ficamos com aquela pulga atrás da orelha: “mas o que mudou?”. As mudanças, embora discretas, aprimoraram a naked. A começar pelo sistema de alimentação do motor, que promete um comportamento mais dócil, principalmente em baixos giros. Mas como rodei na pista, só pude experimentar para valer mesmo a potência maior em altos giros. Entretanto, foi possível perceber a evolução nos controles eletrônicos, que permitem abusar do acelerador sem medo da “patada” do motor L2.

As melhorias ciclísticas podem ser notadas na entrada de curva: a renovada 1200S está mais arisca e “deita” com mais facilidade. Por outro lado, o ângulo de esterço do guidão ficou ainda mais limitado e o assento, apesar de ser ajustável, está 10 mm mais alto: duas características que prejudicam o uso diário da nova Monster.

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Banco foi redesenhado e vem de fábrica com capa sobre espaço da garupa

Ainda mais potente e moderna, a Monster 1200S, porém, agora está mais competitiva no segmento de nakeds esportivas. Quando chegar às concessionárias Ducati em agosto com o preço de R$ 59.900, a famosa italiana passa a ser uma opção a ser considerada perante às fortes e equipadas concorrentes, como a tecnológica BMW S 1000R (R$ 62.900), a conhecida Kawasaki Z1000 (R$ 55.900) e a inglesa Triumph Speed Triple 1050 R (R$ 60.990).

Ducati Monster 1200S 2017 - FICHA TÉCNICA

Motor Dois cilindros em “V” a 90°, quatro válvulas por cilindro, duas velas, comando desmodrômico e refrigeração líquida
Capacidade cúbica 1198,4 cm³
Diâmetro x curso 106 x 67,9 mm
Taxa de compressão 13,0:1
Potência máxima 152 cv a 9.250 rpm
Torque máximo 12,87 kgf.m a 7.750 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Treliça em tubos de aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido Öhlins de 48 mm de diâmetro com 130 mm de curso totalmente ajustável
Suspensão traseira Monobraço em alumínio com amortecedor Öhlins totalmente regulável com 149 mm de curso
Freio dianteiro Disco duplo semi-flutuante de 330 mm de diâmetro com pinças monobloco radiais Brembo de quatro pistões e ABS
Freio traseiro Disco simples de 245 mm de diâmetro com pinça de dois pistões e ABS
Pneus Pirelli Diablo Rosso III 120/70-ZR17 (diant.)/ 190/55-ZR17 (tras.)
Comprimento não disponível
Largura não disponível
Altura não disponível
Distância entre-eixos 1.485 mm
Distância do solo n.d.
Altura do assento 795 – 820 mm
Peso em ordem de marcha 211 kg
Peso a seco 185 kg
Tanque de combustível 16,5 litros
Cores Vermelha e cinza
Preço R$ 59.900

2 comments

  1. Uma moto incrível, parabéns!

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  2. Muito bom o preço. Bem que a Multistrada 1200 Enduro poderia ao menos R$ 65.000,00. A capacidade do tanque de combustível limita um pouco seu uso mas não chega a atrapalhar pequenas viagens. Dependendo da posição de pilotagem, compraria essa Monster, colocaria uma bolha e pegaria estrada. A altura do assento é muito boa. Quanto ao câmbio com quick shifter, espero que seja mais “amigável” que o da minha moto. Agora é torcer para que a Ducati expanda suas concessionárias pelo Brasil e quem sabe possa dividir o espaço nas lojas com outras marcas Premium, como a H-D, por exemplo. Parabéns à Ducati pelo lançamento.

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Comentário Best Riders


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