Dicas importantes sobre a Postura dos Motociclistas

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Dicas de Saúde: olá caros amigos pilotos, estamos iniciando uma nova ferramenta que irá proporcionar a vocês um conhecimento sobre seu corpo e saúde, que esta relacionada diretamente a uma melhora na pilotagem de sua moto ou carro.

Por Prof. Jackson Destro
CREF: 088715 – G/SP

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Pilotar é excelente e algumas dicas podem tornar esse prazer muito maior. Imagem: Divulgação/ Honda CBR 300R

Dicas de Saúde: Postura dos Motociclistas

No meu dia-dia tenho notado um mau posicionamento dos pilotos em suas motos. Sabia que a dor nas costas é uma das queixas mais comuns dos brasileiros? Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dos fatores que pode causar esse problema é o jeito de pilotar a moto.

Nas ruas geralmente sofremos muitos impactos ao passar nos buracos e lombadas, e o prejuízo será maior ainda se estivermos em uma má postura. Isso porque durante o trajeto, essa vibração causada, provoca impactos repetitivos na coluna. Por causa disso, o disco que fica entre as vértebras tende a desgastar e perde sua capacidade de amortecimento, provocando a dor.

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Segundo Dados da OMS, dores na coluna são uma queixa comum ao brasileiro

Dicas simples:

– Primeiro é preciso ter consciência que a coluna deve ser protegida e fortalecida com exercícios físicos, alongamentos e reeducação postural. A musculação pode trazer todos esses benefícios, pelo fato de ser uma maneira segura e sem risco de lesões, quando orientada por um profissional da área.

– Ao pilotar uma moto, seja qual for o estilo dela, o motociclista deve relaxar os ombros e sem curvar as costas.

– O abdômen deve ficar levemente contraído, procure concentrar-se e praticar esse exercício. s1000_postura Nosso Primeiro exercício para fortalecer a região do CORE.

1- De bruços, apóie os cotovelos e o antebraço no chão e deixe-os alinhados ao ombro.

2- Pontas dos pés apoiadas no chão.

3- O corpo tem que ficar ereto com contração de abdômen.

4- Nessa posição, você deve tentar ficar por 45 segundos.

5- Relaxe e faça novamente quatro repetições. flexão_1

Sobre o autor

Prof. Jackson Destro – Treinador Pessoal de Educação Física
Trabalhou como Professor de Musculação nas empresas: Academia Runner Jundiaí, Academia Nines Gym, Academia Performance, Academia Republica Fitness, Academia Villass Gym e Academia CGE.

Formação
* Educação Física – Universidade Padre Anchieta
* Pós Graduação em Medicina Esportiva e Atividade Física – Universidade Estácio de Sá. (cursando)

Cursos
*Treinamento de Musculação – Emagrecimento – (Runner Butantã) (Concluído em 2015)
*Treinamento de Musculação – Biomecânica – (Runner Butantã) (Concluído em 2015)
*Treinamento de Musculação – Funcional – (Runner Butantã) (Concluído em 2015)
*Treinamento de Força Funcional Aplicada a Terceira Idade – (Congresso Paulista de Educação Física) (Concluído em 2009)
*Obesidade e Atividade Física – (Congresso Paulista de Educação Física) (Concluído em 2008)
*Exercício Abdominal – Estratégia e Resultado – (Congresso Paulista de Educação Física) (Concluído em 2008)

jackson

20 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom!Postura e essencial em todos os momentos,especialmente para pessoas que trabalham com motocicletas.
    Parabéns ao professor que nos ensinou com tantas dicas.

  2. Excelente essa dica coluna e muito importante…cuidar pra não ter problemas … atividades físicas e fundamental…Prof°Jackson obrigada pelas informações aguardo anciosa por mais….

  3. Acho que vou gostar dessas dicas. Tenho um probleminha na coluna e minha postura não ajuda, acabo levando isso para a moto. Estou tentando me reeducar, mas não é tão fácil, principalmente porque estou sedentário.
    Meu médico disse que os meus músculos das costas estão fracos, não conseguindo suportar corretamente. Em breve voltarei a academia, irei completar com esse exercício e possivelmente outros passados.

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