Dicas para aumentar a vida útil dos pneus

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Confira dicas para aumentar o rendimento quilométrico dos seus pneus

MOTOFRETISTAS 2017 Dicas para aumentar a vida útil dos pneus

Motofretistas rodam muitos quilômetros e trocam os pneus a cada quatro, cinco meses

TEXTO: Cicero Lima / Agência INFOMOTO
FOTOS: Agência INFOMOTO e Divulgação

Pneu de moto pode rodar mais de 20.000 km. Veja como

A Metzeler apresentou nesta semana o novo pneu Roadtec Street, cuja principal novidade é a promessa de maior rendimento quilométrico, ou seja, o sonho de todo motociclista: um pneu eficiente e durável. “O rendimento quilométrico é o atributo mais desejado pelos pilotos de motos de baixa cilindrada”, afirmou Maximiliano Reginato, gerente de Vendas e Reposição da Metzeler na América Latina. O executivo lembra que os motofretistas costumam trocar os pneus de suas motos após quatro ou cinco meses de uso, em função de rodarem grandes distâncias todos os dias.

Destinado às motos de baixa cilindrada, o novo pneu da marca, que pertence à Pirelli, estará disponível em 15 medidas diferentes, com ou sem câmara. Após seis meses de testes, percorrendo mais de 150.000 km com motos Honda CG em diversos tipos de pisos e trajetos, a Metzeler afirma que o novo Roadtec Street pode rodar mais de 20.000 km antes de ser substituído. Mas isso é possível?

TIPOS PISOS 2017 Dicas para aumentar a vida útil dos pneus

Clima e tipo de piso influenciam na durabilidade dos pneus

MetzelerRoadtecStreet tras 2017 Dicas para aumentar a vida útil dos pneus

Novo Metzeler Roadtec Street está disponível em 15 medidas diferentes, com ou sem câmara

O executivo da Metzeler garante que sim, mas lembra que para chegar a tal quilometragem com o mesmo pneu é necessário respeitar as recomendações do fabricante da moto e praticar uma pilotagem racional. Exageros na aceleração e frenagem, calibragem irregular e outros vícios comprometem a durabilidade do pneu.

Veja algumas dicas para aumentar a durabilidade do pneu da sua moto.

– Na pressão

O fator primordial para a durabilidade dos pneus é a calibragem correta. Rodar com a pressão abaixo do recomendado aumenta o desgaste, diminui a eficiência – principalmente em curvas – e compromete a segurança, podendo até causar quedas.

– De olho na balança

Respeitar as limitações do fabricante em relação ao peso transportado pela moto (piloto + garupa + bagagem) também influencia na durabilidade do pneu. Lembre-se: sempre que for transportar garupa e carga é necessário calibrar o pneu com a pressão recomendada.

AOGUIDÃO CALIBRAGEM GARUPA 2017 Dicas para aumentar a vida útil dos pneus

Calibragem é fundamental para o pneu durar mais; ao levar garupa é preciso adequar a pressão

– Acelera e freia

Cada vez que o piloto acelera transfere a força do motor para o pneu traseiro. Quanto mais brusca for essa transferência, maior será o desgaste da banda de rodagem do pneu. A mesma situação ocorre ao frear ou reduzir a marcha da moto: toda vez que se aumenta o atrito com o solo a borracha é consumida. Portanto, pilotar de forma progressiva vai ajudar o seu pneu a durar mais. Nada de acelerar com tudo e derrapar a roda traseira na hora de frear. Suavidade é a palavra chave nesse caso.

– Mas que calor!

Quanto maior a temperatura do asfalto maior será o desgaste do pneu. A temperatura amolece a borracha que é consumida pelo asfalto com maior facilidade. Por isso, em regiões mais quentes o motociclista tem que tomar mais cuidado com a calibragem e o estilo de pilotagem para economizar os pneus da moto.

– Asfalto ou lixa?

Muitas vezes a durabilidade do mesmo pneu pode variar por conta do tipo de asfalto percorrido. Asfaltos mais “lisos” consomem menos o pneu, enquanto pisos mais rugosos – com pedras salientes – aceleram o desgaste. “O asfalto funciona como uma lixa” afirma Samuel Barbosa, gerente de engenharia da Pirelli.

ASFALTO 2017 Dicas para aumentar a vida útil dos pneus

Asfaltos mais rugosos desgastam mais o pneu

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