BMW S 1000 XR: o melhor de dois mundos

3
189

BMW S 1000 XR: crossover alemã une a esportividade do motor quatro cilindros ao conforto das aventureiras. Versão completa chega ao Brasil.

BMW_S1000XR_pacote_completo
Versão vendida no Brasil traz pacote completo de opcionais e controles eletrônicos

Texto: Arthur Caldeira
Fotos: Mario Villaescusa
Agência Infomoto

S1000RR

BMW S 1000 XR reúne o melhor de dois mundos

Imagine uma motocicleta que ofereça a emoção de um motor quatro cilindros com 160 cavalos de potência e o conforto de uma aventureira. Na visão dos engenheiros da BMW o resultado é a S 1000 XR, que chega agora em dezembro às concessionárias da marca alemã no Brasil. Montada em Manaus (AM), a aventureira esportiva da BMW será vendida nas cores branca e vermelha em um pacote completo (full), com todos os opcionais eletrônicos e diversos acessórios já instalados.

BMW_S1000XR_crossover
Conceito crossover: visual e conforto de aventureira mas ciclística de esportiva para o asfalto

A ideia de uma aventureira esportiva ou vice-versa não é criação dos alemães. A S 1000 XR é a interpretação da BMW para o segmento, inaugurado pela Ducati com a Multistrada 1200 em 2010. As aventureiras esportivas são destinadas àqueles que buscam desempenho aliado ao conforto para longas viagens, mas preferencialmente pelo asfalto.

BMW_S1000XR_quase_esportiva
Teste foi realizado em uma pista, onde a S 1000 XR se mostrou quase uma esportiva

BMW S 1000 XR: Emoção e razão

A S 1000 XR reúne a emoção de seu motor de quatro cilindros em linha de 999 cm³ com uma ciclística mais versátil e uma posição de pilotagem confortável. O propulsor é o mesmo utilizado na versão naked, a S 1000R: oferece 160 cv de potência máxima a 11.000 rpm e torque de 11,4 kgf.m a 9.250 rpm. A eletrônica embarcada é a mais completa possível: quatro modos de pilotagem, o mais moderno controle de tração DTC, ABS Pro de última geração e suspensão eletronicamente ajustável Dynamic ESA.

BMW_S1000XR_suspensao_invertida
Suspensão invertida com ajuste eletrônico e freios com pinças radiais: esportividade e segurança
BMW_S1000XR_dezembro
BMW S 1000XR chega às concessionárias agora em dezembro nas cores vermelha (foto) e branca

O câmbio de seis marchas ainda conta com a ajuda do sistema Shift Assistant Pro, que permite subir ou reduzir as marchas sem acionar a embreagem – o único detalhe é que para descer uma marcha é preciso fechar o acelerador.
A razão aparece no quadro. Em alumínio e do tipo diamond é semelhante ao da naked, porém tem nova geometria com ângulo de cáster mais aberto e distância entre-eixos mais longa, o que proporciona melhor estabilidade em altas velocidades – ajudada pelo amortecedor de direção de série. O conjunto de suspensões oferece curso de 150 mm no garfo telescópico invertido dianteiro e 140 mm, na balança traseira monoamortecida.

BMW_S1000XR_conjunto_amortecedor
Amortecedor de direção de série destaca vocação esportiva da S 1000 XR
BMW_S1000XR_14_suspensoes
Suspensões têm bom curso para absorver imperfeições do asfalto e ajuste esportivo para curvar

Com essas mudanças, a posição de pilotagem também ficou mais racional. O guidão largo deixa o tronco ereto e as pedaleiras mais baixas não obrigam o piloto a flexionar muito os joelhos. O banco é amplo e confortável, mas a altura padrão de 840 mm deve dificultar a vida dos mais baixos – há outras duas opções: uma a 820 mm; e outra ainda mais alta a 855 mm.

BMW_S1000XR_guidao_largo
Guidão largo facilita as mudanças de direção e oferece boa posição de pilotagem
BMW_S1000XR_14_guidao
Guidão largo, pedaleiras baixas e banco amplo proporcionam posição ereta e confortável de pilotagem
BMW_S1000XR_banco_confortavel
Banco em dois níveis é amplo e confortável. Bagageiro vem de série na S 1000XR “brasileira”

O tanque de 20 litros e bolha alta, ajustável em duas posições, completam as características para fazer da S 1000 XR uma boa companheira para longas viagens.

BMW_S1000XR_conjunto_opticoo
Carenagens e conjunto óptico remetem à S 1000RR; Bolha e protetores de mão dão ar aventureiro

BMW S 1000 XR: Primeiras impressões

Além do motor, a S 1000 XR herdou a identidade visual da linha “S”, como o conjunto óptico duplo e as carenagens laterais “recortadas”. Não se trata de uma vencedora de concursos de beleza e nem a mais estranha das motos. Mas o bico protuberante reforça a sensação de que a S 1000XR está calçada com as rodas erradas: por ser uma aventureira esportiva, a BMW adotou rodas de liga-leve de 17 polegadas, calçadas com pneus 120/70 na frente e 190/55, atrás – medidas de motos esportivas.

BMW_S1000XR_15_aro_17
Com rodas aro 17, motor de 160 cv e muita eletrônica, BMW S 1000 XR une esportividade e conforto
BMW_S1000XR_rodas_menores
Rodas menores deixam a S 1000 XR ágil nas entradas de curvas. Eletrônica garante a segurança

O estranhamento acaba ao montar na moto: o banco passa uma enorme sensação de conforto, os comandos estão facilmente ao alcance das mãos e logo me senti em casa ao comando da S 1000 XR. Nem mesmo o alto banco me incomodou, já que o assento é mais estreito na parte da frente, o que facilita apoiar os pés no chão.

Quem não estava em casa era a S 1000 XR, já que o primeiro contato com o novo modelo aconteceu na pista do Haras Tuiuti, um circuito travado. Afinal, a proposta do modelo é pegar a estrada. Entretanto, as muitas curvas e as subidas e descidas da pista fizeram aflorar o lado esportivo da S 1000 XR.

As rodas menores e o bom conjunto de suspensões permitiam inclinar de uma curva para a outra com bastante facilidade e confiança. A segurança é reforçada pelo excelente pacote eletrônico: rodei todo o tempo no modo Dynamic, que permite a potência máxima, ABS em funcionamento normal, o controle de tração no limite para pneus de rua e as suspensões mais firmes. Ainda há outros três modos: Rain, que reduz a potência para 148 cv e aumenta a atuação dos controles de segurança para o uso em piso molhado; Road, para o dia-a-dia com mais intervenção dos sistemas; ou Dynamic Pro para ser utilizado com pneus slick.

BMW_S1000XR_punhos
Toda eletrônica pode ser controlada pelos punhos da S 1000 XR

Infelizmente, as condições de pilotagem esportiva na pista não permitiram avaliar o conforto e muito menos a autonomia da S 1000 XR – qualidades importantes em uma motocicleta voltada para viagens. Vocação evidenciada com os opcionais incluídos no “salgado” preço da versão brasileira: manoplas aquecidas, protetores de mão, suportes para malas laterais e top case, Cruise Control, e até preparação para GPS.

Entretanto, foi possível perceber que o motor tem fôlego de sobra para viajar com esportividade e que todo o aparato eletrônico faz da S 1000 XR uma moto muito segura: os discos duplos com pinças de fixação radial na dianteira oferecem uma mordida instantânea e mal se nota o funcionamento do ABS; e o controle de tração dinâmico só atua em casos extremos.

Como a pista era um pouco irregular, deu para notar que as suspensões absorvem bem as imperfeições, mas são acertadas para o asfalto. E os pneus Bridgestone Battlax T30 voltados para o turismo não deixam dúvidas que a S 1000 XR passa longe da terra. “Não se trata de uma moto off-road”, fez questão de frisar o gerente de pós-vendas da BMW, Marco Truzzi.

Ao final do primeiro contato com a S 1000 XR ficou claro que a BMW fez um bom trabalho em reunir o melhor de dois mundos: a esportividade de seu motor quatro cilindros com muita tecnologia embarcada a uma ciclística e a uma posição de pilotagem que convida a viajar, de preferência, pelo asfalto.

BMW_S1000XR_painel
Painel, semelhante aos outros modelos da linha “S”, é bastante completo e de fácil leitura

BMW S 1000 XR: FICHA TÉCNICA

Motor Quatro cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e refrigeração líquida
Capacidade cúbica 999 cm³
Diâmetro x curso 80,0 mm x 49,7 mm
Taxa de compressão 12,0: 1
Potência máxima 160 cv a 11.000 rpm
Torque máximo 11,4 kgf.m a 9.250 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Dupla trave superior em alumínio do tipo diamond
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido (upside-down) com 150 mm de curso – ajustável eletronicamente
Suspensão traseira Balança traseira em alumínio monomortecida com 140 mm de curso – ajustável eletronicamente
Freio dianteiro Disco duplo de 320 mm de diâmetro com pinça de fixação radial de quatro pistões com sistema ABS Pro
Freio traseiro Disco simples de 265 mm de diâmetro com pinça de dois pistões e sistema ABS Pro
Pneus 120/70-ZR 17 (diant.)/ 190/55- ZR17 (tras.)
Comprimento 2.183 mm
Largura 940 mm
Distância entre-eixos 1.548 mm
Distância do solo não disponível
Altura do assento 840 mm
Peso em ordem de marcha 228 kg
Peso a seco 206 kg
Tanque de combustível 20 litros
Cores Branca e vermelha

>>Visite a nossa loja de motos

3 COMENTÁRIOS

  1. Estou muito curioso para sentir a BMW S 1000 R. Sou motociclista que não abre mão de um 4 cilindros. Tenho uma BMW K 1300 R e uso em viagens longas por não achar uma moto com desempenho similar. Agora acho que chegou! Se houver disponibilidade da S 1000 RR e acessórios antes do Natal, possivelmente irei testá-la rumo ao Ushuaia em 11.01.2016. Caso contrário, vou com a minha adorada K 1300 R.

  2. Não gostei do conjunto ótico com 2 faróis. Poderia ser como na KTM Adventure 1190 ou como a nova V Strom 1000. A lateral da carenagem não condiz com a proposta nem o diâmetro da roda dianteira. A BMW deveria ter se inspirado na R 1200 GS e não na Ducati Multistrada 1200. As rodas deveriam ser raiadas e a lateral da carenagem menos de moto esportiva. Quanto à mecânica e à ciclística, só experimentando mas acredito que sejam excelentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


sete − = 0