Customização: espelhos retrovisores e guidões “dentro” da lei

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Nova resolução determina o que não é e o que é permitido modificar nos espelhos retrovisores e guidões das motos

01 2017 Customização: espelhos retrovisores e guidões “dentro” da lei

Segundo o Denatran, as novas regras para espelhos e guidão entram em vigor em 1º de setembro

TEXTO: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

Espelhos retrovisores e guidões “dentro” da lei

Mais uma vez o assunto personalização de motos voltou à tona com a portaria 159/2017 publicada no final de julho pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que trata das modificações permitidas em motocicletas. O item 60, por exemplo, esclarece que alterações em espelhos retrovisores, guidões, componentes de suspensão e assento (inclusive alteração dos pontos de fixação originais) podem ser realizadas, porém as motos deverão ter o Certificado de Segurança Veicular (CSV). A nova determinação entra em vigor a partir de 1º de setembro.

Área refletora dos espelhos

No que se refere aos espelhos retrovisores, o item de uso obrigatório deve atender aos requisitos descritos no anexo da resolução número 682/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo a norma, a área refletora não pode ser menor do que 69 cm². Nos espelhos circulares o diâmetro mínimo é de 94 mm, e nos modelos não circulares, deverá ser possível encaixar um retângulo medindo 120 mm por 200 mm. Tudo para melhorar o campo de visão do motociclista.

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Em retrovisores não circulares deverá encaixar um retângulo medindo 120 mm por 200 mm

06 2017 Customização: espelhos retrovisores e guidões “dentro” da lei

Nova regra determina que o diâmetro dos espelhos circulares não poderá ser menor que 94 mm

Largura e altura do guidão

Com relação ao guidão, a largura permitida pode variar entre 600 mm e 950 mm. Já a altura máxima está limitada ao ombro do motociclista, quando ele estiver em posição de pilotagem. Ou seja, os guidões tipo “seca-suvaco” (ape-hanger) com as manoplas na altura da cabeça do motociclista está proibido. As autoridades entendem que quanto mais alto, menor a dirigibilidade. O que pode comprometer a agilidade e causar insegurança na condução da moto.

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Agora a largura do guidão pode variar entre 600 mm e 950 mm

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No guidão “seca-suvaco”a altura máxima está limitada ao ombro do motociclista

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Com guidão alto, a “Capitão América”, pilotada por Peter Fonda no filme Sem destino, seria reprovada

No documento

“Apesar de parecer algo fora dos padrões, tais determinações visam oferecer melhores condições de segurança aos motociclistas, uma vez que respeitados os limites indicados, é possível assegurar condições de visualização daquilo que ocorre atrás do veículo, e manter a dirigibilidade da moto dentro dos padrões, no caso do guidão”, explica Renato Campestrini, gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Segundo o Denatran, tais alterações devem constar no CRV (Certificado de Registro de Veículos) e também no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) no campo “Observação” como “veículo modificado visualmente”.
Para o técnico do ONSV, Campestrini, o melhor caminho antes de qualquer alteração, adaptação, que possa implicar em interpretação dúbia, “é levar o projeto da moto a unidade do Detran de seu Estado”.

6 comments

  1. País da roubalheira e dos absurdos institucionalizados. Pagaremos quanto para regularizar a nossas motos? Só de vistoria com certeza vai mais de R$150,00, sem contar os custos com o documento!

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  2. Parabéns aos motoqueiros que usam retrovisores retráteis, retrovisores do tamanho de uma moeda, ou sabe-se lá como andam sem retrovisores. Parabéns pros v1d4 l0k4 que gostam de rebaixar a moto. Pro pessoal q pega um ferro de piscina e coloca la no lugar do guidao pq é mais maneiro. Parabéns a todos vocês que envegonham quem usa a motocicleta com um mínimo de decência.

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  3. Mas e as motos que são originais e os retrovisores não alcançam estas medidas?

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  4. O Brasil segue seu modelo de atraso em quase tudo. Aqui é impossível querer fazer coisas como fazem em países desenvolvidos como montar um Rat Hot ou uma moto customizada. A herança burocrática desse subdesenvolvimento é maldita.

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    • verdade, estou montando minha moto a 4 anos, tudo comprado com muito sacrificio e instalado e agora vem uma portaria que vai me fazer modificar de novo, sem contar que a estetica da moto ficara bem feia e padronizada…..se impotam tanto, é so fazer um estudo de quantas mortes no transito acontecem por conta de seca sovaco…..quem tem essas motos, geralmente respeitam os limites e curtem a estrada e não a velocidade ecessiva…….mas em pais que se rouba merenda de criança, pensão de idoso é bem isso mesmo!

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  5. O Brasil segue seu modelo de atraso em quase tudo. Aqui é impossível querer fazer coisas como se fazer em países desenvolvidos como montar um Rat Hot ou uma moto customizada. A herança burocrática desse subdesenvolvimento é maldita.

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Comentário Best Riders


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