BMW R 1200GS por Wunderlich: a moto 2×2 com ré!

Customizada e Conceito, house

Conceito baseado na bigtrail BMW R 1200GS, mostrado no Salão de Milão, ganha tração nas duas rodas com motor elétrico no eixo dianteiro.

tração duas rodas BMW R 1200GS por Wunderlich: a moto 2x2 com ré!

Tração nas duas rodas tem diversos benefícios, principalmente no off-road

TEXTO: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

MOTOS TRIUMPH BMW R 1200GS por Wunderlich: a moto 2x2 com ré!

Wunderlich BMW R 1200GS 2×2: a bigtrail ainda mais aventureira

Famosa entre os aventureiros, a BMW R 1200GS é uma das motos com maior vocação para longas viagens seja qual for o caminho. Mas sempre há quem enxergue uma maneira de aprimorar a renomada bigtrail. Foi esse o caso da Wunderlich, empresa alemã especialista em acessórios e peças aftermarket para as motos BMW. Com o objetivo de ampliar ainda mais as capacidades off-road da R 1200GS, a Wunderlich apresentou no Salão de Milão, o conceito batizado de “X2”.

R1200GS 1 acessorios aftermarket BMW R 1200GS por Wunderlich: a moto 2x2 com ré!

Botões sobre o tanque permitem ativar o motor elétrico para frente ou ré e o nível de atuação

A BMW R 1200GS X2 construída pela Wunderlich conta com um motor elétrico de 7,6 kW, instalado no eixo dianteiro, que transforma a bigtrail alemã em uma moto com tração nas duas rodas. “Queríamos mostrar do que somos capazes e também definir novos parâmetros com nosso conceito”, revelou o CEO da Wunderlich, Frank Hoffman.

R1200GS 1 motor elétrico BMW R 1200GS por Wunderlich: a moto 2x2 com ré!

Motor elétrico de 7,6 kW transformou a já valente bigtrail alemã em uma moto 2 x 2

Totalmente independente do conjunto motriz do boxer de 1200cc com refrigeração líquida, o motor elétrico funciona mesmo com a moto desligada: há uma pequena bateria sob o freio dianteiro que alimenta o motor e utiliza a frenagem regenerativa para ser recarregada.

R1200GS 1 botões tanque BMW R 1200GS por Wunderlich: a moto 2x2 com ré!

Botões sobre o tanque permitem ativar o motor elétrico para frente ou ré e o nível de atuação

Marcha a ré

O pequeno motor produz cerca de 10 cv de potência e pode levar a BMW R 1200GS a até 20 km/h para frente. Isso mesmo, o motor também adicionou uma marcha a ré que empurra a enorme bigtrail a até 3 km/h para trás: um excelente auxílio quando você estiver atolado em algum lugar ou estacioná-la na descida.

As vantagens da tração 2×2 já são conhecidas nas motos, principalmente no off-road. Com a roda dianteira também puxando a moto, evita-se que a frente afunde em atoleiros ou na areia. Também é possível sair com mais rapidez das curvas e evitar derrapagens. Entretanto, a complexidade de outras experiências com sistemas hidráulicos, como a Yamaha já tentou no passado, ou com engrenagens, como ainda aposta a americana Christini, faz dessa BMW da Wunderlich uma nova tentativa muito interessante. O sistema pesa cerca de 8 kg, o que exigiu adaptações no chassi da BMW, e é simples de ser operado, além de contar com uma bateria independente. Uma ideia simples, porém genial.

R1200GS 1 tração dianteira BMW R 1200GS por Wunderlich: a moto 2x2 com ré!

Tração também na roda dianteira evita que a moto “atole” em superfícies mais fofas

R1200GS estabilidade curvas BMW R 1200GS por Wunderlich: a moto 2x2 com ré!

Estabilidade nas curvas também é aprimorada no conceito X2 da Wunderlich

Ainda não há preço ou previsão de quando e se o sistema será comercializado pela empresa. Entretanto, pelo sucesso que fez, parece ser uma excelente ideia para um kit que transforma a bigtrail R 1200GS em uma moto ainda mais aventureira.

>>Visite a nossa loja de motos

Comentário Best Riders


um + 5 =