Dafra é notícia na imprensa internacional. Smart elétrico pode ser o próximo scooter da marca

9
476

Fotos: Divulgação Dafra/ Leo Motors

O site espanhol Solomoto.es publicou neste sábado (13) uma matéria intitulada “Dafra. O desconhecido gigante brasileiro”.

Além de contar um pouco da meteórica ascensão da empresa que em 2008 se lançou no mercado de motocicletas e, hoje, com mais de 200 000 unidades vendidas por ano é a terceira maior marca do Brasil, a reportagem espanhola dá especial destaque a um futuro scooter elétrico da marca.

Depois da parceria com a taiwanesa SYM (Dafra Citycom 300i), com a indiana TVS (Dafra Apache 150) e com a chinesa Haojue (Dafra Smart 125), segundo a Solomoto, de olho no promissor mercado de motocicletas elétrica uma nova parceria, desta vez com a Leo Motors, está por vir.

Além de desenvolver os seus próprios veículos elétricos (EV´s), a empresa sul-coreana é especializada também e na fabricação de motores elétricos para substituir os de combustão interna. No caso da Dafra, o modelo escolhido para ganhar uma versão com índice zero de poluentes é o scooter Smart 125, que, assim, além da tradicional versão a gasolina seria também oferecido em uma versão elétrica.

Ainda de acordo com a fonte espanhola, a Leo Motors seria a responsável por desenvolver e adaptar o novo motor no pequeno scooter enquanto, posteriormente, a Dafra forneceria os demais componentes para a fabricação do “scooter ecológico” . Hoje, os scooters da linha Hilless, da Leo Motors, contam com um motor de 1,47 kW e atingem pouco mais de 90 km/h. A autonomia é de cerca de 125 km com uma única carga nas baterias.

Com muita tecnologia, a Leo Motors produz a sua própria linha de scooters (Hilless, acima) e ainda oferece propulsores elétricos para os mais diversos tipos de veículos

Ainda não podemos afirmar quando essa interessante opção chegaria ao mercado. Contudo, caso essa informação seja verídica, é provável que pelo menos um protótipo seja apresentado no Salão das Duas Rodas, que acontece em outubro, em São Paulo. Indagada à respeito, aguardamos um posicionamento da assessoria de imprensa da Dafra à respeito da nova parceria com a Leo Motors

Além da própria linha da marca, a empresa sediada na Coréia do Sul produz 4 motores para o mercado de scooters, motocicletas e quadriciclos. O de 3 kW (equivalente a 4 cv) e o de 4,5 kW (5,4 cv) são destinados a veículos que demandam pouca potência e que andam, no máximo, a 60 km/h. Já os motores de 7,5 kW e 15 kW (10,2 e 20,4 cv, respectivamente) podem ser usados em motocicletas que utilizam motores de combustão com até 250 cm³.

Os motores elétricos da Leo Motors para motocicletas vão de 1,47 a 15 kW

A Leo também fabrica motores automotivos de alto desempenho, o menor deles é o de 60 kW  — com potência equivalente a um propulsor de 2 500 cm³ à gasolina — para veículos de passeio e utilitários leves. Na Coréia, esse motor já foi adaptado com sucesso nos modelos Kia Picanto, Toyota RAV4 e Hyundai H-100 / Kia Bongo.

9 COMENTÁRIOS

  1. Entendo que quem compra um produto de uma empresa como a Dafra deve saber o que encontrará, pois qual a diferença de preço para uma moto da Honda? Eu prefiro um Uno (sic) a qualquer um carro chinês. E pedir pra pagar MICO.

  2. Teve um crescimento rápido por causa do preço, mas quem compra se arrepende, a marca só tem beleza, porém, o principal não tem QUALIDADE, e falo isso com propriedade, pois tenho uma kansas 2008/2009 e já tive que fazer o motor 2 vezes com menos de 60mil rodados (manutenção sempre em dia), acho que ao invés de investir tanto em propaganda deveria investir em qualidade, pois pra mim a DAFRA não vende nenhuma bicicleta. E tenho dito.

  3. Caso a notícia seja verídica, será ótimo! O único problema ainda é o alto custo de veículos elétricos… Com essa potência e autonomia, (90km/h e 125km) com certeza não custaria menos de R$ 10.000,00. Hoje em dia temos a Kasinski Prima Electra como opção, com velocidade e autonomia de motinho de brinquedo… E preço de scooter 150cc. Por enquanto, veículo elétrico só no sonho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


dois + = 4