Dani Pedrosa volta a vencer no MotoGP após corrida dramática e chuvosa na Malásia

1
1038

Dani Pedrosa Repsol Honda TeamFoto: Divulgação

Em uma corrida dramática marcada por chuva forte e várias quedas no Grande Prêmio de Motociclismo da Malásia, em Sepang, foi Dani Pedrosa, do Repsol Honda Team, quem conseguiu se destacar e dominar as condições climáticas para vencer à frente de Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) e Casey Stoner (Repsol Honda Team). Esta foi a primeira vitória na chuva da carreira do piloto espanhol da Honda, que agora soma 307 pontos na classificação do campeonato.

Jorge Lorenzo, líder do campeonato com 330 pontos, foi quem largou melhor para se colocar à frente de Pedrosa. Valentino Rossi (Ducati Team) fez boa largada e saltou da 11ª colocação para a quarta logo na primeira volta. Andrea Dovizoso (Monster Yamaha Tech 3), que fez uma largada ruim, se recuperou pelo pelotão e não tardou a passar Rossi para chegar ao quarto lugar e ir atrás de Casey Stoner (Repsol Honda), em terceiro.

Lorenzo, que decidiu utilizar o pneu de chuva traseiro mais macio, tinha pequena vantagem sobre Pedrosa faltando 18 voltas para  final, com este último a rodar com o traseiro mais duro. Contudo, uma volta mais tarde e Pedrosa já estava colado em Lorenzo, arquitetando a melhor maneira para dar o bote e abocanhar a primeira colocação.

Faltando 12 voltas para o final, Pedrosa continuava caçando Lorenzo. Atrás, na mesma volta, Ben Spies (Yamaha) sofreu forte queda quando ocupava o décimo lugar, terminando a corrida mais cedo. Ele foi levado para o centro médico para avaliação de lesão no ombro. Mais uma volta se passou e agora o drama era de Dovizioso, que também caiu e abandonou a corrida que continuava a ser “atacada” por forte chuva. Foi na última curva desta volta que Pedrosa passou Lorenzo e assumiu a liderança pouco depois do meio da corrida. O piloto da Honda mostrou-se desde a ultrapassagem mais confortável com a pista molhada ao estabelecer pequena vantagem.

Ao longo da prova foram várias as quedas: Crutchlow foi ao chão na última curva, seguido quase que instantaneamente por Randy de Puniet (Power Electronics Aspar REV'IT). Depois, e na mesma volta, assistiu-se ainda a Brald a perder a frente da sua Honda, assim como à desistência de Iván Silva (Avintia Blusens) por queda. As emoções estavam se tornando mais fortes na frente, com Lorenzo começando a perder vantagem para Stoner, depois de já ter cedido a liderança a Pedrosa.

A chuva continuou a cair com intensidade e, a 15 voltas do fim, Lorenzo levou um baita susto, evitando uma queda segundos antes da apresentação da Bandeira Vermelha por motivos de segurança. Após muita deliberação sobre reinício ou não da prova, as condições pioraram ainda mais e Pedrosa foi declarado o vencedor, com Lorenzo e Stoner completando o pódio. Pedrosa está agora a 23 pontos de Lorenzo, menos que uma vitória, quando faltam disputar 50 pontos nas duas últimas corridas.

Veja o resultado da corrida:
1 Dani PEDROSA
2 Jorge LORENZO
3 Casey STONER
4 Nicky HAYDEN
5 Valentino ROSSI
6 Alvaro BAUTISTA (REVI'IT)
7 Hector BARBERA
8 Aleix ESPARGARO
9 James ELLISON
10Karel ABRAHAM
11 Danilo PETRUCCI
12 Michele PIRRO
13 Andrea DOVIZIOSO
Roberto ROLFO

Não classificados:
Stefan BRADL
Cal CRUTCHLOW
Randy DE PUNIET (REVI'IT)
Ivan SILVA
Colin EDWARDS
Ben SPIES

Veja a classificação do campeonato:
1 Jorge LORENZO Yamaha ESP 330
2 Dani PEDROSA Honda ESP 307
3 Casey STONER Honda AUS 213
4 Andrea DOVIZIOSO Yamaha ITA 195
5 Alvaro BAUTISTA (REVI'IT) Honda ESP 154
6 Valentino ROSSI Ducati ITA 148
7 Cal CRUTCHLOW Yamaha GBR 135
8 Stefan BRADL Honda ALE 125
9 Nicky HAYDEN Ducati EUA 114
10 Ben SPIES Yamaha EUA 88
11 Hector BARBERA Ducati ESP 79
12 Aleix ESPARGARO ART ESP 63
13 Randy DE PUNIET (REVI'IT) ART FRA 53
14 Karel ABRAHAM Ducati CZE 43
15 Michele PIRRO FTR ITA 30
16 James ELLISON ART GBR 28
17 Yonny HERNANDEZ BQR COL 28
18 Colin EDWARDS Suter EUA 25
19 Jonathan REA Honda GBR 17
20 Danilo PETRUCCI Ioda-Suter ITA 16
21 Mattia PASINI ART ITA 13
22 Ivan SILVA BQR ESP 11
23 Toni ELIAS Ducati ESP 10
24 Katsuyuki NAKASUGA Yamaha JAP 7
25 Steve RAPP APR EUA 2
26 David SALOM BQR ESP 1

Moto2

A corrida da categoria Moto2 também foi marcada por muitas quedas devido à chuva, inclusive do brasileiro Eric Granado, que colidiu e precisou abandonar a prova após a sexta volta. Alex de Angelis, da NGM Forward Mobile Racing, conquistou sua primeira vitória na temporada de Moto2 dramática e molhada corrida do Grande Prêmio de Motociclismo da Malásia, à frente de Anthony West e Gino Rea. O piloto brasileiro segue sem somar pontos na competição.

Moto3

Na categoria Moto3Sandro Cortese, da Red Bull KTM Ajo, conquistou de maneira antecipada o título da temporada 2012 após emocionante vitória no Grande Prêmio de Motociclismo da Malásia, em Sepang, à frente de Zulfahmi Khairuddin e Jonas Folger. A corrida também entrou para história por contar com o primeiro pódio de um malaio (Khairuddin) na história da competição.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


+ oito = 9