Diminuição das vendas deixa motos nacionais mais baratas

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O preço real de uma moto zero, isto é, o preço praticado no mercado, caiu 0,28% neste ano. Os dados foram publicados pela agência de notícias AutoInforme/Molicar, que analisa o comportamento dos preços de todas as marcas – nacionais e importadas – vendidas no Brasil.

A queda veio junto com a retração nas vendas, causada pela restrição do crédito no setor. A Honda e a Kasinski foram as únicas marcas que seguiram o caminho inverso: aumentaram os preços.

A queda no valor do restante das marcas, como foi alegado, é causada pela diminuição do número de motos vendidas. No último balanço referente ao fechamento da primeira quinzena de junho houve uma redução de 25% em emplacamentos comparado ao mesmo período do ano passado. Isto representa 21.028 unidades a menos de motos nas ruas.

A Dafra foi a que mais reduziu os preços. As motos, em média, ficaram 5,82% mais baratas de janeiro a maio. A Yamaha também teve queda de preço: 1,48% (0,54% só no mês passado). A Suzuki (0,28%) e os modelos importados (0,18%) também ficaram mais baratos este ano.

A Harley Davidson não teve variação. A única moto que teve evolução constante do número de vendas de janeiro a maio deste ano no Brasil foi a H-D Iron 883. A moto teve o impressionante aumento de 290% nas vendas em atacado e passou a ser o modelo mais comercializado pela marca americana.

Mais alguns dados:

No final de maio, o governo federal aumentou de 25% para 35% a alíquota do IPI (Imposto de Produtos Industrializados) para  motocicletas importadas com mais de 250 cilindradas. As motos fabricadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) não foram afetadas pela medida.

Conforme a assessoria da Abraciclo (associação de montadoras de motos), a importação de modelos de até 250 cm³ cresceu 1.600% de 2006 a 2011. Passou de 8 mil para 146 mil vendas no ano passado.* As informações do TOTAL da tabela são referentes a todos modelos comercializados no Brasil, não só os que constam discriminados acima.

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